quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

As fases do Processo de Tomada de Decisão


 As fases do Processo de Tomada de Decisão

A tomada de decisão é tipicamente descrita como “escolher entre alternativas”.

Mas acredito que esta visão é muito simplista, pois a tomada de decisão é um processo abrangente, não apenas um simples ato de escolher entre alternativas.

O processo decisório divide-se em um conjunto de passos, que começa com:

  • ·  Identificação do problema;
  • ·  Os critérios de decisão;
  • ·   Desenvolvimento;
  • ·  Analises ;
  • ·  Seleção de uma alternativa que pode resolver o problema;
  • ·  Implementação da alternativa;
  • ·  Fazer uma avaliação da eficácia da decisão;

Essa metodologia pode ser aplicada nas decisões pessoais e profissionais, seja para definir onde passar as férias ou até mesmo optar pelo lançamento de um produto ou serviço no mercado.

Tudo começa com a existência de um problema.

Deve-se fazer uma comparação entre o estado atual e algum padrão - que pode ser o desempenho anterior, decisões tomadas por outras áreas da organização ou fora dela - para fato semelhante.

Em seguida, deve-se avaliar a pressão para a tomada de decisão como prazos, crises financeiras, expectativas da diretoria, etc.

Depois, identificar a autoridade delegada para a decisão e outros recursos necessários para decidir.

Para identificar os critérios de decisão é preciso determinar pontos relevantes, sejam eles implícitos ou explícitos. 

Nesse processo também é necessário determinar os pesos desses critérios. 


Eles devem sofrer uma classificação de importância, ou seja, devem ser atribuídos pesos aos itens para que seja dada a eles a prioridade adequada.

A sugestão é atribuir um peso 10 para o critério mais importante e então determinar os pesos dos restantes de acordo com este padrão.

Mas como desenvolver alternativas?

Essa etapa exige que o tomador de decisão somente liste as alternativas viáveis que poderiam resolver o problema, contudo, ainda não deve ser feita nenhuma avaliação das alternativas listadas.

Começa, então, a análise das alternativas listadas anteriormente.

Os pontos fortes e fracos de cada uma se tornam evidentes quando são comparados com os critérios e pesos estabelecidos.

Depois da avaliação, chega o momento de selecionar uma alternativa.

Como já foram determinamos todos os fatores pertinentes da decisão, atribuídos pesos de forma apropriada e também foram identificadas alternativas viáveis, é hora de escolher a alternativa que teve a melhor nota final.

A implementação da alternativa mais viável requer um passo importante, pois é o momento de colocar a decisão em prática.

Esse processo inclui transmitir a decisão a todos os afetados por ela e também buscar o comprometimento dos envolvidos nela.


O último passo é avaliar a eficácia da decisão.

Para isso, é importante analisar se ela realmente solucionou o problema e se os objetivos desejados foram atingidos.

Porém, caso o problema persista ou não tenha sido resolvido, deve-se examinar, cuidadosamente, se ele foi definido de forma adequada, se houve erros na avaliação das diversas alternativas ou se ela foi implementada de forma inadequada.

Ou seja, se preciso for, é necessário reiniciar o processo.

Por: Carlos Alberto Pescada - consultor do IDORT/SP em Transformação e Desenvolvimento Organizacional

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