segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Salário Emocional x Management 3.0 x Moving Motivators


A remuneração efetiva (em dinheiro) é algo esperado, mas há outra forma de salário que não entra na conta bancária: o salário emocional

Um “pagamento” com um aspecto mais afetivo.

Salário emocional é um conjunto de fatores emocionais e motivacionais que estimulam o colaborador a realizar um bom trabalho e se manter na empresa. 

Ele é composto pela soma de benefícios subjetivos:

1. perspectiva de crescimento dentro da empresa;
2. cultura das pessoas do time;
3. reconhecimentos;
4. um ambiente que possibilite aumento na curva de aprendizado;
5. desenvolvimento de habilidades profissionais;
6. horários de trabalho flexíveis, folga ou descanso remunerado;
7. auxílio creche;
8. auxílio mobilidade;
9. auxílio Home Office;
10. clima organizacional saudável

“A gestão é importante demais para ser deixada apenas para os gerentes.”

Jurgen Appelo, escritor da frase acima e palestrante holandês, criou esse conceito de gestão colaborativa como estilo de liderança, no qual toda a equipe participa das decisões, o chamado “Management 3.0.”

Management 3.0 é uma metodologia que prioriza a valorização dos colaboradores, forjando um ambiente propício para seu empoderamento e destacando o trabalho em equipe. 

Organizações que adotam esse estilo de gestão superam modelos tradicionais, onde as responsabilidades se concentram nas mãos do gestor.

Uma ferramenta interessante para fortalecimento do clima organizacional favorável para a percepção do salário emocional é descobrir os principais motivadores da equipe através da dinâmica de Moving Motivator, onde são avaliados individualmente as motivações intrínsecas e depois avalia-se o principal motivador do time.

10 motivações intrínsecas:

1. Curiosidade : Tenho muitas coisas para investigar e pensar
2. Honra : Sinto orgulho de que meus valores pessoais se reflitam na forma como trabalho.
3. Aceitação : As pessoas ao meu redor aprovam o que faço e quem sou.
4. Maestria : Meu trabalho desafia minha competência, mas ainda está dentro de minhas habilidades.
5. Poder : Há espaço suficiente para eu influenciar o que acontece ao meu redor.
6. Liberdade : Sou independente dos outros com meu trabalho e minhas responsabilidades.
7. Relacionamento : Tenho bons contatos sociais com as pessoas do meu trabalho.
8. Ordem : Existem regras e políticas suficientes para um ambiente estável.
9. Objetivo : Meu propósito de vida se reflete no trabalho que faço.
10. Status : Minha posição é boa e reconhecida pelas pessoas que trabalham comigo.

Copiado:https://www.linkedin.com/in/liviane-

Nenhum comentário:

Postar um comentário