Introdução
Desde o início do século XX, quando começaram
a aparecer os controllers nas organizações americanas, existe interesse em
conhecer as atribuições que eles desempenham. De uma função eminentemente
contábil, o controller ocupa hoje outras posições, tornando-se um profissional
indispensável na gestão empresarial.
Na atual dinâmica da economia
global, as empresas são obrigadas a estar sempre em compasso de transição.
Nesse cenário, o controller tem papel importante, gerando informações
confiáveis e eficazes, supervisionando os setores de contabilidade, finanças,
administração, informática e recursos humanos, tomando decisões que envolvem a
todos e principalmente atuando constantemente em mudanças (de mercado,
tecnologias, sistemas de gestão, etc.), assumindo assim, um papel fundamental
dentro das organizações.
A Controladoria é um segmento da
Contabilidade, mas também pode ser definida como ramo da Administração,
dependendo do enfoque dado pelos gestores e contadores, responsáveis pelo
suprimento de informações aos tomadores de decisão. A Controladoria tem como
funções principais exercer os controles contábeis, financeiros, orçamentários,
operacionais e patrimoniais da instituição. Com sua visão ampla e generalista,
o controller influencia e assessora todos os outros departamentos da empresa,
onde as informações são geradas e colocadas à disposição dos executivos para a
tomada de decisões. Devido a esse fato, ela pode ser dividida didaticamente em
Controladoria Administrativa e Controladoria Contábil, mas na prática
profissional isso não é muito comum pois ambas as partes costumam ficar sob a
égide de um único gestor (controller ou controlador).
Ainda do ponto de vista contábil,
devido a esse relacionamento estreito com a Administração, a Controladoria pode
ser considerada como pertencente ao ramo especializado da Contabilidade
administrativa.
Resumidamente, podemos destacar
que o papel do Controller tem se
expandido de um Contador voltado para
atribuições básicas, para um profissional voltado para gerenciamento com
habilidades interpessoais que o qualifica a interagir com outros departamentos,
bem como gerenciar atividades de um crescente e bem preparado grupo de
colaboradores. Desta forma o papel do moderno Controller requer pelo menos
muita experiência em administração e amplo conhecimento contábil.
Este trabalho tem por objetivo
analisar as atividades dos controllers para compreender alguns aspectos
relativos ao exercício do cargo, tais como, funções desempenhadas, habilidades
requeridas e formação acadêmica. Espera-se com os resultados obtidos auxiliar a
compreensão das funções do controller e promover a valorização deste
profissional tão importante na gestão das organizações.
Contabilidade
Contabilidade é a ciência que
estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma
entidade. O nome deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina
oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade), a contabilidade
é uma ciência social, da mesma forma que a Economia e a Administração (esta por
vezes considerada um ramo da Sociologia). Mas é comum autores refutarem essa
condição científica, colocando-na como técnica ou arte. Nessas acepções
alternativas, por exemplo, há quem a defina numa conotação tradicionalmente
jurídica, como a arte de organizar os livros comerciais ou de escriturar
contas.
Administração
A Administração (do latim:
administratione) é o conjunto de atividades voltadas à direção de uma
organização utilizando-se de técnicas de gestão para que alcance seus objetivos
de forma eficaz, com responsabilidade social e ambiental.
A administração é uma ciência
exata que exige um profissional altamente afinado com os resultados, capaz de
analisar a Contabilidade Gerencial (receitas, despesas e balanço patrimonial),
o Cash Flow, vendas e produção. É muito comum as empresa nacionais de médio e
pequeno porte acharem que têm controle sobre seus custos.
Lacombe (2003, p.4) diz que a
essência do trabalho do administrador é obter resultados por meio das pessoas
que ele coordena. A partir desse raciocínio de Lacombe, temos o papel do
"Gestor Administrativo" que, com sua capacidade de gestão com as
pessoas, consegue obter os resultados esperados. Drucker (1998, p. 2) diz que
administrar é manter as organizações coesas, fazendo-as funcionar.
