quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Como tornar-se mais RESILIENTE ?


No dicionário tem-se que alguns sinônimos de resiliência são: 

  • recuperação, 
  • superação, 
  • invulnerável, 
  • resistente, 
  • forte, 
  • firme, 
  • estoico, 
  • inatacável, 
  • elástico, 
  • flexível, 
  • dobrável, 
  • maleável.

No Wikipédia tem-se que a resiliência é a capacidade do indivíduo de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas ou de fontes significativas de estresse.

Algumas dicas para você se tornar mais resiliente são:
  • Conecte-se com as pessoas – construir relações positivas e fortes com pessoas queridas e amigos te ajuda em tempos desafiadores.
  • Faça cada dia valer a pena – realizar tarefas que te tragam um senso de realização e propósito.
  • Ter metas claras e atingíveis ajuda a olhar para o futuro com significado.
  • Aprenda com as experiências – lembrar de quais estratégias você usou para lidar com os desafios no passado.
  • Mantenha-se esperançoso(a) – Não podemos mudar o passado, mas podemos olhar para o futuro com aceitação e consciência. Isto reduz a ansiedade e melhora nossa capacidade de adaptação.
  • Cuide de você – dê atenção aos seus sentimentos e necessidades. Tenha uma rotina saudável de atividade física, sono, meditação e alimentação.
  • Seja proativo(a) – não ignore os problemas. Pense em como pode equacioná-los, trace um plano e vá para a ação.
EXPERIÊNCIAS DO OCTAVIO

Eu me considero alguém resiliente.

Procuro manter um padrão de pensamentos que me empodera, energiza e fortalece. 

Diante de desafios, adversidades e obstáculos, foco no que eu controlo com a certeza de que as melhores respostas serão acessadas apenas se eu estiver sereno e em contato comigo mesmo. 

Encaro os problemas e restrições como presentes que foram colocados no meu caminho para eu aprender algo que ainda não sei.

ALGUMAS PERGUNTAS PARA FOMENTAR A SUA REFLEXÃO
  • Você confia em você?
  • Você fica se comparando com os outros?
  • Como você preserva o seu nível de energia?
  • Você é capaz de manter uma postura positiva diante dos desafios?
  • Qual é seu nível de compaixão com você mesmo(a)?
  • Você aceita que é falível?
  • Seus pensamentos são, na maior parte do tempo, positivos ou negativos?
  • Você é capaz de manter-se no agora na maior parte do tempo?

Copiado: https://www.linkedin.com/in/octavioalvesjr/

Nenhum comentário:

Postar um comentário