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Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

As Características de um Líder e os Melhores Líderes da História!

conceito de liderança vem sendo revisado ao longo do tempo, principalmente em função de discussões que envolvem o papel do líder dentro do universo corporativo.
Mas de fato, liderança define a capacidade de influenciar outras pessoas, incentivando-as a trabalhar com entusiasmo, em prol de um projeto comum.
Assim, esse conceito tem sido moldado para ganhar um formato gerencial.E neste ponto, vale lembrar que empresas são, em linha gerais, entidades organizadas com a finalidade de obter lucros financeiros por meio da atuação de profissionais especializados em diversas áreas do conhecimento.
E o líder é justamente o responsável por interagir com todos os colaboradores, exercendo essa influência, de modo que as equipes realizem determinadas tarefas, garantindo que os objetivos planejados, sejam atingidos.

O estilo de liderança

Porém, existem diversos estilos de liderança.Essa variação acontece, pois as atitudes e comportamentos do líder estão fundamentados em algumas questões particulares – como experiências anteriores, crenças, ideologias e no próprio modelo mental.
E essa “bagagem” faz com que os estilos de liderança se distingam, sendo mais ou menos eficientes, de acordo com as características e peculiaridades de cada equipe.Assim, é possível encontrar líderes democráticos, meritocráticos, liberais, autoritários, paternais ou motivadores, além do líder transformador, servidor e coach.
Sendo que esses três últimos estilos – ou uma mescla deles – tem demonstrado melhores resultados, a curto, médio e longo prazos.De fato, o maior propósito da liderança deve ser ajudar o time a se desenvolver em vários aspectos, fazendo com que todos atinjam um desempenho extraordinários.
Assim, líder derruba as antiquadas barreiras hierárquicas e consegue horizontalizar a gestão.Além disso, o líder deve orientar e dividir com o grupo, uma visão sistêmica e abrangente do negócio – de modo que os liderados compreendam as possibilidades e principalmente, o que deve ser feito.
Ao mesmo tempo, precisa fornecer ferramentas e criar condições para que todos possam evoluir, superar metas e vencer desafios.E ainda, inspirar através do exemplo – com uma postura positiva, que inclui ética, honestidade, imparcialidade, coerência, humildade, equilíbrio emocional e muita determinação.
Deste modo, é possível conquistar a confiança, a admiração e até mesmo, a simpatia da equipe.Paralelamente, consegue estar presente e acessível, orientando, aprendendo e ensinando, assim, é capaz de reter talentos e construir um clima organizacional colaborativo.

A teoria dos 9 Cs

Segundo Lee Iacocca – lendário executivo do setor automobilístico – as características de um líder são marcantes e balizam a teoria dos 9 Cs. Confira agora quais são essas características:

Curiosidade - A curiosidade é um elemento indispensável para o processo de aprendizado contínuo.

Por isso, o líder busca sempre novas informações – através de leituras, pesquisas e participação em eventos, seminários e feiras. Desta forma, se mantém atualizado sobre novas tendências, tecnologias, concorrência e nichos de mercado.Além disso, o líder também está sempre disposto a ouvir opiniões e sugestões, com empatia. Afinal, colaboradores, parceiros do negócio, fornecedores e clientes são fontes inesgotáveis de ideias e soluções.
Essa habilidade lhe garante diferentes perspectivas, que podem ser muitos úteis no dia a dia – principalmente para a tomada de decisões estratégicas.A curiosidade mantém o líder em movimento, procurando novas possibilidades para ampliar a operação.

Criatividade

A criatividade costuma ser alimentada pela curiosidade e pelo conhecimento.Assim, o líder é capaz de enxergar alternativas para os problemas atuais e também, novas oportunidades para a empresa.
Essa criatividade é importante para a otimização de processos, redução de custos, racionalização de recursos, eliminação de gargalos, desenvolvimento de novos produtos ou serviços e claro, para a identificação de chances de expansão.A flexibilidade e a versatilidade também fazem parte deste mesmo contexto.
O líder incentiva a inovação e reconhece a necessidade de uma adaptação rápida às mudanças, eliminando as resistências e bloqueios – pessoais e da equipe.

Comunicação

Uma das características de um líder é ser também um bom comunicador.Neste sentido, é preciso incluir a utilização de mecanismos eficazes para compartilhar informações, disseminar condutas, indicar prioridades, direcionar os trabalhos, além de esclarecer dúvidas.
Atualmente já existem diversas soluções que podem agilizar a comunicação entre líder e liderados. Os softwares integrados, aplicativos, chats e redes sociais corporativas, são bons algumas opções.Mas o contato pessoal não pode ser esquecido e por isso, as reuniões são tão importantes. Nestes encontros, o líder consegue alinhar expectativas, tratar objeções, responder a perguntas e principalmente, encorajar a participação e a colaboração de todos.
Essa prática garante a formação de equipes mais completas, atuantes, questionadoras e críticas – o que favorece o desempenho e a produtividade coletiva.

