- “Qual é o nosso negócio?”,
- “O que está acontecendo no ambiente empresarial?”,
- “Qual caminho devemos seguir?”.
Esses são alguns dos questionamentos essenciais dentro de uma empresa que deseja formular e implementar um planejamento estratégico voltado para a integração das diferentes áreas da gestão.
Verifica-se que diversas organizações não apresentam uma clara definição da visão e do negócio no qual estão inseridas.
A visão integrada da gestão surge estrategicamente no contexto organizacional com o objetivo de realizar uma análise mais complexa da realidade da empresa através do entendimento da interface existente entre as ações que perpassam todas as áreas da organização, ou seja, negócios, marketing, finanças, projetos, logística e pessoas.
Inicialmente, para que essa visão aconteça, torna-se imprescindível o desenvolvimento e implantação de um modelo de planejamento integrado, assim como a definição dos objetivos estratégicos da empresa. Dessa forma, o gerenciamento da organização acontecerá de forma efetiva, através da interpretação dos objetivos propostos visando sua transformação em ações empresariais.
No âmbito do desenvolvimento do planejamento, o primeiro passo consiste na definição da ideologia da empresa, ou seja,
- a missão “A organização atende a qual demanda?”,
- a visão “Onde estamos? Onde queremos chegar?” e
- os valores “Em que acreditamos?”.
Em seguida, iniciam-se as análises internas “O que temos e o que nos falta?” e externas através da identificação das oportunidades e ameaças.
O próximo passo consiste na formulação da estratégia através dos seguintes questionamentos: “Como chegar lá? Quais ações e recursos serão necessários? Como queremos ser reconhecidos diante do mercado e dos nossos clientes?”.
Por fim, a fase de implantação e gerenciamento dos planos de ação nas diferentes áreas, assim como a fase de controle dos indicadores de resultados.
Uma estratégia de marketing deve estar alinhada ao objetivo empresarial, respeitando a sua cultura e se integrando às diversas áreas funcionais. Exemplificando, se a gerência de marketing decidir lançar um novo produto no mercado, é fundamental analisar quais serão os impactos gerados nas outras áreas da gestão. Dentre as diversas avaliações, em finanças, deve-se questionar se existe viabilidade econômico-financeira; em logística, se existem canais suficientes de fornecimento e distribuição; em pessoas, se haverá a necessidade de capacitação da atual equipe ou de contratação de novos colaboradores para vendas e operações. Assim sendo, uma decisão em marketing implica em inúmeros levantamentos de impactos intra e intersetoriais.
A ausência da visão integrada dos planos de ação ocasiona uma busca desenfreada por resultados desconectados e, com isso, uma ineficiência em se atingir o real objetivo da empresa. É imperativo desenvolver junto aos seus colaboradores uma compreensão e análise sistêmica da estrutura funcional, visando trabalhar, de forma interdependente, os diversos setores da organização.
Copiado: http://rdmarketing.com.br
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