segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Marketing para PMEs: terceirizar ou contratar uma equipe?

A internet ajudou a popularizar muitos serviços que, até então, eram vistos como investimentos de alto custo e inacessíveis. É o caso do marketing para PMEs, que se tornou uma atividade personalizável para empresas de todos os portes e segmentos de atuação.
Sem falar em sua abrangência (pois o Brasil possui mais de 100 milhões de usuários ativos na internet) e possibilidades de impactar o público-alvo do seu negócio. Além da integração com outras estratégias de marketing tradicional, ajudando a potencializar os resultados.
Quando se coloca os benefícios na ponta do lápis, entretanto, a implementação de uma estratégia marketing para PMEs se transforma em um enigma para o empreendedor. Afinal de contas: terceirizar o serviço ou contratar uma equipe interna para as atividades?
Quer entender como definir a melhor alternativa para os seus objetivos e necessidades? Acompanhe-nos com a leitura deste artigo!

Comece entendendo a relevância do marketing para PMEs

Saber com quem você está interagindo e quais são as melhores maneiras de solucionar os problemas, desafios e anseios dessa pessoa são dois grandes diferenciais do marketing.
E a internet tem contribuído significativamente para ajudar empreendedores a construir a mensagem certa, para o público certo e enviá-la no momento certo para provocar encantamento.
Como resultado, o marketing tem se tornado uma necessidade em que todo tipo de empresa pode investir para se destacar dentro da competitividade de seu setor de atuação. Trata-se de uma etapa natural para qualquer marca se valorizar e estruturar o seu legado.
Para que o investimento obtenha o retorno esperado, o marketing para PMEs pode ser elaborado e sustentado internamente, com uma equipe montada por você mesmo, ou terceirizado e desenvolvido por empresas especializadas.
Cada opção possui suas características. Vamos conferir quais são?

Identifique os potenciais em manter uma equipe interna

Ao concentrar as atividades de marketing nas dependências de sua empresa, fica mais fácil tê-las sob controle e monitoramento, já que muitas informações sigilosas são trabalhadas dentro do contexto estratégico de suas ações.
Além disso, os colaboradores internos absorvem com mais facilidade o DNA da empresa e são cobrados pela gestão de acordo com a política interna.
Existem, ainda, outras vantagens em concentrar internamente o marketing para PMEs, como:

Comprometimento da equipe

É possível contar com profissionais comprometidos ao terceirizar serviços, mas um clima organizacional estruturado e focado na motivação dos colaboradores ajuda os colaboradores a “vestirem a camisa” do seu empreendimento, a se tornarem mais focados em atingir as metas estabelecidas.

Sinergia interna

Gerir equipes e pessoas é uma atividade muito similar à manutenção de um relacionamento: quanto mais o diálogo existe e as partes se entendem, mais afinidade e intimidade existe.

E isso se converte em uma sinergia mais sólida, na qual a troca de informações e experiências acontece com velocidade, harmonia e integração, permitindo que todos entendam os desafios e oportunidades que podem surgir em cada etapa do processo produtivo da empresa.

Desafios em manter uma equipe interna

O primeiro deles é, também, um dos mais populares: o alto custo em implementar e manter uma equipe, já que o investimento será direcionado em diversas frentes, como:
  • profissionais especializados;
  • infraestrutura (espaço físico, equipamentos e softwares);
  • treinamento e capacitação.
São questões que custam, mês a mês, no bolso do empreendedor e devem ser levadas em consideração diante da tomada de decisão.
O treinamento dos colaboradores, inclusive, pode levar tempo, fazendo com que os resultados tardem para acontecerem e, consequentemente, que o retorno dessa estratégia apareça.

Avalie os benefícios em terceirizar o marketing para PMEs

Apostando em mais flexibilidade para estruturar as necessidades da empresa e na redução de custos, muitas empresas têm seguido para a terceirização de serviços.
Para se ter uma ideia de sua relevância: já são quase 13 milhões de trabalhadores terceirizados no país, e muito disso se deve a algumas vantagens, como:

Redução no orçamento

A folha de pagamento pode causar um déficit contínuo no orçamento de uma empresa — especialmente, quando o retorno demora a acontecer, como mencionamos.
Com a terceirização do marketing para PMEs, os recursos passam a ser mais otimizados, trazendo flexibilidade financeira, e esse setor tão importante se torna um custo fixo de serviço para o seu negócio, reduzindo o passivo trabalhista, como os custos com férias e rescisões.
Dessa maneira, deixa de existir também a necessidade em acomodar a equipe e investir em contratações, em tecnologia e também em capacitação dos colaboradores.

Equipe especializada e tecnologia à disposição

Se, por um lado, as empresas gastam menos com a contratação, investimentos e equipamentos, a terceirização permite que se obtenha isso tudo de imediato.
Quer dizer: já existem as ferramentas necessárias para colocar o plano em prática, a expertise dos colaboradores em converter os seus objetivos em resultados e uma compreensão profissional mais ampla do mercado.
Isso pode proporcionar uma conquista mais rápida das metas traçadas, bem como o ajuste mais agilizado das estratégias, caso alguma ação não esteja rendendo o esperado.

Desafios em terceirizar o marketing

Como dissemos, a equipe interna constrói uma sinergia mais rápida, o que pode demorar em se concretizar ao terceirizar setores e serviços, como o marketing.
Esse distanciamento deve ser levado em consideração, principalmente, quando a proximidade e integração entre diferentes setores são necessárias ou exigidas de acordo com a cultura organizacional da empresa.
Vale perceber, também, que o controle sobre as atividades, responsabilidades e busca por resultados passa por um intermediário (a agência contratada), e não diretamente pela sua gestão.
Lembre-se que isso não se configura em colaboradores menos compromissados. Para algumas empresas, entretanto, o monitoramento e controle interno são mais preciosos.

Avalie a melhor opção para o seu negócio

Abrir uma empresa é um processo que passa por diversas decisões que impactam, direta e indiretamente, na rotina de trabalho. Mas, com a análise que você acabou de ler, a sua escolha pode ser muito mais acertada e focada em todas as vantagens que apontamos neste artigo.

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