terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Feedback Sanduíche: o que é e quando usá-lo


Praticamente todo gestor de pessoas já ouviu falar do famoso “feedback sanduíche”.

A técnica não é nenhuma novidade no mundo empresarial, porém, ainda existem aqueles que não o aplicam.

Por isso construímos esse texto para te ajudar a entender melhor esse tipo de feedback.

Imagine que você realizou uma avaliação 360º na sua empresa e descobriu que tem um ótimo funcionário, mas ele está tendo atitudes que prejudicam seu crescimento dentro da empresa.

Tal técnica tem como objetivo trazer uma crítica construtiva para um membro de seu time sobre algum aspecto em que ele precise melhorar, mas conta com artifícios para que ele aceite melhor tal feedback.

Um funcionário motivado trabalha por uma causa, e não simplesmente por seus trocados no final do mês. Isso faz com que seu desempenho seja várias vezes mais eficiente.

Mas sem mais delongas, vamos para o que realmente importa.

O que feedback tem haver com sanduíche?

O feedback:

Esse é provavelmente uma das incumbências mais importantes de um gestor. Ao realizar avaliações comportamentais e de desempenho descobrimos vários gaps e pontos a melhorar em nossa equipe.

Porém, tal conhecimento não vale de nada se não for comunicado com o principal agente de mudança: o próprio colaborador, e isso não é uma tarefa trivial.

Um feedback feito sem planejamento pode gerar o efeito contrário na sua equipe, fazendo com que os problemas piores e todo tempo dedicado as avaliações seja em vão.

Um dos grandes problemas é quando quem vai receber o feedback não é uma pessoa aberta a críticas, recebendo elas ofensa, e não uma oportunidade de crescimento.

A frustração criada pela interrupção de um comportamento motivado de um colaborador pode ter impactos catastróficos em sua autoestima e, consequentemente, em seu desempenho.

Veja uma forma eficiente para amenizar isso.

O sanduíche:

Quando vamos montar um sanduíche precisamos seguir alguns passos: cortar o pão, preparar o recheio, montar o sanduíche colocando uma camada de cada vez.

Porém, apesar de que montar um sanduíche possa ser uma tarefa trívial, existe uma ordem para se executar cada etapa, que se não for respeita te levará a falha.

Primeiro colocamos o pão, depois as camadas de recheio, e finalmente o outro pão, e é exatamente dessa mesma maneira que funciona o feedback sanduíche.

Seguindo uma série de passos, conseguimos fazer com que alguém esteja mais sucetível a críticas e não se frustre tanto com as críticas. Vejamos agora quais são esses passos.

O passo a passo do feedback sanduíche

1. O pão:

Na maioria das vezes em que se convoca um funcionário para uma reunião, o mesmo ficará extremamente tenso.

Esse é um momento onde se é retirado da zona de conforto e consequentemente se espera a pior situação possível, então é de fundamental importância tira-lo da defensiva.

Começemos com um elogio, pontuando aspectos positivos do comportamento, desempenho e atitudes positivas do colaborador.

Isso faz com que ele fique mais confortável a conversa.

Fique atento à linguagem corporal do mesmo, nesse momento será possível ver um alívio de tensão nos ombros e face.

Porém – tome muito cuidado –, é essencial que tais elogios sejam verdadeiros e específicos. Fale sobre situações onde ele se destacou positivamente e o incentive a fazer isso mais vezes.

2. O recheio:

Essa é parte onde entra a crítica, existem várias formas de se dar esse feedback e elas vão depender de qual impacto você quer causar e qual a urgência ou gravidade do que será falado.

No caso de ser uma crítica leve, vale dizer frases que começem e terminem motivando como por exemplo:

“Seu desempenho é acima da média do resto dos funcionários, porém achamos que sua falta de organização está atrapalhando o seu crescimento aqui dentro da empresa, ao trabalhar isso e remover essas amarras tenho certeza que chegará ainda mais longe.”

Um ponto importante a se observar é que mesmo essa frase também estar estruturada como sanduíche ela é somente uma parte da conversa. Uma reunião de feedback tem de ser feita com calma e planejamento.

No caso do objetivo da reunião ser pontuar um aspecto que é de extrema gravidade ou urgência é ideal que o gestor seja mais rigído nessa etapa, a fim de que o colaborador entenda a importância do que está sendo dito.

Nesse caso, deve-se gastar mais tempo na etapa 1, preparando o funcionário para que ele entenda que faz um bom trabalho, mas tem pontos em que precisa melhorar.

Dependendo do teor do assunto tratado, nessa hora será possível perceber o avaliado entrando novamente em posição defensiva. 

Novamente fique atento a sinais como recolhimento dos ombros, braços cruzados e mãos escondidas.

3. O outro pão:

Finalmente o gran finale, nessa última etapa é primordial que você motive ainda mais seu colaborador. Mostre para que apesar dos erros ele ainda possuí sua confiança, demonstre que você acredita na melhora dele.

Dê conselhos ,mostre o caminho que ele deve seguir e coisas a se fazer para melhorar.

Passamos muito mais credibilidade e confiança quando apontamos problemas e em seguida mostramos possíveis soluções.

Novamente a sinceridade é fundamental, essa é uma reunião onde ambos, gestor e colaborador, devem estar abertos a diálogo e sendo sinceros um com o outro.

Toda relação de confiança e liderança pode ser posta a prova e questionada pelo funcionário caso ele sinta que o seu líder não está sendo sincero.

Pontos negativos do feedback sanduíche

A intenção do feedback sanduíche é bastante sólida, seus pontos fazem bastante sentido e se bem executado pode trazer ótimos resultados.

Porém, existem alguns problemas no feedback sanduíche, ele não deve ser usado com tanta frequência com o mesmo funcionário.

Caso o colaborador pense que está sendo manípulado durante o feedback esse método não só não funcionará como também terá um impacto extremamente negativo.

Outro ponto é que tendemos a esquecer as partes positivas ditas antes de termos como “e” e “mas”, fazendo com que a primeira interação positiva se perca.

O feedback positivo é uma ferramenta de extrema importância e poder motivacional.

Quando usamos o feedback sanduíche de forma errada, sem demonstrar sinceridade e cordialidade, diminuímos a sua eficácia.

Da-se a ideia de que tudo dito antes só serviu para amenizar a parte negativa.

Por fim, vimos que o feedback sanduíche é uma poderosa ferramenta mas que deve ser utilizada com cuidado.

Com grandes poderes vem grandes responsabilidades!

Copiado: https://dreamlabs.com.br/ 

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