As fases do Processo de Tomada de Decisão
A tomada de decisão é tipicamente descrita como “escolher entre alternativas”.
Mas acredito que esta visão é muito simplista, pois a tomada de decisão é um processo abrangente, não apenas um simples ato de escolher entre alternativas.
O processo decisório divide-se em um conjunto de passos, que começa com:
- · Identificação do problema;
- · Os critérios de decisão;
- · Desenvolvimento;
- · Analises ;
- · Seleção de uma alternativa que pode resolver o problema;
- · Implementação da alternativa;
- · Fazer uma avaliação da eficácia da decisão;
Essa metodologia pode ser aplicada nas decisões pessoais e profissionais, seja para definir onde passar as férias ou até mesmo optar pelo lançamento de um produto ou serviço no mercado.
Tudo começa com a existência de um problema.
Deve-se fazer uma comparação entre o estado atual e algum padrão - que pode ser o desempenho anterior, decisões tomadas por outras áreas da organização ou fora dela - para fato semelhante.
Em seguida, deve-se avaliar a pressão para a tomada de decisão como prazos, crises financeiras, expectativas da diretoria, etc.
Depois, identificar a autoridade delegada para a decisão e outros recursos necessários para decidir.
Para identificar os critérios de decisão é preciso determinar pontos relevantes, sejam eles implícitos ou explícitos.
Nesse processo também é necessário determinar os pesos desses critérios.
Eles devem sofrer uma classificação de importância, ou seja, devem ser atribuídos pesos aos itens para que seja dada a eles a prioridade adequada.
A sugestão é atribuir um peso 10 para o critério mais importante e então determinar os pesos dos restantes de acordo com este padrão.
Mas como desenvolver alternativas?
Essa etapa exige que o tomador de decisão somente liste as alternativas viáveis que poderiam resolver o problema, contudo, ainda não deve ser feita nenhuma avaliação das alternativas listadas.
Começa, então, a análise das alternativas listadas anteriormente.
Os pontos fortes e fracos de cada uma se tornam evidentes quando são comparados com os critérios e pesos estabelecidos.
Depois da avaliação, chega o momento de selecionar uma alternativa.
Como já foram determinamos todos os fatores pertinentes da decisão, atribuídos pesos de forma apropriada e também foram identificadas alternativas viáveis, é hora de escolher a alternativa que teve a melhor nota final.
A implementação da alternativa mais viável requer um passo importante, pois é o momento de colocar a decisão em prática.
Esse processo inclui transmitir a decisão a todos os afetados por ela e também buscar o comprometimento dos envolvidos nela.
O último passo é avaliar a eficácia da decisão.
Para isso, é importante analisar se ela realmente solucionou o problema e se os objetivos desejados foram atingidos.
Porém, caso o problema persista ou não tenha sido resolvido, deve-se examinar, cuidadosamente, se ele foi definido de forma adequada, se houve erros na avaliação das diversas alternativas ou se ela foi implementada de forma inadequada.
Ou seja, se preciso for, é necessário reiniciar o processo.
Por: Carlos Alberto Pescada - consultor do IDORT/SP em Transformação e Desenvolvimento Organizacional
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