O sistema de produção Toyota mostrou ao mundo durante anos e claro, perpetuou diversas ferramentas que são utilizadas e sempre serão lembrados, hoje venho falar sobre uma das mais importantes ferramentas que é Just In Time que auxilia na programação de uma linha de produção, realizado sua manufatura no momento e quantidade ideal.
Pense como seria uma empresa sem a programação de produção, ou seja, sem planejar compras de matéria prima e atender prazos conforme necessidade do cliente final, seria um desastre total, pois é exatamente nesta necessidade que o Just In Time funcionar como uma ferramenta de Gestão.
O sistema JIT funciona exatamente na Gestão de produção conforme a necessidade do cliente, ou seja, conforme demanda solicitada, partindo deste conceito o processo de compra é iniciado conforme esta necessidade.
Embora muitas empresas não consigam ou confiem nesta técnica de planejamento, vejo que o fundamental é a capacitação de todos os setores e pessoas que farão parte deste processo.
Devemos pensar na análise de risco de cada fornecedor, avaliando sua capacidade produtiva e de fornecimento dentro do prazo, pois esta situação pode acontecer em qualquer momento gerando atrasos e problemas na entrega, realize auditorias de qualificação ou uma própria pesquisa para avaliar o nível deste risco no fornecimento.
Elabore um procedimento específico para o processo de fornecimento, considerando todos os fatores necessários para atendimento neste processo, deixando claro prazos, valores, embalagens e em muitos casos até mesmo o custo atrelado em caso de atraso.
Lembrando que o sucesso do JIT pode ser melhorado com a aplicação do Kanban que foi apresentando em artigo anterior.
O JIT surgiu no Japão, no ínicio dos anos 50, tendo como criador à Toyota Motor Company, que buscava a melhoria no tempo de produção de veículos com modelos diferentes sem atraso.
Esta filosofia logo depois acabou gerando ótimos resultados e outros fabricantes japoneses adaptaram o modelo as suas fábricas, tornando este mercado muito mais competitivo devido a esta aplicação na Gestão do tempo.
Objetivos do JIT
- Produção e entrega dos produtos dentro do prazo objetivo;
- Otimizar o sistema de produção;
- Melhoria continua dos processos.
É claro que buscar a melhoria contínua requer um trabalho antecipado de planejamento e ação, para isso devemos aplicar toda e qualquer melhoria de processo na busca por resultados, atendendo as metas necessárias para o bom funcionamento do JIT.
Portanto temos ai uma clara observação ao uso de diversas ferramentas para um único propósito que a de fornecedor dentro do prazo correto.
Necessidades na implementação do JIT
Abaixo relacionei alguns pontos importante para o uso do Just In Time, onde podemos tomar ações antes de pensar utilizar este método.
- Envolvimento direto da alta direção;
- Avaliação de desempenho desta implementação;
- Conhecimento de toda a sistemática dos processos envolvidos;
- Envolvimento das pessoas;
- Qualificação.
As vantagens do Just In Time
Pense no uso do Just In Time e observe os seus resultados diretamente ligados nos custos diante da redução de compra desnecessárias, a Qualidade objetivada em produção menor e a flexibilidade da programação, pois com isso podemos gerenciar prazos e quantidades.
Então fica a dica de uma ferramenta que ajuda na busca pela produtividade perfeita.
Fonte: Zafenate Desidério - http://www.qualidadebrasil.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário