quarta-feira, 6 de junho de 2018

Proatividade no Trabalho - O que é?

Afinal, o que é proatividade?

Você já deve ter ouvido seu chefe ou colega de trabalho classificar como “proativo” aquele trabalhador que realmente veste a camisa da empresa, está sempre ocupado realizando mil tarefas diferentes e, ainda assim, se oferecendo para assumir mais responsabilidades.
O problema desse conceito é que ele pode ser confundido com “produtividade”, mas a verdade é que há muita diferença entre “realizar várias coisas sem esperar o chefe mandar” e “fazer progressos”.
O real significado de “proatividade” está em assumir controle e responsabilidade total pelas suas próprias ações, planejando-as cuidadosamente para alcançar os objetivos do seu negócio e antecipar necessidades, problemas ou mudanças futuras. Isso implica em focar no que é capaz de trazer resultados positivos, não apenas no que é urgente.

Como identificar quem é proativo e quem não é?

Embora a proatividade seja capaz de se manifestar de várias formas diferentes na personalidade de uma pessoa, algumas características e hábitos são essenciais para distinguir os funcionários proativos dos reativos. As principais delas são:

  • Valorização da formação pessoal

Você já deve ter se deparado com muita gente comemorando a própria formatura na sua universidade, ao dizer “adeus” aos livros e aulas chatas. Talvez, você tenha até sido uma dessas pessoas. Isso reflete uma personalidade indiferente, que desvaloriza a própria educação pessoal.
Pessoas proativas entendem que, quando você para de aprender, a sua vida também para. Por isso, gostam de investir bastante no próprio desenvolvimento intelectual. Seja comprando livros, seja fazendo cursos para se manter atualizados sobre a área em que atuam.

  • Foco no que é importante

Pessoas proativas preferem realizar uma atividade de cada vez, dedicando-se ao máximo para uma execução bem-feita de cada uma delas. Os profissionais que não possuem essa característica estão quase sempre envolvidos em várias tarefas ao mesmo tempo (o famoso “multitasking”) e checando aplicativos (e-mail, redes sociais, mensagens…) constantemente enquanto as realizam.

  • Previsão de acontecimentos futuros

Os profissionais que são mestres em planejamento são capazes de levar possíveis obstáculos no trabalho em consideração. Com isso, exercem seu poder para encontrar formas de superá-los antecipadamente. Esses profissionais possuem um alto nível de proatividade.
Os funcionários mais reativos, por outro lado, estão mais focados no “agora” e dançam conforme a música. Alguns deles possuem certa dificuldade em se programar para o futuro. Por isso, tomam suas decisões baseadas apenas nos eventos que estão acontecendo naquele exato instante.

O que é proatividade no trabalho?

Ao aprender a identificar o que é proatividade no trabalho, provavelmente deve ter se deparado com alguns funcionários que não possuem essa virtude. A boa notícia é que ela pode (e deve) ser desenvolvida e aprimorada dentro da empresa. Veja algumas dicas:

  • Crie uma cultura de confiança e empoderamento

Para desenvolver a proatividade no trabalho, os funcionários precisam ter foco na busca de soluções. Para isso, os gestores precisam deixar claro que apoiam a iniciativa e autonomia no ambiente de trabalho.
Uma boa maneira de demonstrar isso é pedir a apresentação de ideias, confiar nos empregados para tomar decisões e permitir que assumam riscos. Se algum deles sugerir alguma solução original e interessante, incentive-o a colocar sua ideia em prática. E, claro, certifique-se de que seu esforço será reconhecido (independentemente de sua falha ou sucesso).

  • Recompense os comportamentos proativos

Trabalhadores satisfeitos e reconhecidos pela empresa em que trabalham são engajados, produtivos – e sim, proativos. Sendo assim, por que não valorizar aquele profissional que sempre tem ideias novas, assume projetos e sempre busca melhorar seu desempenho?

Já pensou em oferecer gratificações, bolsas de estudos ou aumentos para as pessoas que demonstram que se importam com a empresa? Certamente isso não apenas valoriza esse tipo de comportamento, mas também incentiva os demais funcionários a adotar uma postura semelhante.

  • Estimule a confiança de seus colaboradores

Alguns funcionários podem sentir que são apenas meros empregados. Por isso, não têm o direito de expressar opiniões, ou não há muito interesse por parte da empresa em ouvi-los. É preciso abandonar essa ideia se você quiser que eles sejam proativos.
Fornecer treinamentos de desenvolvimento pessoal, elogiar os trabalhos bem realizados e atribuir-lhes pequenas tarefas de liderança. Essas são algumas formas de estimular a confiança de cada um e mantê-los motivados a participar ativamente do negócio.
Ao incentivar o desenvolvimento de colaboradores proativos (e não apenas funcionários comuns) em sua empresa, ninguém precisará enfrentar problemas e desafios no trabalho sozinho. Além disso, a produtividade e sucesso de cada um só tende a crescer, junto com o bem-estar no ambiente corporativo.
Por: Bianca Lopes - https://meuaio.com/blog

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