terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Marketing Orgânico: o que é e 4 estratégias para potencializá-lo

 


Dentre os termos do marketing digital, um dos mais comentados é o tráfego orgânico. 

Entenda o que é o marketing voltado para o tráfego orgânico e como potencializá-lo para o seu negócio!

Expressão que nasceu dos princípios das Relações Públicas, o marketing orgânico foi popularizado pelo marketing digital e pelas redes sociais

O marketing orgânico é uma estratégia muito importante para garantir visibilidade para a empresa, independente de investimentos em publicidade. 

O tráfego orgânico, principal objetivo desta estratégia, é um sinônimo de visibilidade na internet, além de reputação em seu ramo de atuação, gerando oportunidades de negócios e prospectando novos clientes

O que é o marketing orgânico?

O tráfego, termo tão usado no marketing digital, significa a quantidade de pessoas que irão visualizar sua página, seja site ou redes sociais. 

Já o tráfego orgânico diz respeito às pessoas que chegam naturalmente à sua página, sem nenhum tipo de investimento em propagandas e publicidade. 

O marketing orgânico reúne as ações que são realizadas com o objetivo de conquistar visualizações orgânicas, para proporcionar boas experiências e conexão com os leitores de um site ou conteúdo.

Esse tipo de marketing é uma ação constante, que visa trazer clientes para a marca de forma natural com o tempo. 

Essa estratégia também vai contribuir para a reputação da empresa e o relacionamento com seus consumidores, além de contribuir para o melhor ranqueamento do site nos mecanismos de busca.

O tráfego orgânico poderá servir como potencializador para o tráfego pago. Não adianta investir em tráfego pago se a sua marca não tem uma base orgânica, seja em websites ou em redes sociais. 

Conquistar tráfego orgânico traz credibilidade, respeito pela história e personalidade da marca, além de reputação mediante seus concorrentes e o mercado como um todo.

Como potencializar o tráfego orgânico no meu site?

Não é só criar conteúdo e esperar que seja visualizado. 

Para gerar tráfego orgânico em seu site, existe uma série de estratégias que podem ser feitas para aumentar o potencial de seu conteúdo.

1. Faça um planejamento das palavras-chave utilizadas no site e em seu conteúdo

Existem duas formas de ser encontrado de forma orgânica: ter sua página ou conteúdo compartilhado por pessoas nas redes sociais ou ser encontrado pelos mecanismos de busca, como o Google.

Quando se fala em tráfego orgânico, a maioria das pessoas pensa logo no Google, pois sua empresa poderá ser encontrada por pessoas que realmente estão buscando pelo seu serviço ou produto. 

Por isso, planejar as palavras-chave que serão usadas em seu conteúdo ou site pode ser o primeiro passo para conquistar mais tráfego orgânico. 

Basicamente, pense como seus clientes irão te procurar, e insira estas palavras-chave de forma estratégica em seu conteúdo.

2. Compartilhe conteúdo de qualidade

Uma das melhores formas de conquistar tráfego orgânico é compartilhar conteúdo relevante para seu público-alvo, para gerar autoridade, credibilidade e atrair potenciais clientes.

Por exemplo, se a sua empresa oferece serviços de seguros, compartilhe conteúdos interessantes, informativos e que farão a diferença na hora do potencial cliente fechar contrato com você. 

Informe os diferentes tipos de cobertura de seguros, sendo realista e sem fazer nenhuma publicidade específica para seus serviços. 

Os usuários, ao buscar por seguros, irão encontrar seu conteúdo informativo que mostra de forma clara e sincera qual o melhor pacote de seguros para suas necessidades e ficarão mais confiantes em fechar negócio com sua empresa.

3. Tenha um site responsivo

O site responsivo é aquele no qual a estrutura é adaptável e legível em todos os dispositivos, seja em computadores e notebooks, tablets e smartphones. 

Ter um site que funciona corretamente, de forma rápida e com usabilidade fácil pode ser essencial na busca pelo tráfego orgânico. 

Hoje, muitas pessoas utilizam a internet somente pelo celular, enquanto outras variam entre dispositivos. 

É necessário estar pronto para receber visitantes que estão utilizando qualquer tipo de dispositivo para atrair mais leitores, além de obter uma avaliação melhor do algoritmo do Google, contribuindo para um melhor ranqueamento.

4. Faça uma estratégia de link building

link building é uma troca de informações entre sites, com o objetivo de gerar mais acessos para os links envolvidos. 

O link building pode conter links externos, para sites parceiros ou relevantes ao assunto, ou links internos, para outras páginas dentro de seu próprio conteúdo.

A linkagem interna faz com que o usuário permaneça mais tempo dentro de seu site, fazendo com que seu site seja mais relevante para os mecanismos de busca. 

Já a linkagem externa é realizada de forma que os dois sites ganhem acesso orgânico, sendo o “guest post” nos blogs das empresas uma das estratégias mais utilizadas no marketing orgânico.


Basicamente, a empresa concede um conteúdo de qualidade para ser compartilhado em um outro blog, geralmente que receba mais acessos, para que o tráfego desta página venha para o autor do post. 

É uma estratégia que rende resultados para ambas as partes.

Gostou de saber mais sobre tráfego orgânico? 

Aplique estas dicas e comece a coletar os resultados positivos desse tipo de marketing.

 Copiado: https://blog.lahar.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário