sexta-feira, 6 de julho de 2018

Auto Responsabilidade – A sua característica mais valiosa


Por que auto responsabilidade é a característica mais valiosa que uma pessoa pode ter? 

É impressionante como puxar toda a responsabilidade do que acontece a sua volta para você pode mudar drasticamente a sua vida. Ás vezes parece meio cruel pensar dessa forma e muitas pessoas se sentem irritadas e até injustiçadas com essa afirmação. Mas felizmente ela faz todo o sentido quando você começa a aplicá-la no seu dia-a-dia. Um grande estudioso da auto responsabilidade, Paulo Vieira, Coach renomado internacionalmente e autor de livros Best Seller como o Poder da Ação e Fator de Enriquecimento, descreve tanto no livro Autorresponsabilidade quanto no Poder da Ação as 6 leis da Auto responsabilidade.

Começamos a aplicá-las e já estamos vendo muitas mudanças nas nossas vidas… claro que nem tudo muda da noite pro dia… o ser humano sempre está em constante crescimento e ainda que leia 1000 vezes a mesma frase… sempre a verá com uma visão nova e consequentemente absorverá novos aprendizados. Essas são as leis que têm transformado a vida de muitas pessoas:
1 – Se é pra criticar (os outros) cale-se
Quem aqui acredita em criticas construtivas? Convenhamos… a palavra critica já vêm cheia de peso e acaba deixando qualquer auto-estima para baixo. Se você é do tipo de pessoa que adora criticar comece a pensar na solução… dê uma sugestão… quando você critica alguém você está tirando a responsabilidade sua de agregar valor a alguma atitude e colocando toda a culpa em cima de outra pessoa. Tente dar uma sugestão ou uma ideia… Se a crítica for inevitável ela deve vir entre elogios verdadeiros (no início e no fim).
2 – Se é para reclamar, dê sugestão;
A única coisa que conseguimos reclamando é provar a imperfeição e a incapacidade da outra pessoa tornando a você (teoricamente) mais superior e capaz. Não devemos nos calar frente a um funcionário ou alguém que fez algo muito errado… mas devemos mostrar desde o início nossas expectativas e falar sempre de fatos e dados… e nunca se pronunciar através de sentimento e percepções individuais. Dê sugestões, fale do futuro e elogie.
3 – Se é para buscar culpados, busque solução
Buscar culpados é a maneira mais fácil de tirar a responsabilidade completamente de você… é muito fácil culpar o governo, seus pais, seus filhos ou qualquer outra pessoa que te deixa enfurecida… mas o que devemos mesmo é perceber o que nós podemos fazer diferente em relação a isso. Como podemos tornar nossos filhos mais obedientes, ou tirar toda a responsabilidade sobre nós das costas dos nossos pais? Como podemos nos responsabilizar pelas nossas falhas no trabalho e para de criticar nossos chefes? Como podemos para de reclamar e criticar nossos maridos e namorados/as e mudar de fato nós mesmos para que então eles mudem? O que podemos fazer?
Essa autoconsciência vai gerar grandes mudanças na sua vida… principalmente se partir de você. Quando você muda… as pessoas ao seu redor mudam… tudo é uma questão de ação e reação. Entender as reais necessidades das pessoas que estão por perto de você e dar a elas o que elas realmente precisam, vai te gerar uma vida muito mais plena e tranquila… além de recíproca em todos os sentidos. Tudo o que emanamos recebemos de volta!
4 – Se é para se fazer de vítima faça-se vencedor
“Se você, de fato, quer chama a atenção, ser querido e amado admirado, viva como um vencedor, aja como um vencedor, fale como um vencedor.” (Paulo Vieira – O Poder da Ação)
Quando crianças recebemos a mensagem de que o fato de estarmos doentes ou tristes nos traria um grande retorno dos nossos pais (eles cuidariam e nos dariam mais atenção do que o normal), quando adultos porém, as coisas mudam… ninguém consegue atenção por muito tempo por estar se mostrando fraco ou cheio de problemas… todos tempo problemas, então não super valorize os seus… as pessoas vão te dar a atenção que você precisa naquela hora, mas talvez não queiram mais voltar. Use palavras de construção… mostre sua força como ser humano, seja positivo, edifique a vida do outro através de palavras e seja um exemplo no que você têm de melhor (todos temos um melhor para dar ao mundo)…. assim você terá toda a atenção e carinho do mundo.
5 – Se é para justificar seus erros, aprenda com eles
Nossos erros são fundamentais nas nossas vidas… são através deles que crescemos e estamos aonde estamos… na verdade retire a palavra Erro, troque por aprendizado… seja aprendiz de você mesmo… e tudo tende a melhorar… afinal você não vai mais repetir aquele engano.
Quando a gente justifica, estamos tirando na hora qualquer responsabilidade dos nossos atos. Ou seja… muito provavelmente vamos repetir toda essa história de novo. Por isso… vamos morder a língua na hora de justificar (Ah mas… XXXXX) corta, confesse, assuma, se responda como pode ser melhor e diferente na próxima vez.
6 – Se é para julgar pessoas, julgue suas atitudes
“Ser auto responsável é ter a certeza absoluta, a crença de que você é o único responsável pela vida que têm levado, consequentemente você é o único que pode mudar-la e direcionado-la.” (Paulo Vieira – O Poder da Ação)
A conclusão é que enquanto não assumirmos que todas (atenção – TODAS) as nossas ações estão levando a gente para algum lugar, seja ele bom ou ruim nunca sairemos desse lugar ok?!

Afinal o que não está no nosso controle não pode ser modificado por nós! Então se quisermos romper algum tipo de sofrimento que estejamos cultivando ao longo da vida… seja ele falta de dinheiro, corpo não ideal, profissão frustrante, relacionamentos de má qualidade… ou qualquer outro sentimento que fisgue nossos corações todos os dias… devemos então mudar uma atitude ou algo dentro da gente para então mudarmos esse sentimento. Já estou aplicando em algumas coisas… minha irmã também… depois que você começa dicas vão caindo diariamente… e você sempre encontra mais outros caminhos diferentes para tomar.

Vamos ser os mestres dos nossos destinos e capitães das nossas almas… vamos ser o nosso melhor todos os dias! Vamos transformas nossa rotina nos melhores dias das nossas vidas! Vamos nos auto responsabilizar mais… e fazer a diferença do mundo começar exatamente dentro da gente! Vamos controlar os sentimentos e as ações sobre a qual de fatos temos controle!

Copiado: http://www.afortunadas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário