quinta-feira, 20 de julho de 2023

BomHumor S.A – Uma empresa bem humorada


 Durante um longo tempo o trabalho foi considerado um item obrigatório na vida das pessoas enquanto a diversão era algo ligada apenas ao lazer e ao tempo livre dedicado às outras áreas da vida que não a profissional.

Nos dias de hoje já é sabido e comprovado que ambientes de trabalho podem gerar altos índices de estresse e que, independentemente de suas causas, acabam levando o colaborador a sentir que o seu trabalho é, em realidade, uma fonte de sofrimento e que pode ser o responsável pelo aparecimento de doenças físicas e mentais.

Tecnologia e tudo que é tangível são apenas atores coadjuvantes no palco corporativo. Também importantes, mas cuja importância não se compara à dos atores principais.

E para que a trajetória das pessoas, e também a da empresa, siga sempre em alta, nada mais lógico do que investir em duas frentes: na saúde do ambiente de trabalho e na saúde das pessoas.

Talvez por isso, os gestores já acordaram para o fato que colaborador é...

 GENTE, PESSOA:

  • gente que pensa, 
  • gente que faz, 
  • que ri, 
  • que chora, 
  • que produz, 
  • que vende, 
  • que inova, 
  • que faz a empresa crescer e ter lucro, 
  • gente que constrói o sucesso da corporação... 
GENTE, PESSOAS! E, para mais, também já se conscientizaram que cada colaborador é:

  •  um indivíduo, 
  • indivisível, 
  • único, 
  • que possui corpo, 
  • mente e 
  • alma.

Gestores que possuem plena consciência deste fato farão o possível e o impossível para transformar o local de trabalho no segundo lar do colaborador. 

Um ambiente onde sua felicidade e sua motivação constantes se transformam em produtividade e lucro e onde todos ganham.

Isto inclui vários itens, sendo alguns deles o mobiliário, a iluminação, sistemas antirruído, adaptações para colaboradores portadores de necessidades especiais, etc. 

Além disso, o ambiente deve propiciar uma relação entre todos os colaboradores baseada na confiança, no respeito, na empatia, no perdão e na transparência.

Tudo isso torna o ambiente:

  •  mais harmônico, 
  • mais equilibrado,
  •  mais leve,
  •  mais saudável,
  •  mais criativo, 
  • mais solidário,
  •  mais descontraído, e
  • sem dúvida, 
Deixará as pessoas mais engajadas, mais comprometidas, mais produtivas e mais felizes. 



A pessoa aumenta sua autoestima, sente-se mais reconhecida, mais valorizada e, na manhã de uma segunda-feira, certamente irá exclamar:

- Oba! Vou trabalhar! 

Em vez de:

 - Tenho que ir trabalhar.

Foi-se a época onde ambientes que mantinham colaboradores estressados apresentavam alta produtividade.

Empresas que possuem um ambiente e um rol de ações focadas em qualidade de vida.

Compreendida de uma forma holística – geram motivação extra, a qual se tornará uma mola propulsora para o sucesso da corporação

São empresas com esta visão que acabam entrando no rol das melhores para se trabalhar.

Uma ação que certamente contribui para um ambiente de trabalho saudável é a prática do bom humor e do riso, embora mantê-los em ambientes desagradáveis pode ser mais um desafio a ser vencido.

Uma pesquisa realizada por Marco Sampietro, da Universidade de Bocconi (Milão, Itália) com 1860 colaboradores da Itália, Grã-Bretanha, França, Rússia, Alemanha, Estados Unidos e Japão, mostrou que 98% deles usam o bom humor no trabalho e 99% o apreciam.

Afirma o autor que “líderes bem humorados fazem seus liderados rir, e assim conseguem fortalecer sua imagem e exercer a liderança de forma eficaz. Ambientes que permitem e facilitam o humor entre as pessoas são ambientes mais sadios e com índices diminuídos de estresse”.

Entretanto, o autor também lembra que “o bom humor pode diminuir a percepção de riscos e, quando a situação for mais crítica, é melhor deixá-lo de lado”.

E que vantagens a prática do riso e do bom humor traz para o ambiente de trabalho? 

Inúmeras pesquisas têm demonstrado que ambientes bem-humorados apresentam muitas vantagens.

 Algumas delas são:

  • - propicia melhoria nas relações interpessoais;
  • - aumenta a união dos componentes da equipe, facilitando o trabalho em grupo;
  • - propicia decisões mais criativas;
  • - eleva a solidariedade entre os colaboradores;
  • - maior facilidade na resolução e diminuição de conflitos;
  • - favorece uma maior fluência de idéias;
  • - estimula a criatividade;
  • - eleva a produtividade;
  • - melhora a atenção e a concentração;
  • - favorece o aprendizado;
  • - maior disposição para enfrentar os desafios;
  • - diminui o estresse, a tensão e a ansiedade;
  • - diminui a fadiga;
  • - aumenta a motivação;
  • - eleva o índice de satisfação no trabalho;
  • - desenvolve a resiliência;
  • - favorece o crescimento pessoal;
  • - aumenta a auto-estima.

Talvez o maior desafio esteja em estabelecer o limite entre o bom humor e a falta de bom senso.

Uma piada, um trocadilho, um comentário engraçado, uma brincadeira, feitos na hora certa certamente produzirão o riso e a descontração.

 Entretanto, quando ocorre o mesmo em momentos inoportunos ou com a pessoa errada, certamente isto poderá “queimar o filme” do interlocutor.

Saber estabelecer este limite é a grande “sacada” dos ambientes bem humorados.

São nestes ambientes onde se encontram os colaboradores mais felizes, independentemente do cargo ou da função ocupados.

Sem dúvida alguma, a prática do bom humor é característica de empresas saudáveis.

E a sua, ou onde você trabalha, é uma empresa saudável?

Copiado: https://www.linkedin.com/in/luizfava/

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