As companhias precisam decidir um caminho para seguir, ou seja, mostrar que possuem um direcionamento para atingir resultados e consolidar uma imagem de prestígio no mercado. Para isso se tornar uma realidade, uma ação necessária é apostar na filosofia empresarial.
Um dos principais motivos é que uma organização deve ser reconhecida pela mentalidade que adota.
E isso deve
envolver diversos aspectos, como a gestão de processos internos,
o relacionamento com os clientes, a política de preços, a responsabilidade
socioambiental, entre outras.
Neste artigo, vamos apresentar alguns
fatores que mostram como é crucial para uma corporação seguir um pensamento
coerente em todas as áreas de atuação.
O
que é filosofia empresarial?
É possível defini-la como o
impacto da cultura organizacional em todos os segmentos do negócio. A
partir de uma mentalidade estabelecida, uma marca atua no mercado se baseando
principalmente nos conceitos de missão e visão corporativos.
A filosofia empresarial ainda
inclui o plano operacional, que se caracteriza por seguir os
objetivos gerais e ratificar a finalidade de cada um deles. Além disso,
envolve os valores considerados imprescindíveis para uma
instituição se relacionar com todos os segmentos do público-alvo.
A partir de uma filosofia corporativa
sólida, é viável orientar os funcionários com mais clareza e aperfeiçoar
a tomada de decisões. E com
esses processos sendo realizados de maneira mais eficiente, a marca também tem
mais condições de se fortalecer e superar expectativas.
Para tudo isso acontecer, é muito
importante que os funcionários incorporem os valores, a missão e a
visão de futuro do negócio — essa postura é indispensável para seguir
uma linha de trabalho coerente e voltada para a melhoria contínua e o foco em
resultados.
Como
definir uma filosofia para sua empresa?
A construção de uma mentalidade
corporativa forte é um trabalho permanente, pois abrange o engajamento dos
funcionários. E para isso é necessário que a missão, a visão e os
valores estejam muito bem definidos e claros para os
funcionários e demais stakeholders (partes interessadas).
Um passo relevante para definir a
filosofia empresarial consiste em elaborar a missão, responsável por
definir os motivos que justificam a existência da organização no momento.
Os gestores, empregados e consumidores devem ter ciência dos aspectos que
explicam as razões de uma marca estar atuando, pois isso cria mais proximidade —
fator imprescindível para fortalecer a imagem institucional.
Além disso, é muito importante que a
companhia tenha uma visão de futuro, ou seja, a dimensão de que patamar
pretende atingir nos próximos anos. Dessa maneira, as lideranças e os
funcionários têm um entendimento maior de como a empresa quer se posicionar
perante o mercado e a sociedade em médio e longo prazos.
Outro ponto vital para construir a
filosofia empresarial consiste na adoção de valores, ou seja, de
condutas que todos os empregados, independentemente do nível hierárquico, devem
seguir para a marca ser reconhecida de forma positiva.
Por exemplo, uma organização pode incorporar no ambiente de trabalho, e no relacionamento com os fornecedores e clientes, práticas que se baseiam em pilares como: ética, respeito, foco em resultados, inovação, atuação em equipe, melhoria contínua, entre outros.
Quais
as vantagens de ter uma filosofia na organização?
Alinhamento
Muitas companhias contam com recursos
tecnológicos de ponta e funcionários extremamente qualificados, mas não
conseguem um desempenho notável. Um dos motivos é que o alinhamento
entre gestores e funcionários não está ocorrendo de forma eficiente.
A partir do momento em que a filosofia
empresarial se torna mais nítida para todos, há mais condições para
todos compreenderem o seu papel na instituição e contribuírem de forma
significativa no alcance de metas.
Engajamento
Se as equipes estão devidamente alinhadas,
a corporação encontra o cenário perfeito para todos estarem engajados
com os objetivos empresariais. Desta maneira, os funcionários trabalham
mais motivados, porque estão identificados com os princípios adotados pela
marca.
Ter orgulho de representar uma empresa
é algo que torna qualquer funcionário mais envolvido com o trabalho. E isso,
sem dúvida, ele proporciona mais rendimento, o que é fundamental para
aperfeiçoar os serviços e cativar os consumidores.
Comunicação
mais eficiente
Para uma filosofia empresarial estar presente no dia a dia de todos os colaboradores, é imprescindível que a comunicação seja feita de acordo com as melhores práticas do mundo corporativo. Em outras palavras, todos os funcionários devem ser informados de como a companhia pretende atuar durante um determinado período (mês, trimestre, semestre, etc).
A diretoria, os gerentes e os demais
colaboradores devem se comunicar de maneira clara e transparente. Isto deve
fazer parte da rotina da instituição pois é o melhor caminho para evitar
problemas que afetem o andamento de projetos e o clima organizacional.
Foco
em resultados
Um bom alinhamento, uma equipe engajada e uma
comunicação de qualidade são fatores que contribuem para uma marca se destacar
perante o público-alvo e a concorrência.
Com uma filosofia empresarial
devidamente assimilada e compartilhada pelas lideranças e colaboradores, também
é possível apresentar um maior foco em resultados. Isso é crucial
para todos os segmentos de uma companhia estarem mais determinados em bater
metas.
À medida que os funcionários estão mais
envolvidos com os objetivos da corporação, maior será a produtividade e
as chances de consolidar um ambiente de trabalho saudável para todos.
Copiado: https://scopi.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário