Você já se imaginou colhendo os frutos da implementação da gamificação nas empresas?
Aliás, você tem ideia de tudo o que sua organização pode ganhar por meio da gamificação empresarial?
Pesquisas mostram que o mercado da gamificação —
cujo conceito passa pela utilização de elementos dos games em diferentes
setores, incluindo os corporativos — cresce exponencialmente no mundo. A
projeção é que seu valor de mercado salte de US$9.1 bilhões em 2020 para
US$30,7 bilhões até 2025. Isso representaria uma taxa anual de crescimento
próxima dos 28%.
Se você ainda não sabe ao certo como
pode implementar a gamificação nas empresas, não se preocupe. Falaremos sobre
isto ao longo deste artigo.
1. O que é
gamificação?
O termo gamificação é a adaptação de
gamification, em inglês. O conceito foi originalmente criado pelo programador e
designer de jogos britânico, Nick Pelling, em 2002, e trata da prática de
utilização de conceitos relacionados ao universo dos jogos (games, em inglês),
em diferentes setores, como vendas, marketing, relações sociais, saúde,
educação, etc.
Embora o termo tenha sido
oficializado em 2002/2003, a prática da gamificação já era utilizada antes
disso de forma intuitiva por empresas e instituições de ensino que buscavam
caminhos para potencializar seus resultados. Busque na memória, por exemplo, as
gincanas escolares das quais participou. São um exemplo de gamificação. Os
programas de pontos dos cartões de crédito também.
Elementos básicos
da gamificação
Para que uma prática corporativa seja
configurada como gamificação, é necessário que ela cumpra alguns requisitos. A
seguir, listamos os elementos básicos que devem fazer parte de todos os jogos
de gamificação desenvolvidos nas empresas.
1. Convite à
participação
A participação dos
colaboradores nas atividades corporativas, tal qual em um jogo de lazer, deve
ser voluntária.
A ideia é que os
estímulos propostos pela atividade (regras, dinâmica de funcionamento, reconhecimentos
etc) façam com que o colaborador convidado sinta vontade de integrar o momento.
2. Regras
Assim como em qualquer jogo, a
atividade gamificada deve se manter alinhada às diretrizes e políticas da
empresa. Para isso, é importante estipular um conjunto de regras e orientações
para a realização da atividade, assegurando que os colaboradores envolvidos
sigam as normas estabelecidas para avançar as etapas.
O que as regras do seu jogo
corporativo devem ensinar?
- o
que é preciso fazer para avançar etapas;
- prêmio
para cada etapa avançada;
- objetivo
final do jogo;
- modalidade
de jogo (individual, em duplas ou times);
- o
que não é permitido;
- atitudes
eliminatórias;
- sistema de pontuação; etc.
3. Metas
Atribuir metas à sua atividade de
gamificação nas empresas é uma forma estratégica e leve de estimular a alta performance do time.
Busque caminhos para sincronizar as
metas corporativas com os objetivos do jogo e torne o trabalho muito mais produtivo e motivador.
Exemplos de metas possíveis na
realidade (e nos jogos):
- aumentar
o volume de vendas em X%;
- reduzir
o tempo de resposta aos tickets de suporte em X
minutos.
4. Feedback
Para que funcione como uma ferramenta
de gestão, a gamificação nas empresas precisa caminhar em paralelo com o feedback. Afinal, as equipes precisam entender por que
não atingiram as metas ou por que não avançaram para a fase seguinte.
Sempre que possível, o retorno
atrelado à gamificação deve acontecer em tempo real, apontando aos times se as
ações realizadas ao longo de cada fase ou desafio foram positivas (alinhadas às
expectativas da empresa ou inovadoras) ou se não cumprem os requisitos pré-determinados
pela organização da dinâmica.
5. Recompensa
Por fim, é importante que, ao colocar
a gamificação nas empresas em prática, a equipe de composição reflita sobre a
melhor forma de recompensa para os envolvidos.
A recompensa, neste caso, pode vir de
diferentes formas: bônus, folgas, brindes, bottons, convites para eventos etc.
O importante é mostrar que a empresa acompanha e valoriza os esforços dos
colaboradores para superar os desafios propostos.
Por que usar
gamificação nas empresas?
Investir em gamificação empresarial
pode trazer diversos benefícios às empresas e aos colaboradores. Se você ainda
não tem clareza sobre cada um deles, é hora de conhecê-los.
Para os times
Foco
Uma atividade gamificada estimula a
concentração das equipes e ajuda a priorizar tarefas em meio às rotinas cada
vez mais dinâmicas e atribuladas.
Motivação
Estimular a motivação nos colaboradores é um grande desafio
para as empresas, sobretudo para aquelas cujo core business está no
departamento comercial. É bastante comum que os membros das equipes se sintam
sobrecarregados, desestimulados e desengajados pelo excesso de demandas e a
dificuldade de organização do dia a dia.
A gamificação é um caminho efetivo para conduzir esta organização e, de quebra, dar um motivo a mais para o esforço no desempenho de cada tarefa.
Colaboração
Utilizar a gamificação nas empresas
como estratégia para estimular o trabalho em equipe pode ser uma boa ideia.
Especialmente se sua empresa tem episódios de desentendimento entre as equipes
ou se os setores não se veem como partes de um mesmo organismo (algo bastante
comum quando pensamos em força de vendas, por exemplo), vale o exercício de
construir equipes mescladas (com membros de times e setores diferentes) e
estimular a colaboração de todos.
Competição saudável
Por outro lado, se o seu objetivo é
despertar nos colaboradores a desejada “gana” pelo trabalho, uma competição
saudável pode ser a melhor alternativa.
Ranquear o desempenho nas atividades,
oferecer recompensas simbólicas às melhores performances e, claro, estimular o
diálogo contributivo para auxiliar aqueles que não se saíram bem são alguns dos
benefícios de dar esta característica à atividade.
Senso de urgência e prioridade
As atividades do gamification podem
ser formuladas de acordo com as demandas da empresa. Tarefas com tempo marcado
ou com inúmeros desafios simultâneos podem ajudar a estimular o senso de
urgência e prioridade nas equipes.
Para os negócios
É claro que, com tantos benefícios
para os times, a prática da gamificação nas empresas também seria positiva para
as organizações, não é mesmo? A seguir, você confere uma lista de vantagens de
apostar nesta ferramenta nos ambientes de trabalho.
- Mais produtividade para o time
- Estímulo
às relações sociais e à integração de equipes;
- Tomadas
de decisão mais seguras;
- Mais
organização;
- Domínio
sobre as demandas e a rotina de trabalho;
- Diálogo
aberto entre as equipes;
- Maior
entendimento sobre o propósito do negócio;
- Cumprimento
de metas;
- Estímulo
à criação de times de alta performance
Como implantar a
gamificação nas empresas?
A implementação da gamificação nas
empresas, como todo projeto corporativo, deve ser segmentada em etapas, as
quais descrevemos brevemente a seguir.
- Faça
um levantamento de necessidades: ajuda a compreender qual o estilo de
jogo e as regras que serão levadas em conta;
- Defina
o objetivo do jogo;
- Componha
o time de elaboração: ter uma equipe multidisciplinar na construção das fases e
etapas do jogo pode ajudar na criação de desafios mais criativos e
inovadores;
- Faça
testes com um grupo focal: para avaliar o funcionamento das regras,
a fluidez das etapas e o cumprimento dos desafios;
- Realize
ajustes e coleta de feedbacks;
- Hora
do lançamento e comunicação do jogo: é importante que todos os
convidados entendam qual o objetivo da atividade e por que foram incluídos
no projeto. Ter clareza sobre a importância da participação aumenta o
engajamento e estimula o espírito competitivo;
- Mensure
os resultados: crie metas e avalie a experiência com a ajuda da equipe de execução
e de uma amostra dos participantes.
Exemplos de gamificação
nas empresas
E aí, pronto para colocar a
gamificação em prática na sua empresa? Aqui vão alguns exemplos para te
inspirar.
Gamificação em
vendas
O setor de vendas se beneficia
amplamente de uma estratégia de gamificação.
Além de trabalhar os aspectos pontuados
no tópico anterior, jogos comerciais estimulam o atingimento de metas e o
conhecimento da jornada de compra das equipes de venda.
Não à toa, de acordo com o
portal Finances, a taxa de conversão em empresas que
usam gamificação em vendas é até 7 vezes maior
do que naquelas que não usam.
Gamificação em
treinamentos
De acordo com uma pesquisa realizada
pela Talent LMS, em 2019, 83% dos colaboradores
que participam de treinamentos com a metodologia da gamificação são mais
motivados no trabalho.
Além disso, substituir práticas
rotineiras e cansativas (como as longas apresentações de slides) de
treinamentos por jogos ágeis e dinâmicos ajuda na assimilação do conteúdo
transmitido.
Gamificação em processos
seletivos
Selecionar e receber novos
colaboradores com a ajuda da gamificação é uma forma de reforçar a identidade
da empresa e surpreender os candidatos com processos que fogem do tradicional
padrão de entrevistas e avaliações.
Elaborar um jogo com as características da empresa e testar a “compatibilidade” dos candidatos pode ser uma boa ideia, bem como receber novos colaboradores com um boardgame que o leve até a área em que irá trabalhar, passando por todos os setores de apoio e as informações essenciais atreladas a eles.
Empresas que usam a
gamificação — e seus resultados
Conheça algumas empresas globalmente
reconhecidas e que utilizam a gamificação como estratégia de captação e fidelização de clientes, no âmbito
externo, e engajamento e motivação de colaboradores, no âmbito interno.
- De
acordo com a Scavify, a rede geossocial Foursquare, ao
incorporar a gamificação em seu aplicativo móvel, cresceu 10 vezes
em cinco anos;
- O Duolingo, que
aproveita a gamificação no ensino de idiomas para usuários gratuitamente
via celular, aumentou sua base de usuários para mais de 300
milhões (Citrusbits, 2020).
- As
operações gamificadas da Microsoft levaram a 3,5 vezes mais
funcionários engajados que usaram informações atualizadas do produto para
vender (Datanyze, 2020).
- A
M&M’s criou um aplicativo de jogos que ajudou a marca a acumular 25.000
novas curtidas no Facebook e 6.000 compartilhamentos (Gamify, 2021).
- Após
a implantação do aplicativo Starbucks Rewards, a Starbucks registrou
um aumento de receita de US$ 2,65 bilhões, enquanto seu programa
de associação atraiu 25% mais clientes fiéis (Gamify, 2021).
Transforme as
lições do game em práticas de rotina com a ajuda da tecnologia
Autonomia, tomadas de decisão mais
seguras, cooperação, alta performance. E se fosse possível turbinar ainda mais
as características desenvolvidas com a ajuda da gamificação nas empresas?
Com a ajuda da tecnologia, é
possível. Um bom CRM de vendas, por exemplo, estimula a ideia de
integração entre equipes e fornece aos agentes todas as informações necessárias
para embasar suas tomadas de decisão e enriquecer a base de conhecimento da
força de vendas.
Dessa forma, as decisões são tomadas
de forma segura e a gestão de tickets e demandas acontece com fluidez e
organização.
Copiado: https://www.zendesk.com.br/
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