O "INCOMUM" possui um PODEROSO PODER no momento de chamar a atenção dos clientes, das pessoas!
Quem nunca ouviu a expressão:
"Comprar com
os olhos!".
Sabe por que?
Para tratar com maior profundidade da situação do enunciado,
é preciso fazer uma ponte com a neurolinguística, cuja é uma ciência que estuda
os mecanismos do cérebro humano com relação à comunicação e os diversos tipos
de linguagem.
Estudos demonstram que as pessoas têm
características diferentes tanto para se expressar como para receber
informações, já que cada qual compreende melhor a mensagem utilizando os
recursos naturais que dispõem e valorizando aquilo que mais lhe atrai.
Baseando-se nesses pressupostos, podemos dizer
que existem 3 tipos de clientes / pessoas (também tratados em literaturas como
"sistemas representacionais" ou "sistemas de aprendizagem"):
✅ VISUAIS: ênfase aqui do conteúdo,
pessoa/cliente cuja valoriza e dá muita importância à imagem, apresentação,
etc., uns mais, outros menos, mas no final, quem não se impressiona com uma
bela imagem, bem como uma demonstração disruptiva?!
✅ AUDITIVAS: é quem gosta de comunicação, quer
ouvir explicações, detalhes e gosta muito de fichas técnicas com descrições das
características e do que a solução lhe proporciona.
✅ CINESTÉSICAS: é o mais desconfiado e deseja
descrições e detalhamento das soluções, com provas de que realmente o que está
escrito, mostrado em fotos e apresentado, seja verdadeiro, se possível, sentir,
como num "teste-drive", compreende?!
Sacaram as pegadas?
Não tinha como falar do visual, sem
pincelar sobre auditivo e cinestésico.
Por aqui é tratado um modo de impressionar, e
chamar a atenção dos clientes, ou como prefiram chamar, afinal, se negociar é
uma arte, quão mais se conhece sobre a outra parte, a probabilidade de
sagrar-se resultados positivos, aumenta substancialmente.
No entanto deve-se reforçar que identificar os
tipos de aprendizagens e sistemas representacionais das pessoas, pode ser,
sobretudo, grande facilitador em muitas situações do dia a dia, não somente em
venda e compra.
Faz sentido para ti este conteúdo?
COPIADO: https://www.linkedin.com/in/rodrigohogera
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