Quando uma empresa busca por talentos para completar seu time, ela analisa a competência profissional de cada indivíduo. Porém, há diversas habilidades e comportamentos que formam um bom colaborador.
Por isso,
é importante que o gestor de RH avalie essas competências para selecionar
os candidatos ideais para a organização. Afinal, é preciso garantir que o profissional irá se
adequar ao seu cargo.
Geralmente,
essas características também são chamadas de hard skills e soft skills.
Portanto, tratam-se de diferenciais apresentados por cada profissional. A
partir delas, é possível realizar a avaliação de um colaborador de forma mais
acertada.
Continue
lendo e descubra quais são as competências profissionais mais requisitadas
pelas empresas!
Neste
conteúdo, você conhecerá as seguintes competências profissionais:
- Organização;
- Autoconfiança;
- Trabalho
em equipe;
- Relacionamento
interpessoal;
- Liderança;
- Pensamento
criativo;
- Conhecimento
técnico;
- Proatividade;
- Comprometimento;
- Inteligência
Emocional;
- Flexibilidade;
- Capacidade
de inovação.
1. Organização
Quando o
assunto é competência profissional, a organização é uma habilidade essencial.
Por isso, é importante que o candidato seja capaz de planejar
e organizar sua carga de trabalho, especialmente setores que são orientados por
prazos.
Apesar de
precisarmos ser organizados na vida pessoal, essa característica pode dizer
muito sobre o profissional. Isso porque, para realizar um serviço com qualidade
e eficiência, é preciso fazer uma boa gestão de tempo.
Nesse
caso, falamos não apenas em manter um ambiente de trabalho organizado, mas sim,
de ser organizado em seus processos. Algumas características de quem tem essa
competência profissional inclui atenção e cumprimento dos prazos, avisando com
antecedência quando houver contratempos e problemas que influenciam na sua
conclusão.
Hoje,
muitos trabalhos exigem que o colaborador consiga realizar diversas atividades,
que muitas vezes envolvem diferentes setores e ações. Portanto, essa habilidade
é fundamental para o colaborador alcançar o sucesso e trazer resultados para a
empresa.
2. Autoconfiança
Os
profissionais com autoconfiança têm a consciência de seu valor
pessoal e
conhecem suas competências. Isso pode inspirar os colegas, chefes e outros
colaboradores. Além disso, esses indivíduos são capazes de respeitar, confiar e
acreditar em si próprios.
Essa
habilidade profissional também envolve propor novas ideias e aceitar desafios
no trabalho, o que pode trazer benefícios para a organização.
Sendo
assim, a autoconfiança significa que o funcionário acredita em seu potencial,
seja de alcançar metas e objetivos, de mudar e transformar sua realidade ou de
tornar quem deseja ser.
3. Trabalho em equipe
Outra
competência profissional que os gestores de RH devem
analisar é a capacidade de trabalhar em equipe dos colaboradores. Essa
habilidade é uma das mais procuradas pelas empresas.
No
entanto, essa é uma característica delicada, porque envolve o posicionamento —
muitas vezes divergentes — e a aceitação de ideias. Portanto, além do indivíduo
demonstrar atividades de cooperação, parceria, respeito e valorização, é
preciso apresentar habilidades de liderança quando necessário.
Geralmente,
quando a equipe se reúne para alcançar os objetivos e metas, nenhum membro se
sobrecarrega. Com isso, o trabalho se torna mais produtivo e as chances de
sucesso são maiores.
Portanto,
é importante que as organizações apliquem uma boa gestão de pessoas a
fim de contratar talentos que gerem resultados e
estabeleçam relações de parceria e crescimento entre si.
4. Relacionamento interpessoal
Estabelecer
bons relacionamentos interpessoais é extremamente importante para favorecer
o clima organizacional.
Isso porque precisamos lidar com pessoas o tempo todo, seja no ambiente social,
em casa ou no trabalho.
Diante
disso, essa competência profissional é fundamental na empresa, pois seu sucesso
depende da união dos colaboradores e de suas habilidades. Portanto, selecionar
candidatos que saibam trabalhar em equipe contribui para que haja harmonia no
ambiente de trabalho e colabore para o sucesso do negócio.
5. Liderança
A liderança não é valorizada apenas nos gestores e chefes. Afinal, cada profissional tem uma influência na organização e em suas equipes de trabalho. Portanto, um líder deve ser responsável pelas suas atitudes e assumir riscos, conhecendo os pontos positivos e negativos da sua equipe e de si mesmo.
Além
disso, um colaborador com perfil de liderança consegue engajar
e motivar os colegas na
busca por um melhor desempenho, o que gera melhores resultados para a empresa.
6. Pensamento criativo
Essa
competência profissional pode ser avaliada pelos gestores no momento do recrutamento e seleção de
candidatos. Ela trata-se da capacidade do indivíduo de encontrar soluções para
os processos da empresa.
Por isso,
é importante que os candidatos sejam criativos e capazes de impulsionar
inovações e aumentar a eficiência das tarefas. Isso é muito valorizado pelas
empresas e pode ser um diferencial no processo seletivo.
Uma dica
para os gestores é realizar uma dinâmica de grupo criativa, que
tem o intuito de analisar o potencial criativo dos talentos e observar qual é o
papel de cada um na resolução das questões propostas.
7. Conhecimento Técnico
Se o
cargo exige habilidades
técnicas, é importante que o profissional adquira conhecimento na
área e saiba utilizar programas ou outras ferramentas para a execução das
tarefas. Assim, ele consegue aplicar sua competência com
sucesso e ter um
bom desempenho nas atividades.
Isso
também permite que o colaborador identifique e administre quaisquer problemas
com mais facilidade e entregue um serviço de qualidade aos clientes.
Nos casos
em que a vaga não exige conhecimento técnico, é importante que o talento tenha
vontade de aprender para agregar valor à organização e oferecer um bom trabalho
no futuro.
8. Proatividade
A
proatividade é outra competência profissional muito requisitada pelas empresas.
Basicamente, ser proativo significa ter iniciativa para colocar boas
ideias em prática e facilidade para a solucionar
problemas, sem esperar ordens superiores.
Além
disso, essa habilidade consiste na capacidade de um profissional realizar
escolhas apropriadas e consistentes, agindo com espontaneidade e cuidado
independentemente das situações apresentadas.
Por
exemplo, a pessoa proativa se coloca à disposição, ajudando em situações
difíceis e deixando de lado a tendência natural de evitar riscos.
Portanto,
contratar indivíduos que têm esse perfil comportamental permite
que a empresa tenha boas contribuições e novas sugestões para alcançar os
objetivos e as metas. Isso também traz melhorias no ambiente de
trabalho e
garante melhores resultados.
9. Comprometimento
Durante
as etapas
do processo seletivo, é essencial que o gestor de RH identifique os
talentos que demonstram comprometimento com a empresa e o trabalho.
Normalmente, o profissional comprometido tende a trabalhar com
prazer e consciência da
importância do seu serviço.
Esse
indivíduo também deve ser pontual, apresentar resultados positivos e cumprir
sua jornada de trabalho. Além disso, é interessante que ele busque crescer como
ser humano, por meio do aperfeiçoamento de suas habilidades, buscando
excelência no desempenho das tarefas.
Assim, o
colaborador terá um comprometimento consigo mesmo, sem que ele dependa da
motivação dos seus colegas e dos líderes da empresa.
10. Inteligência emocional
A inteligência
emocional no trabalho é um conceito muito valorizado pelas
organizações, pois se
trata de uma competência profissional que pode impactar diretamente no
comportamento dos colaboradores.
Geralmente, ela se manifesta com a capacidade que o funcionário tem de identificar e reconhecer os próprios sentimentos. Ainda, ela também pode ser entendida como a habilidade de conhecer o comportamento das outras pessoas.
A partir
disso, é possível, interpretar suas ações, ou de outros membros da equipe, da
maneira correta e reagir de forma madura e equilibrada diante dos desafios do
dia a dia.
Portanto,
um profissional que desenvolveu bem sua inteligência emocional é capaz de pensar,
sentir e agir com inteligência e consciência. Assim, ele não deixa seus sentimentos controlarem
suas ações, o que evita traumas, estresse no ambiente de trabalho e conflitos.
11. Flexibilidade
Ser
flexível é uma característica que destaca muitos colaboradores do
restante do time. Essa
habilidade pode ser desenvolvida diariamente. Por exemplo, em situações de
pressão, conflitos ou desafios em que o profissional pode fazer toda a
diferença ao ter flexibilidade.
Geralmente,
as pessoas que precisam lidar com imprevistos e contornar momentos de crise,
além de serem flexíveis, são proativas.
Portanto,
os indivíduos que tem essa competência profissional não têm medo de mudança.
Eles são capazes de se adaptar a essa situação, além de serem bastantes
autoconfiantes.
Além
disso, sabemos que as transformações são comuns no mundo corporativo. Logo, os
funcionários flexíveis são mais requisitados pelas empresas. Isso porque no
mercado atual não há espaço para aqueles que desistem de seus objetivos na
primeira dificuldade.
Nesse
momento, é fundamental se adaptar às adversidades e enxergar os problemas
como oportunidades para crescer e aprender. Essa atitude é interessante tanto para os
gestores quanto para o próprio profissional, que conquistará mais espaço e
aumentará suas chances de sucesso.
12. Capacidade de inovação
Pessoas
que apostam em ideias inovadoras e que saem da zona de conforto são muito procuradas pelas
organizações atualmente. Essa habilidade é ideal para resolver imprevistos e
superar obstáculos no trabalho.
Após
conhecer as principais competências profissionais, é fundamental que os
gestores de RH avaliem esses pontos no momento da aquisição de novos talentos.
Dessa
forma, a empresa recruta colaboradores capazes de contribuir positivamente para
o negócio e trazer resultados satisfatórios aos clientes. Outra questão
importante é que, contratar pessoas com boas competências profissionais
pode diminuir o turnover da
empresa e evitar despesas com demissão e admissão.
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requisitadas pelas empresas!
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