Controladoria
A Controladoria é um segmento da
Contabilidade e surgiu para ampliar e disseminar o entendimento do processo de
gestão. Essa área identifica a razão de ser de uma organização e quais fatores
estão contribuindo, ou não, para a eficiência e eficácia de suas operações, de
forma que se assegure a continuidade do negócio pela geração contínua de
resultados econômicos favoráveis. O encarregado pela área de Controladoria em
uma empresa é chamado de Controller ou Controlador. Tal área é considerada um
órgão de staff, ou seja, de assessoria e consultoria, fora da pirâmide
hierárquica da organização.
Surgiu nas grandes organizações
norte-americanas, com a finalidade de realizar o controle centralizado de todos
os negócios da empresa, envolvendo, inclusive, suas filiais, subsidiárias,
divisões etc. Nessa fase, essa função era exercida por profissionais da área
financeira ou contabilidade, devido às suas experiências em manipular
informações econômico-financeiras, além da ampla visão sistêmica que dispunham
da dinâmica empresarial.
Assim, trata-se de um órgão
dotado de missão, objetivos e metas para sua própria atuação. A missão da
controladoria é otimizar os resultados econômicos da empresa, para garantir sua
continuidade, por meio da integração dos esforços das diversas áreas.
A Controladoria na sua essência é
um modelo de gestão, ou seja gestão de sistemas integrados em toda a
organização, que serão monitorados por um controller, desempenhando sua função
de maneira muito especial. Dentro do ambiente contábil e financeiro da
organização, responsável de organizar e reportar informações relevantes para a
tomada de decisão nas organizações.
Para Nakagawa(1993), “O
controller acaba tornando-se o responsável pelo projeto e manutenção de um
sistema integrado de informações, que operacionaliza o conceito de que a
contabilidade, como principal instrumento para demonstrar a quitação de
responsabilidades que decorrem da accountability da empresa e seus gestores, é
suportada pelas teorias da decisão, mensuração e informação”.
As informações são levadas, ou
melhor, gerenciadas pelo setor de Controladoria. O controller, cargo de staff
entre gerentes e diretores, possuí a missão de trabalhar todas essas
informações geradas pelo setor contábil, e só é possível para o controller ter
sucesso nesse apoio a gestão empresarial, se a Contabilidade gerar as
informações corretas, no tempo exato para que elas possam acontecer.
A Controladoria é o olho mágico,
uma ferramenta que vai tornar disponível ao tomador de decisões as informações
necessárias que irão aumentar o controle e o conhecimento do seu business, bem
como demonstrar o efeito de cada componente de custo ou receita na análise dos
resultados empresariais. A controladoria assume que o processo de gestão ideal
deve ser estruturado com base na lógica do processo decisório, contemplando as
seguintes etapas: planejamento, execução e controle. Além disso, ser apoiado
por sistemas de informações que subsidiem as decisões que se fizerem
necessárias em cada uma dessas fases.
O ato de gerir pode ser entendido
como um conjunto de atividades capaz de conduzir a organização ao cumprimento
da sua missão.
Para Chiavenato, gerir é
"interpretar os objetivos propostos pela empresa e transformá-los em ação
empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos
os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim
de atingir tais objetivos".
Controller
O “Controller” é um profissional
pago para analisar os números, reunindo todas as informações quantitativas
necessárias como, rentabilidade, taxas, investimentos, resgates, despesas,
captação, custo, empréstimos, riscos, Cash Flow e etc. Tem pleno conhecimento
da vida financeira da empresa. O "Controller" promove o conhecimento
do conjunto de todas as variáveis relacionadas ao abrangente campo da
controladoria organizacional, consolidando uma visão estratégica e integrada da
gestão de finanças e controladoria empresarial, buscando a relação entre os
diversos desempenhos da empresa. Ele sabe exatamente tudo o que ocorre na
organização.
A Contabilidade como Ferramenta
de Controle
A Ciência Contábil, tem por
finalidade, assegurar o controle do patrimônio administrado, através do envio
de informações e orientação necessárias à tomada de decisões a respeito da
composição e das variações do mesmo como também no que se refere ao resultado
das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins,
que podem ser lucrativos ou simplesmente sociais, culturais, beneficentes ou
outros.
Nash e Roberts(1984), definem de forma
interessante o sistema de informação para as organizações.
