Praticamente todo gestor de pessoas já ouviu falar do famoso “feedback sanduíche”.
A técnica não é nenhuma novidade no
mundo empresarial, porém, ainda existem aqueles que não o aplicam.
Por isso construímos esse texto para
te ajudar a entender melhor esse tipo de feedback.
Imagine que você realizou uma avaliação
360º na sua empresa e
descobriu que tem um ótimo funcionário, mas ele está tendo atitudes que
prejudicam seu crescimento dentro da empresa.
Tal técnica tem como objetivo trazer
uma crítica construtiva para um membro de seu time sobre algum aspecto em que
ele precise melhorar, mas conta com artifícios para que ele aceite
melhor tal feedback.
Um funcionário motivado trabalha por
uma causa, e não simplesmente por seus trocados no final do mês. Isso faz com
que seu desempenho seja
várias vezes mais eficiente.
Mas sem mais delongas, vamos para o
que realmente importa.
O que feedback tem haver com sanduíche?
O feedback:
Esse é provavelmente uma das
incumbências mais importantes de um gestor. Ao realizar avaliações
comportamentais e de desempenho descobrimos vários gaps e pontos a melhorar em
nossa equipe.
Porém, tal conhecimento não vale de
nada se não for comunicado com o principal agente de mudança: o próprio
colaborador, e isso não é uma tarefa trivial.
Um feedback feito sem planejamento
pode gerar o efeito contrário na sua equipe, fazendo com que os problemas
piores e todo tempo dedicado as avaliações seja em vão.
Um dos grandes problemas é quando
quem vai receber o feedback não é uma pessoa aberta a críticas, recebendo elas
ofensa, e não uma oportunidade de crescimento.
A frustração criada pela interrupção
de um comportamento motivado de um colaborador pode ter impactos catastróficos
em sua autoestima e, consequentemente, em seu desempenho.
Veja uma forma eficiente para
amenizar isso.
O sanduíche:
Quando vamos montar um sanduíche
precisamos seguir alguns passos: cortar o pão, preparar o recheio, montar o
sanduíche colocando uma camada de cada vez.
Porém, apesar de que montar um
sanduíche possa ser uma tarefa trívial, existe uma ordem para se executar cada
etapa, que se não for respeita te levará a falha.
Primeiro colocamos o pão, depois as
camadas de recheio, e finalmente o outro pão, e é exatamente dessa mesma
maneira que funciona o feedback sanduíche.
Seguindo uma série de passos,
conseguimos fazer com que alguém esteja mais sucetível a críticas e não se
frustre tanto com as críticas. Vejamos agora quais são esses passos.
O passo a passo do feedback sanduíche
1. O pão:
Na maioria das vezes em que se
convoca um funcionário para uma reunião, o mesmo ficará extremamente tenso.
Esse é um momento onde se é retirado
da zona de conforto e consequentemente se espera a pior situação possível,
então é de fundamental importância tira-lo da defensiva.
Começemos com um elogio, pontuando
aspectos positivos do comportamento, desempenho e atitudes positivas do
colaborador.
Isso faz com que ele fique mais
confortável a conversa.
Fique atento à linguagem corporal do mesmo, nesse momento será possível ver um alívio de tensão nos ombros e face.
Porém – tome muito cuidado –, é essencial que tais elogios sejam
verdadeiros e específicos. Fale sobre situações onde ele se destacou
positivamente e o incentive a fazer isso mais vezes.
2. O recheio:
Essa é parte onde entra a crítica,
existem várias formas de se dar esse feedback e elas vão depender de qual
impacto você quer causar e qual a urgência ou gravidade do que será falado.
No caso de ser uma crítica leve, vale
dizer frases que começem e terminem motivando como por exemplo:
“Seu desempenho é acima da média do
resto dos funcionários, porém achamos que sua falta de organização está
atrapalhando o seu crescimento aqui dentro da empresa, ao trabalhar isso e
remover essas amarras tenho certeza que chegará ainda mais longe.”
Um ponto importante a se observar é
que mesmo essa frase também estar estruturada como sanduíche ela é somente uma
parte da conversa. Uma reunião de feedback tem de ser feita com calma e
planejamento.
No caso do objetivo da reunião ser
pontuar um aspecto que é de extrema gravidade ou urgência é ideal que o gestor
seja mais rigído nessa etapa, a fim de que o colaborador entenda a importância
do que está sendo dito.
Nesse caso, deve-se gastar mais tempo
na etapa 1, preparando o funcionário para que ele entenda que faz um bom
trabalho, mas tem pontos em que precisa melhorar.
Dependendo do teor do assunto tratado, nessa hora será possível perceber o avaliado entrando novamente em posição defensiva.
Novamente fique atento a sinais como recolhimento dos
ombros, braços cruzados e mãos escondidas.
3. O outro pão:
Finalmente o gran finale, nessa última etapa é primordial que você motive ainda mais seu colaborador. Mostre para que apesar dos erros ele ainda possuí sua confiança, demonstre que você acredita na melhora dele.
Dê conselhos ,mostre o caminho que
ele deve seguir e coisas a se fazer para melhorar.
Passamos muito mais credibilidade e
confiança quando apontamos problemas e em seguida mostramos possíveis soluções.
Novamente a sinceridade é
fundamental, essa é uma reunião onde ambos, gestor e colaborador, devem estar
abertos a diálogo e sendo sinceros um com o outro.
Toda relação de confiança e liderança
pode ser posta a prova e questionada pelo funcionário caso ele sinta que o seu
líder não está sendo sincero.
Pontos negativos do feedback
sanduíche
A intenção do feedback sanduíche é
bastante sólida, seus pontos fazem bastante sentido e se bem executado pode
trazer ótimos resultados.
Porém, existem alguns problemas no feedback sanduíche, ele não deve ser usado com tanta frequência com o
mesmo funcionário.
Caso o colaborador pense que está
sendo manípulado durante o feedback esse método não só não funcionará como
também terá um impacto extremamente negativo.
Outro ponto é que tendemos a esquecer
as partes positivas ditas antes de termos como “e” e “mas”, fazendo com que a
primeira interação positiva se perca.
O feedback positivo é uma ferramenta
de extrema importância e poder motivacional.
Quando usamos o feedback sanduíche de
forma errada, sem demonstrar sinceridade e cordialidade, diminuímos a sua
eficácia.
Da-se a ideia de que tudo dito antes
só serviu para amenizar a parte negativa.
Por fim, vimos que o feedback
sanduíche é uma poderosa ferramenta mas que deve ser utilizada com cuidado.
Com grandes poderes vem grandes
responsabilidades!
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