quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

O Antitrabalho...O patrão me explora...


 Farei um Post que pode ser um pouco polêmico, porém espero que sirva de caminho para todos que estejam procurando trabalho.

 Tenho visto várias matérias na imprensa, muitos repostados por aqui, cujo os principais temas são :
 
·      O Antitrabalho
·      Semana de 4 dias
·      Não consigo emprego por ter mais de 50 anos
·      Não consigo emprego por não ter experiência prévia
·      O patrão me explora
 
O que posso falar disto :
 
O Brasil tem 14 milhões de desempregados, e outros tantos desalentados, e todos esses 14 milhões, estão de olho na sua vaga !

Por outro lado, eu tenho vagas abertas na minha empresa, que não consigo fechar, por falta de pessoas capacitadas para atuar nestas vagas.

Por que isso acontece  ?

A maioria dos jovens desempregados não tem a menor preparação para o trabalho, sem capacitação técnica, e nem a postura para querer aprender e trabalhar. 
A causa disto seriam as escolas e faculdades, que são desalinhadas com o mercado de trabalho e com as novas tecnologias, que entre outros, não ensinam : Empreendedorismo, Criatividade, Finanças, e muito menos em como estudar (usam um Pedagogia completamente deturpada)

Outro dia, conversava com uma jovem de 24 anos, recém-formada em uma destas “faculdades caça-níqueis”, largou o estágio no meio da pandemia pois se sentia explorada, e agora queria um emprego, e falou que “planejava” parar de trabalhar com 40 anos, para poder “curtir a vida”. 

Imagino que o planejamento dela seja ganhar na mega-sena !

Muito comum vermos os profissionais evoluírem na carreira, virando gerentes e diretores, entrando em sua zona de conforto. 

Não se atualizam, não conhecem as novas tecnologias e métodos de trabalho, fazem a mesma coisa há 10 anos e esquecem que o mundo mudou, e acabam sendo substituídos, e depois não conseguem se recolocar no mercado, e não sabem por que disto.

Outro dia, um conhecido, diretor industrial de uma grande empresa, fez um post falando das maravilhas da semana de 4 dias, em um pais com 14 milhões de desempregados, e uma crise econômica enorme, devido a pandemia e aos lock-downs que faliu varias empresas.

Perguntei se na empresa dele implementavam isso, pois eu não conheço nenhuma que faça, e como eu trabalho com consultoria, conheço muitas empresas.

Até agora estou sem resposta (e sei que que a empresa não implementa) !

Por outro lado, nesta semana, contratei (CLT) um novo DBA para a minha empresa, um cara de 61 anos, e que tem todas as certificações que você possa imaginar, e com vontade de aprender novas coisas ! Ai você vê a diferença, entre quem consegue e quem não.

Os conselhos que posso dar :

Escolha trabalhar com algo que você goste, que você não considere uma obrigação, mas sim um prazer e um desafio. 

Assim você não vai “trabalhar” nunca, e vai conquistar muitas coisas.

Seja curioso, queira aprender novas coisas, estude sempre, se especialize e se diversifique, assim você nunca ficara desatualizado e fora do mercado.

Sucesso a todos !
Copiado: https://www.linkedin.com/in/sergiomirsky/

Nenhum comentário:

Postar um comentário