segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Filosofia da Organização: saiba como definir a da sua empresa


As companhias precisam decidir um caminho para seguir, ou seja, mostrar que possuem um direcionamento para atingir resultados e consolidar uma imagem de prestígio no mercado. Para isso se tornar uma realidade, uma ação necessária é apostar na filosofia empresarial.

Um dos principais motivos é que uma organização deve ser reconhecida pela mentalidade que adota. 

E isso deve envolver diversos aspectos, como a gestão de processos internos, o relacionamento com os clientes, a política de preços, a responsabilidade socioambiental, entre outras. 

Neste artigo, vamos apresentar alguns fatores que mostram como é crucial para uma corporação seguir um pensamento coerente em todas as áreas de atuação.

O que é filosofia empresarial?

É possível defini-la como o impacto da cultura organizacional em todos os segmentos do negócio. A partir de uma mentalidade estabelecida, uma marca atua no mercado se baseando principalmente nos conceitos de missão e visão corporativos. 

filosofia empresarial ainda inclui o plano operacional, que se caracteriza por seguir os objetivos gerais e ratificar a finalidade de cada um deles. Além disso, envolve os valores considerados imprescindíveis para uma instituição se relacionar com todos os segmentos do público-alvo

A partir de uma filosofia corporativa sólida, é viável orientar os funcionários com mais clareza e aperfeiçoar a tomada de decisões. E com esses processos sendo realizados de maneira mais eficiente, a marca também tem mais condições de se fortalecer e superar expectativas. 

Para tudo isso acontecer, é muito importante que os funcionários incorporem os valores, a missão e a visão de futuro do negócio — essa postura é indispensável para seguir uma linha de trabalho coerente e voltada para a melhoria contínua e o foco em resultados. 

Como definir uma filosofia para sua empresa?

A construção de uma mentalidade corporativa forte é um trabalho permanente, pois abrange o engajamento dos funcionários. E para isso é necessário que a missão, a visão e os valores estejam muito bem definidos e claros para os funcionários e demais stakeholders (partes interessadas).

Um passo relevante para definir a filosofia empresarial consiste em elaborar a missão, responsável por definir os motivos que justificam a existência da organização no momento. Os gestores, empregados e consumidores devem ter ciência dos aspectos que explicam as razões de uma marca estar atuando, pois isso cria mais proximidade — fator imprescindível para fortalecer a imagem institucional. 

Além disso, é muito importante que a companhia tenha uma visão de futuro, ou seja, a dimensão de que patamar pretende atingir nos próximos anos. Dessa maneira, as lideranças e os funcionários têm um entendimento maior de como a empresa quer se posicionar perante o mercado e a sociedade em médio e longo prazos.  

Outro ponto vital para construir a filosofia empresarial consiste na adoção de valores, ou seja, de condutas que todos os empregados, independentemente do nível hierárquico, devem seguir para a marca ser reconhecida de forma positiva. 

Por exemplo, uma organização pode incorporar no ambiente de trabalho, e no relacionamento com os fornecedores e clientes, práticas que se baseiam em pilares como: ética, respeito, foco em resultados, inovação, atuação em equipe, melhoria contínua, entre outros.  

Quais as vantagens de ter uma filosofia na organização?

Alinhamento

Muitas companhias contam com recursos tecnológicos de ponta e funcionários extremamente qualificados, mas não conseguem um desempenho notável. Um dos motivos é que o alinhamento entre gestores e funcionários não está ocorrendo de forma eficiente.

A partir do momento em que a filosofia empresarial se torna mais nítida para todos, há mais condições para todos compreenderem o seu papel na instituição e contribuírem de forma significativa no alcance de metas.

Engajamento 

Se as equipes estão devidamente alinhadas, a corporação encontra o cenário perfeito para todos estarem engajados com os objetivos empresariais. Desta maneira, os funcionários trabalham mais motivados, porque estão identificados com os princípios adotados pela marca.

Ter orgulho de representar uma empresa é algo que torna qualquer funcionário mais envolvido com o trabalho. E isso, sem dúvida, ele proporciona mais rendimento, o que é fundamental para aperfeiçoar os serviços e cativar os consumidores

Comunicação mais eficiente

Para uma filosofia empresarial estar presente no dia a dia de todos os colaboradores, é imprescindível que a comunicação seja feita de acordo com as melhores práticas do mundo corporativo. Em outras palavras, todos os funcionários devem ser informados de como a companhia pretende atuar durante um determinado período (mês, trimestre, semestre, etc).

A diretoria, os gerentes e os demais colaboradores devem se comunicar de maneira clara e transparente. Isto deve fazer parte da rotina da instituição pois é o melhor caminho para evitar problemas que afetem o andamento de projetos e o clima organizacional. 

Foco em resultados

Um bom alinhamento, uma equipe engajada e uma comunicação de qualidade são fatores que contribuem para uma marca se destacar perante o público-alvo e a concorrência.

Com uma filosofia empresarial devidamente assimilada e compartilhada pelas lideranças e colaboradores, também é possível apresentar um maior foco em resultados. Isso é crucial para todos os segmentos de uma companhia estarem mais determinados em bater metas.

À medida que os funcionários estão mais envolvidos com os objetivos da corporação, maior será a produtividade e as chances de consolidar um ambiente de trabalho saudável para todos. 

Copiado: https://scopi.com.br/



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