quarta-feira, 14 de agosto de 2019

WhatsApp Business







WhatsApp criou um aplicativo voltado exclusivamente para pequenas e médias empresas. Chamado WhatsApp Business, ele tem recursos extras para ajudar a vida dos empreendedores que atendem seus clientes pelo smartphone.
O app é como se fosse o resultado de um cruzamento do WhatsApp com o Slack, um mensageiro com recursos inteligentes. A interface amigável do WhatsApp é mais sóbria na sua versão para empresas, mas tudo segue simples como no aplicativo para consumidores finais. Testamos o novo aplicativo, confira o principais recursos dessa nova ferramenta de comunicação.
WhatsApp Business está disponível para smartphones Android. Ele se posiciona como uma ferramenta de comunicação com consumidores com capacidades mais sofisticadas do que as dos tradicionais e-mails. A ideia é o poupar um recurso escasso para empreendedores: o tempo.
Com 270 milhões de mensagens enviadas diariamente–grande parte em empresas–, o e-mail ainda está longe de morrer. Mas, para se ter uma ideia da quantidade de mensagens trocadas via WhatsApp, foram 75 bilhões de envios no último Ano-Novo.
Um estudo da consultoria Morning Consult indica que pequenas empresas no Brasil e na Índia usam o WhatsApp para falar com clientes. E mais: o aplicativoajuda no crescimento dos negócios.
Mais veloz, inserido na vida dos brasileiros e funcionando mesmo com sinal fraco de internet, o WhatsApp tem condições para ser um ótimo substituto dos antigos e-mails. É possível até mesmo enviar arquivos de 100 MB pelo aplicativo, enquanto no Gmail, por exemplo, o limite é de 25 MB (arquivos maiores são colocados no Google Drive, serviço de nuvem da empresa).
Alguns dos recursos mais importantes para empreendedores de pequenas empresas são a automatização de mensagens, que permitem atalhos para textos padronizados mais longos, e as estatísticas de mensagens, importantes para verificar o quanto o aplicativo foi útil para os negócios.
Ele não poderia ser uma boa alternativa ao e-mail sem herdar um dos melhores recursos de organização: as etiquetas. E, claro, a companhia comprada por mais de 20 bilhões de dólares pelo Facebook em 2014 e que espera monetizar o aplicativo para empresas com recursos extras, não deixaria essa importante característica de fora do WhatsApp Business.

Mensagens rápidas

O recurso criado ao beber da fonte do Slack e outros apps (como o Telegram) é a automatização de mensagens. Você pode configurar atalhos, como “/obrigado” para criar textos de agradecimento que valorizem a sua companhia e reflitam seus valores, por exemplo.
Além das mensagens personalizáveis, também há mensagens para o período em que você estiver ausente e de apresentação.

Perfil

O perfil da sua empresa no WhatsApp Business é algo que você precisa preencher cuidadosamente. Ele é o cartão de visitas para diversos consumidores em potencial que chegarem a você por esse canal mobile de comunicação. É possível adicionar informações cruciais, como endereço, site oficial, segmento de atuação, e-mail e horário de trabalho.

Métricas

Um recurso interessante para viciados em métricas é o menu de estatísticas, encontrado na seção de configurações da sua empresa. Ele é bem básico, mas pode ser uma maneira de mensurar o uso da sua conta corporativa. Dá para ver dados sobre as mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Etiquetas

Para facilitar a identificação de mensagens, tarefa cada vez mais difícil com o passar do tempo, o WhatsApp Business tem uma função de etiquetas. A ideia é usar marcadores como “pago”, “novo cliente”, “pagamento pendente”, etc. É possível também adicionar novas etiquetas. Para isso, basta abrir uma conversa, tocar no ícone do menu, no canto superior direito da interface e escolher a opção referente a adicionar novas etiquetas.
Não só etiquetas pré-definidas podem ser usadas, mas também é possível criar novas para personalizar a sua experiência de uso do app.
Com mais de 100 milhões de brasileiros usado o WhatsApp no Brasil (mais de 1,2 bilhão mundialmente), o aplicativo pode se tornar uma importante ferramenta para empresas. Mas, talvez, ainda não seja a hora de abandonar o e-mail. Esse antigo método de envio de mensagens ainda tem 3,7 bilhões de usuários globalmente.

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