“O sistema de informações é uma
combinação de pessoas, facilidades, tecnologias, mídias, procedimentos e
controles, com os quais se pretende manter canais de comunicação relevantes,
processar transações rotineiras, chamar a atenção dos gerentes e outras pessoas
para eventos internos e externos significativos e assegurar as bases para a
tomada de decisões inteligentes”.
As funções do controller
Tradicionalmente, o controller
não ocupa posição hierárquica de comando, mas de staff junto ao mais alto nível
de uma organização, prestando serviços de gestão de informações para apoio ao
processo decisório e acompanhando a evolução das atividades da empresa. É um
profissional que conhece profundamente a empresa e o negócio em que ela atua.
Este profissional deve ter uma
visão voltada ao futuro das atividades da companhia, fazendo um balanço entre
o planejamento administrativo definido no passado e os eventos que ocorrem no
presente, destacando as implicações dos eventuais desvios no futuro da
empresa. É do controller a responsabilidade pelo planejamento e implantação de
um sistema de informações adequado aos diversos níveis da companhia.
Nos tempos atuais, de avanços
tecnológicos acelerados e de ciclos de mudança cada vez menores, aliados às
constantes modificações nas legislações que ocorrem-nos diversos mercados em
que as empresas atuam, o controller deve ser um profissional multifuncional,
com conhecimento e experiências nas áreas contábil, financeira e administrativa.
Formalmente, o controller deve
apresentar formação em contabilidade, com conhecimentos avançados em sistemas
de informações gerenciais, tecnologia da informação, aspectos legais dos
negócios e visão empresarial, métodos quantitativos de análise de informação e
processos de produção de bens e serviços.
Na prática, as ofertas de vagas
disponíveis para a posição incluem fluência em inglês, conhecimentos e
experiências em elaboração de relatórios de resultados conforme os USGAAP,
atuação em sistemas integrados de gestão, como SAP, e conhecimentos profundos
em planejamento estratégico e tributário. São citados como diferenciais o
conhecimento em sarbanes-oxley e aplicação de ferramentas de avaliação como o
Balanced Scorecard.
O Controller é o profissional que
gerência uma série de atividades chave na empresa, monitora os ativos e entrega
os demonstrativos financeiros. Fator chave diz respeito à alta necessidade de
ser o Controller preparado para exercer uma interação ampla com os vários
departamentos da empresa.
Por outro lado o Controller tem
um fundamental papel de coordenar uma equipe capacitada e preparada para fazer
face às modernas atribuições da função contábil.
Em entrevista ao Sr. José Bahia,
Controller Latin América da LSG Skychefs do Brasil, empresa multinacional
alemã, líder mundial no seguimento de “catering” aéreo, complementou com as
seguintes informações:
“ O Controller no exercício de
suas funções principais, além do conhecimento técnico que lhe é exigido, como,
planejamento e controle, área tributária, mercado financeiro, contabilidade,
orçamento empresarial e outras, este profissional deve também ter a habilidade
necessária para a formação de talentos profissionais, treinando, capacitando e
mostrando horizontes e perspectivas para os que com ele trabalham.”
Conclusão
Os modernos conceitos de
Controladoria indicam que o controller desempenha sua função de controle de
maneira especial, isto é, ao organizar e reportar dados relevantes, exerce uma
força ou influência que induz os gerentes a tomarem decisões lógicas e
consistentes com a missão e objetivos da empresa.
Geralmente o controller acaba
tornando-se o responsável pelo projeto, implementação e manutenção de um
sistema integrado de informações, que operacionaliza o conceito de que
contabilidade, como principal instrumento para demonstrar a quitação de
responsabilidades que decorrem da accountability da empresa, a planejarem,
executarem e controlarem, adequadamente as atividades de uma empresa, sejam
elas de suporte ou operacionais, utilizando com eficiência e eficácia os
recursos que lhes são colocados a sua disposição. O controller é o gestor desse
sistema, na qualidade de principal executivo de informações de uma empresa.
O "Controller" é, na
verdade, a coesão do gerente financeiro e do contador, que tem por objetivo
reduzir os custos operacionais e administrativos, maximizando lucros, através
de um adequado gerenciamento de caixa com projeção de recebimentos e
pagamentos, balanços com controle de custos, despesas, receitas, vendas e
faturamento e, também, a guarda das informações.
Copiado: http://www.artigonal.com/
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