sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Eu Odeio O Natal: por que isso acontece com você e o que fazer a respeito

Não se considere um Grinch (pessoa má) por odiar o Natal. 

Embora você veja tantas luzes e cores por toda parte e milhares de pessoas comprando presentes todo fim de semana, na realidade há cada vez mais pessoas que odeiam essas festas, então se você é uma delas, não é o único que acontece. 

Embora seja verdade que você tem o direito de odiá-lo, odiar nunca é uma coisa boa, então pode fazer você se sentir muito mal.

O ideal é entender por que o Natal te deprime para que depois de aceitá-lo saiba o que fazer para resolvê-lo e mesmo que ainda não seja engraçado, que pelo menos você consiga conviver nesses dias rodeado de gente alegre e feliz e que você faz não se sentir deslocado emocionalmente demais por tudo isso.

Ódio de natal

O Natal deveria ser uma data de festa e de presentes, onde você come e as pessoas se reúnem para passar algum tempo juntas à mesa rindo, embora durante o ano ... não se suportem. A realidade é que existem muitas pessoas que não suportam o Natal, pode haver muitos motivos para odiá-lo, isso também acontece com você? 

Você ainda se sente identificado ...

  • Você não gosta de falsidade nas pessoas. 
É possível que as reuniões de família que tem de conhecer ou os jantares de empresa ... perceba que há pessoas que parecem se dar bem mas na realidade não se suportam no dia-a-dia. Você não gosta de ser falso e se não gosta de alguém, você não gosta dele agora e no Natal.
  • Você não é um crente. 
Talvez você não seja crente e se incomode que as pessoas celebrem um feriado religioso, embora muitas delas também não sejam crentes. Na verdade, isso se baseia apenas no respeito e na tolerância, o fato de você não gostar dessa época festiva não significa que não possa aproveitá-la ...
  • Festas superficiais. 
Seguindo os dois pontos anteriores, você pode achar que eles são partes muito superficiais e materialistas. Parece que o que realmente importa é apenas comparar presentes e comer e beber sem medida. Na verdade, não precisa ser assim, você só pode comprar detalhes das pessoas que você ama e não negligenciar sua saúde ... mesmo que os outros comam o que quiserem.
  • Você tem problemas financeiros. 
Quando chegar o feriado, você provavelmente verá como todo mundo começa a gastar impiedosamente, mesmo o dinheiro que não tem ... Se você tem problemas financeiros que o impedem de comemorar o Natal como você realmente gostaria, isso pode te fazer odeie o Natal mesmo que temporariamente, isto é, até que você possa ter solvência financeira suficiente.
  • São festas que te deixam triste. 
Talvez você olhe para trás e sinta saudades das festas que comemorou com sua família e que não pode mais comemorar. Talvez nem todas as pessoas estejam mais à mesa porque algumas delas já faleceram e você ainda está de luto. Ver famílias juntas quando você sente falta de seus entes queridos pode ser uma bebida difícil de preparar. Essa tristeza na memória pode fazer você se sentir mal, mas lembre-se de que novas pessoas também podem vir para a família e fazer sua ilusão se recuperar, mesmo que seja parte dela.

  • Você sente que eles o forçam. 
Você pode se sentir forçado a comemorar o Natal, mas se sentir compelido, pode recusar. Se você comemora o Natal, é porque quer e não porque é forçado a fazê-lo. É melhor fazer isso de boa vontade para evitar ficar na defensiva.

O que pode fazer

Se cada vez que chega o Natal você passa por maus bocados, não precisa sentir o Grinch ... você pode respeitar o fato de os outros os celebrarem, mesmo que você não. 

Viver em harmonia com outras pessoas é o segredo para estar bem nessas datas. Mesmo que você ouça canções de natal e não goste delas ou as luzes que vê em todas as ruas te incomodem ... lembre-se que não é necessário que você se tranque em casa por mais de um mês para 'desaparecer' do natal.

Nessas datas, se você não gosta do Natal, é importante evitar os shoppings e as ruas comerciais de sua cidade. Se tiver que fazer compras é melhor que o faça a tempo para evitar as aglomerações típicas destas datas.

Se não quiseres festejar o Natal, tens de dizer aos teus familiares e amigos que não te têm para essas festas e celebrações porque não queres ir. 

Não repita porque eles apenas o incomodam. Se eles realmente o amam, eles compreenderão e farão o melhor para que você não se sinta desconfortável. Porém, se você pensa que não quer comemorar o Natal porque está triste ou mesmo porque está com alguma depressão, a melhor ideia é procurar um profissional para ajudá-lo a entender e aceitar suas emoções. Você poderá buscar as soluções necessárias para ter um melhor equilíbrio e saúde emocional.

Você também pode pensar em fazer outras coisas nessas datas, como fazer uma viagem para trocar de lugar e descobrir lugares melhores. 

Quando você viaja e descobre novos lugares, pode se sentir melhor nessas datas, mesmo que também sejam datas de Natal. Descobrir novos lugares e conhecer outras pessoas pode fazer com que você entenda suas perspectivas sobre o Natal.

Uma escapadela no campo, faça planos com os seus amigos e família mesmo que não seja Natal, faça maratonas de filmes ou séries ... leia livros que goste. Há muitas coisas que você pode fazer nessas datas, mesmo que não tenham nada a ver com o Natal. 

Faça no seu tempo livre coisas que o preencham e que o satisfaçam, que ocupem o seu tempo e que o façam sentir-se bem. 

Desta forma, será mais do que provável que possa desfrutar destas datas, mesmo que as luzes estejam repletas de luz, cor e música de Natal.

Você já sabe como vai comemorar essas festas mesmo que seja do seu jeito?

Copiado: https://www.recursosdeautoayuda.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário