quinta-feira, 1 de março de 2018

Dicas para Encontrar o Emprego dos Sonhos

Ficar disponível ao mercado de trabalho é algo desconfortável, inquietante e às vezes desesperador, mas acontece. Se você trabalha é possível que em algum momento, passou, ou vai passar por isso.
O sentimento é de frustração e medo — mesmo que tenhamos uma reserva, seguro desemprego e rescisão, neste momento os custos fixos tornam-se um bicho papão. Com reservas ou não, o futuro incerto amedronta.
Mas não é hora de desânimo, depois do choque, o que nos resta é sacudir a poeira e dar a volta por cima — Posso garantir que existe vida feliz e prospera pós-desemprego. Nada de derrotismo, você é alguém diferente. Como sei disso? Só o fato de estar lendo este artigo prova que não é qualquer um.
Vamos lá, é hora de encontrar um novo emprego, aliás, esse é o seu novo trabalho: encontrar um emprego. Pegue papel e caneta que vai começar o bê-á-bá da busca pelo emprego dos sonhos e digo mais —, um que seja melhor que o último, em todos os sentidos...

EXISTEM VAGAS DISPONÍVEIS? 

Claro que sim e a tendência é melhorar ainda mais. O mercado estará melhorando para o final de 2016 e 2017 entrará a todo vapor. Esses são os prognósticos dos especialistas, apesar de a crise política ainda estar ai, a projeção é que o Brasil estará voltando a crescer.
E mesmo com o país em crise, o que se percebe nas plataformas de anuncio de vagas, nas agências de empregos e nos diálogos com colegas de outras empresas é que existe uma grande demanda por profissionais gabaritados; especialistas e generalistas. 
Existe uma busca gigante pelo profissional ideal. A pessoa certa para a vaga certa. Cada recrutador, empresa ou Head Hunter, querem e precisam encontrar essa pérola perdida no mercado. Saiba que você, o candidato certo, é valiosíssimo, então vamos às práticas assertivas para se fazer encontrar...

O CURRÍCULO

Esse é o primeiro e mais importante passo: a elaboração de um currículo campeão. Não vou focar nos detalhes como estrutura; o que deve conter; se deve ou não ter foto; quantas páginas ou coisas parecidas... Para isso, tem por ai Coachings de carreira.
Aliás, é exatamente sobre isso que quero te falar. O currículo bem feito, elegante e no modelo ideal é o que vai chamar a atenção do recrutador e te levar para a entrevista, portanto meu conselho é:
Contrate um profissional especializado em elaboração de currículo, alguém que viva disso, para te ajudar na elaboração do currículo campeão.
Note que disse ajudar. Sim, por que as informações são todas suas; o que essa pessoa fará é apontar o que colocar, no melhor estilo e com as melhores palavras.
— Há Achiles, agora que estou desempregado não quero e nem posso gastar dinheiro;
— Amigão, sem pirangagem (economia burra) nesse item. Sem essa de pegar o modelo padrão de mercado, pedir uma ajuda para o amigo (só se for especialista na bagaça), ou fazer você mesmo.
Obs.: Agora, se não tem dinheiro mesmo, então tem que estudar muuuuuito o tema, entender sobre currículo campeão e ir para cima.
Existem muitas pessoas e empresas com anos de mercado e especialização em RH, literalmente Coachings de carreira que poderão customizar seu currículo, deixando-o profissional e campeão.
PS.: Você pode fechar um pacote completo com carta de apresentação e também simulação de entrevistas (tema que trato no próximo tópico) por um preço bem interessante.
A ENTREVISTA
Depois de um currículo "das galáxias" chegou a hora de ir para a entrevista. Seu currículo foi escolhido entre centenas e neste momento a empresa já desconfia que você seja o cara ou a "mina" ideal, resolveu te dar uma chance de pisar nos gramados e vestir a camisa de candidato.
Não basta ser bom, tem que convencer o recrutador. Por estar muito tempo fora do mercado, provavelmente você está enferrujado quanto ao que falar, como se vestir e de que modo se comportar. Minha sugestão é:
Contrate no mesmo pacote a ajuda com as entrevistas. Faça simulações reais para treinar.
— Há Achiles, mas eu sou "macaco véio" em entrevista, será que não me viro sozinho?
— Meu amigo, não é hora de correr riscos. Pode ser que você se vire e aprenda na prática, contudo para aprender pode ser que você perca de cara, o emprego dos sonhos. Sem pirangagem gente boa.
Treine antes, para que no dia do jogo possa matar a bola no peito e fazer o gol. Vai por mim, já não é moleza chegar à cara do gol (ser chamado para a entrevista) e, quando a hora chegar você vai arriscar o gol da classificação?
Munido de um currículo ninja, com uma carta de apresentação show e treinado para jogar, agora é a hora de se matricular. Onde deixar/cadastrar o currículo, pagar ou não pagar um site de buscas, como usar as mídias sociais e etc.
Fiz um roteiro muito massa para que você estoure e se recoloque rapidinho. É só seguir Brother. Tudo isso testei na prática:

O QUE FUNCIONA E O QUE NÃO FUNCIONA

LINKEDIN FUNCIONA? Funciona e é essencial. O mundo corporativo está aqui e um perfil bem construído, com uma foto legal e completo, pode abrir portas. Fui e sou encontrado todo tempo pelo linkedIn. Já tive propostas reais de trabalho e estou sempre fazendo network com pessoas sensacionais.
Complete seu perfil já, publique textos e seja interessante (não interesseiro), assim seu perfil estará muito mais atraente. O possível empregador gostará de ver que você tem conteúdo, que lê e compartilha artigos e usa essa rede para se atualizar.
VAGAS.COM FUNCIONA? Funciona muito e é de graça. Já fui contactado inúmeras vezes e tenho amigos que estão trabalhando graças ao cadastro realizado por lá. Assim sendo, desenvolva um perfil completo no Vagas, esse site chega a ser melhor que site pago.
PLATAFORMAS PAGAS FUNCIONAM? Sim, mas cautela. Tem muito site tentando ganhar grana com a atual conjuntura brasileira, normal né, coisas de oferta e demanda.
Posso dizer que existe um que testei e é efetivo. É também o mais famoso entre os pagos, mas não insista, não falarei o nome (só se me pagarem o merchan). Minha dica é: escolha um, aquele que mais falam bem e foque nele, não pague mais nenhum outro. 
CADASTRO NO SITE DAS EMPRESAS: TRABALHE CONOSCO, FUNCIONA? Muuuuuito. Esse é o canal mais democrático e assertivo que já vi. Qual recrutador não gostaria de achar no site da empresa o candidato ideal, sem falar que se você se candidatou lá é porque deseja trabalhar naquela empresa especificamente. Que moral hem!
Cadastre em quantas for possível, nas melhores, facilite o encontro.
NOME SUJO FUNCIONA? Não, não funciona. Seu nome é seu bem mais precioso, ele está atrelado a sua reputação. O empregador não vai querer saber se foi sujo indevidamente, acidentalmente, se foi por R$ 10,00 ou por R$ 10.000,00, ou no período de desemprego. Portanto deixe-o limpinho em todo tempo ou poderá acabar com suas chances.
SER REVOLUCIONÁRIO NAS MÍDIAS SOCIAIS FUNCIONA? De jeito nenhum. Muito cuidado com o que posta nas redes sociais, a partir de agora tudo o que faz, posta, comenta e compartilha estará sendo monitorado e ajudará na decisão sobre sua contratação. Melhor, faça uma limpeza e tire tudo que for de dúbia interpretação.
FAZER CURSOS ENQUANTO PROCURA EMPREGO FUNCIONA? Não só funciona, mas diz muito sobre você. Um bom profissional não para nunca de se atualizar; está a todo tempo se reciclando. Hoje há uma infinidade de cursos gratuitos. Ler também é imprescindível, eu, por exemplo, quando entrevisto alguém sempre pergunto sobre os últimos três livros que o candidato leu, isso pode ser fator de desempate entre dois candidatos iguais.
MANDAR UM E-MAIL DE AGRADECIMENTO DEPOIS DA ENTREVISTA FUNCIONA? Apesar de não ser um ciência exata, penso ser uma boa estratégia, portanto funciona sim. Faz parte da boa educação. Mas cuidado com os exageros e falta de ética. Nada de forçar a barra, seja profissional e agradeça pelo tempo oferecido e pela gentileza na condução da conversa. Se tiver um e-book ou outro conteúdo que escreveu e seja relevante para a vaga compartilhe. A maioria das pessoas lembrarão de você mais tarde na hora de um possível desempate.

OUTRAS DICAS MUITO IMPORTANTES
MOTIVE-SE - Você é a média das cinco pessoas que mais convive. Livre-se de gente medíocre, esqueça o ocorrido na última empresa e por enquanto corte o vínculo com os colegas antigos, não queira saber das "fofocas" da última empresa. Tome café com gente otimista e diga à você mesmo todos os dias na frente do espelho — hoje vai ser um dia incrível, porque você é uma pessoa incrível (isso é poderoso).
ESTABELEÇA METAS - Lembre-se que seu novo emprego é encontrar um emprego, portanto crie uma rotina, nada de acordar tarde. Defina o horário de acordar, se vista bem, tome um bom café da manhã e estabeleça metas: cadastrar currículo em 10 sites de empresas, mandar 15 e-mails, ligar para 03 contatos de minha lista, assistir 2 vídeos no youtube sobre minha área e etc.
CRIE OPORTUNIDADES - A vida premia os ousados, os otimistas, os corajosos e aqueles que estão em movimento. Ligue, mande e-mail, convide para um almoço, mas acima de tudo ajude outras pessoas. Oportunidades geralmente não batem na porta, elas devem ser provocadas.
MUDE DE ROTA SE NECESSÁRIO - Esteja atento ao que está dando certo ou não. Meça todas as suas ações: quanto currículo mandou, pra quem mandou, em quantas empresas cadastrou, quantas ligações recebeu, para quantas entrevistas foi chamado, quantos feedbacks teve e etc. Os números falam muito, percebendo a necessidade, mude as abordagens e até mesmo o currículo.
ENSAIE ANTES - Antes de ir para a entrevista ensaie em casa as respostas para as perguntas mais difíceis. Existem perguntas clichês que certamente o entrevistador vai fazer, ele que saber como você contornou: pontos a melhorar, uma situação difícil com o antigo chefe, uma crise interna com algum subordinado, uma situação real de insatisfação com cliente e por ai vai.
#DICA DE OURO
Para você que leu até o fim, mais uma última dica e essa é talvez a mais importante:
INDICAÇÃO - Estou a mais de 17 anos no mercado e no último atuei como consultor. Passei por muitas empresas e, o que percebi foi isso — sempre que surge uma vaga chave, o gestor pergunta para o time ou para os pares se eles têm alguém para indicar. Ótimos empregos significam: vagas chaves, de confiança e com boa remuneração. É o que buscamos. E a melhor maneira de se conseguir uma ainda é por indicação. 
Agora, isso é uma questão de construção de reputação e confiança. Não dá para fazer essa construção desempregado, isso se faz no dia-a-dia enquanto se trabalha. Quem é boa gente e profissional de qualidade, terá facilidade de acessar antigos contatos como: fornecedores, empresas vizinhas, pares antigos, amigos de faculdade, de infância e solicitar indicações. Faça contato, informe às pessoas que você está em transição de carreira, disponível para novas oportunidades. Isso facilitará sua recolocação.
Por: Achiles Rodrigues - http://www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário