Uma cultura organizacional tóxica se caracteriza por ambientes de trabalho onde há espaço para favoritismos, boatos e pessoas tentando prejudicar umas às outras.
Na maior parte das vezes, por trás disso, existe um (ou mais)
gestor que não apenas permite, mas valoriza esse comportamento.
Mas essa situação não é saudável e a empresa pode pagar um preço
muito alto por manter práticas inadequadas.
Este artigo tem o objetivo de alertar sobre os efeitos nocivos
que a situação provoca e apontar maneiras para evitar que a cultura
organizacional tóxica se estabeleça na sua empresa. Acompanhe!
Cultura organizacional tóxica: como tudo
começa?
Antes de qualquer análise sobre cultura nociva, vale destacar
que nenhuma empresa adota essa condição intencionalmente, ou seja, as
organizações não decidem ser tóxicas.
Na verdade, elas apenas se deixam contaminar por comportamentos negativos que afetam o clima, tornando-o prejudicial
à saúde mental de seus colaboradores.
Mesmo quando uma empresa emprega uma política baseada em
valorização excessiva do desempenho e da competição entre profissionais, estas
políticas são implementadas no sentido de promover um ambiente voltado à
resultados. A questão é: quando isso sai fora do controle?
Nessa hora, atitudes negativas, crenças limitantes, disputas
desnecessárias, jornadas excessivas e ambientes insalubres acabam ganhando
espaço. Assim, caso não haja reação das lideranças para combater esses fatores,
a cultura organizacional tóxica se estabelece.
Desse modo, os
colaboradores se contagiam pelo clima
organizacional ruim
devido aos sinais que a empresa demonstra e não enfrenta.
Infelizmente, empresas com erros
na cultura organizacional são
mais comuns do que imaginamos, independente do porte ou segmento de atuação.
Em muitos casos, o discurso é bonito e eloquente, mas a prática
e os exemplos dizem o contrário. Os fatores mais comuns que desencadeiam esse
cenário são:
- falta de confiança no time;
- chefias centralizadoras;
- falta de espaço para inovar e
agir individualmente;
- ausência de reconhecimento e valorização dos
colaboradores;
- dados e informações não
compartilhadas;
- falta de clareza sobre os
objetivos de ações ou estratégias.
6 sinais que indicam que a cultura da sua
empresa é tóxica
Identificar os fatores que tornam a cultura empresarial tóxica é
o primeiro passo. Perceber os sinais de alerta é essencial para definir ações
capazes de combater comportamentos e atitudes nocivas.
A partir disso, a gestão de pessoas pode começar a construir um
ambiente mais saudável e acolhedor. Conheça 6 sinais que podem caracterizar o
problema.
1. Altos índices de turnover
A cultura tóxica é diretamente proporcional ao alto turnover em uma empresa. Falta de identificação com os valores
organizacionais, desvalorização, represálias, sobrecarga de trabalho e prazos
apertados são razões para procurar novas oportunidades de trabalho.
A rotatividade, além de gerar custos com processos seletivos, também afeta a qualidade das entregas, pois afeta a formação da equipe e acaba desmotivando as pessoas.
2. Falta de empatia
A gestão humanizada prega a empatia como ingrediente para uma cultura
organizacional positiva.
Do contrário, quando não há compreensão do outro ou quando a aproximação ocorre
apenas por interesse, fica mais difícil estabelecer vínculos pessoais.
Empresas onde não há espaço para diálogo e falta confiança entre
as pessoas estão dando sinais de alerta para uma possível cultura nociva.
3. Lideranças e gestores inflexíveis
Quando a gestão não consegue ser flexível em relação a horários
e entrega de demandas, a empresa começa a desenvolver uma cultura pouco
saudável. Os líderes precisam lembrar que as organizações são conduzidas por
pessoas. Sendo que cada uma tem suas necessidades, imprevistos e compromissos.
Ambientes flexíveis denotam preocupação com os problemas do
funcionário. Além de demonstrar empatia, permitem que o colaborador consiga
equilibrar vida profissional e pessoal, evitando
a baixa produtividade.
4. Colaboradores desmotivados
Profissionais sem estímulo são um sinal evidente de cultura
organizacional tóxica. Nesse sentido, a alienação é fator de alerta. A gestão
de pessoas deve observar o comportamento dos colaboradores para identificar
falta de iniciativa, reclamações frequentes, ausências injustificadas, entre
outros fatores.
Se você é profissional de Recursos Humanos, lembre-se: pessoas
não são ferramentas. Trata-se de indivíduos que precisam estar engajados e
motivados para produzirem os resultados esperados. Uma boa estratégia para
conquistar isso é investir
em um bom plano de carreira e confiar nas pesquisas
de engajamento.
5. Falta de confiança
Confiança, respeito e colaboração são os pilares para uma
cultura organizacional saudável. Quando um desses fatores não está presente, o
ambiente tóxico impede o bem-estar das equipes.
Além disso, conversas paralelas, intrigas e especulações fazem
muito mal para a integração das pessoas no trabalho. Desenvolver
a inteligência emocional dos colaboradores é uma atitude que pode amenizar esses
problemas.
6. Resistência à inovação
Empresas relutantes à inovação perdem excelentes oportunidades
de olhar para o futuro. Estar aberto às mudanças do mercado tornam o negócio
mais competitivo e acabam motivando seus colaboradores.
Do contrário, quando isso não acontece, os profissionais ficam
na mesmice e trabalham no piloto automático. A inexistência de desafios para
sair da zona de conforto é tão tóxico quanto deixar de investir em
desenvolvimento humano, por exemplo.
Dicas e estratégias para reverter o cenário
Antes de apresentar dicas para tornar o espaço laboral mais
saudável, proponho uma reflexão.
- Até que ponto nós também não contribuímos para os ambientes tóxicos?
- Conseguimos nos colocar no lugar das pessoas de modo a entender suas necessidades e motivações?
- Será que nós também somos pessoas difíceis de lidar no cotidiano?
Essas são algumas questões para pensarmos a respeito.
Sabemos que mudar uma cultura organizacional tóxica é um grande
desafio, mas não é impossível. Tudo começa em identificar o problema. Para
isso, servem os sinais de alerta apresentados anteriormente.
A seguir, a gestão de pessoas deve implementar estratégias
efetivas para construir um ambiente adequado, saudável e atraente para todos:
- a iniciativa para mudar deve vir
da liderança;
- saber ouvir todos os
colaboradores, independente do nível hierárquico;
- buscar ajuda externa
(consultorias especializadas, por exemplo);
- desenvolver um código de cultura
específico para a empresa;
- incentivar a comunicação com
campanhas e canais específicos;
- treinar as lideranças para darem
o exemplo;
- propor treinamentos e desenvolvimento constante;
- faça contratações baseadas no
fit cultural.
Conclusão
Agora que você já conhece os principais sinais de uma cultura
organizacional tóxica, que tal partir para a prática? Observe o comportamento
dos colaboradores, identifique problemas na equipe e planeje ações para
resolvê-los.
Desse modo, você conseguirá transformar a cultura da empresa em
um orgulho para toda a equipe.
Por Eliete Oliveira: Consultora para Recolocação, Carreira e LinkedIn, Top Voice LinkedIn, Palestrante e Assesment para identificação de talentos
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