Caráter

O caráter é a integração entre as virtudes e defeitos morais do indivíduo e é evidenciado por uma série de posturas, demonstradas no cotidiano.Altruísmo, retidão, neutralidade e isenção, suportam as iniciativas e as decisões do líder.
Saber a diferença entre o certo e o errado, ter humildade para reconhecer as próprias falhas e manter a firmeza de propósito – são atitudes que complementam esse perfil.E o caráter é confirmado também pela coerência na gestão, que preza pela reputação e pela imagem da empresa – repudiando condutas ilícitas e eliminando desvios, fraudes e a corrupção, ativa ou passiva.
Também é preciso separar caráter de habilidade.Enquanto o primeiro determina que o profissional é, a segunda indica sua capacidade de realização.Por isso, muitos líderes chegam ao topo, mas não se sustentam, pois são tomados por orgulhos e vaidades.Ou seja, a falha de caráter se evidencia diante do sucesso, da bajulação e do aliciamento.

Coragem

Neste caso, é preciso lembrar que arrogância e intolerância são sinais de imaturidade e insegurança, por isso, não podem ser confundidas com coragem.De fato, coragem é uma força interior, que evita a prostração, mesmo diante do medo, de incertezas ou de intimidações. Está diretamente relacionada ao caráter e ao comprometimento com uma causa.
E a coragem também é um componente que garante a distância da zona de conforto – afinal, zona de conforto é definida pela psicologia, como um conjunto de ações, pensamentos e comportamentos, que um indivíduo mantém e que o coloca em uma situação conveniente, longe de temores ou ameaças.Nessa condição, o profissional fica preso a um desempenho mediano e limitado. Por isso, o líder assume uma posição contrária a essa comodidade, buscando sempre novos desafios.

Convicção

A convicção é a certeza que um indivíduo possui, sobre algo em que acredita. O líder defende suas opiniões, valores e aspirações, com paixão.Mesmo que pareça visionário ou pouco realista, insiste em uma argumentação rica e entusiasmada, para convencer a todos, através da influência.
E essa convicção é um dos fatores que inspiram os seus liderados, pois muitos compartilham destes mesmos princípios e veem no seu líder, um verdadeiro representante.Além disso, na esfera empresarial, há sempre uma certa instabilidade e claro, uma forte dependência em relação a situação econômica do país.
Crises, inflação, variação do câmbio, restrição ao crédito e queda nas vendas – são alguns aspectos que  impactam diretamente nos resultados operacionais.Assim, surgem as incertezas, que afetam negativamente o desempenho das equipes.Nestes momentos, a convicção do líder produz a tranquilidade e a motivação necessárias, para que os profissionais voltem a atuar com excelência.

Carisma

Carisma é uma habilidade inata, que gera encantamento e fascinação nos demais – através de atitudes, comportamentos e resoluções.O líder é carismático pois possui um conjunto de qualidades que o caracteriza como um profissional notável, admirável, confiável – e dentre essas qualidades estão a autoestima, a aptidão para assumir riscos, altos níveis de energia interna, o poder de persuasão, bom humor, gentileza e a vocação para a articulação.
Na verdade, a palavra carisma vem do grego e significa ter a capacidade de agradar, atrair e cativar as pessoas, despertando atenção e interesse.Está associado, principalmente, a profissionais bem-sucedidos, em diversas áreas de atuação, e que se sobressaem devido a uma personalidade forte e impactante.

Competência

Um líder, precisa desenvolver competências técnicas, gerenciais e comportamentais, para então ser capaz de conduzir sua equipe com eficiência.Assim, o aprendizado deve ser contínuo, através de cursos de atualização, especialização ou pós-graduação e também, de iniciativas para o aperfeiçoamento do potencial de liderança – como o coaching de carreira, o mentoring, os feedbacks e as autoavaliações.
Assim, é possível trabalhar o autoconhecimento, reconhecer os próprios defeitos, preferências, ambições e aptidões – e definir um plano para corrigir as fraquezas e aperfeiçoar as habilidades mais exigidas no universo corporativo e no ambiente empreendedor.Com essa preparação, é mais fácil conquistar resultados importantes para o negócio – com o envolvimento de equipes talentosas e engajadas.Por isso, essa competência deve se refletir também na gestão do capital humano.

Senso comum (common sense)

Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, ou seja, são noções admitidas por praticamente todos os indivíduos.Trata-se da sabedoria adquirida a partir de experiências, vivências e observações.O senso comum se caracteriza por conhecimentos acumulados e que permitem enxergar a longo prazo.
Por isso, outra característica de um líder é compreender o mercado, as demandas, os concorrentes e os impactos provocados por variáveis externas. Todas essas informações possibilitam um planejamento consistente e evitam o imediatismo.Assim, é possível manter o foco em questões estratégicas.E ao compartilhar essa visão com a equipe, o líder indica claramente o caminho a ser seguido para a obtenção dos resultados esperados e ainda demonstra controle sobre a situação.
Desta forma, também consegue conquistar a confiança de seus liderados.Há quem advogue que é necessário incluir mais um item à esta teoria.De fato, não seria exatamente de uma característica pessoal a ser acrescentada e sim, uma habilidade.De acordo com executivos, empresários e gestores, a capacidade de gerenciar a Crise, deveria fazer parte desta lista.

Exemplos de líderes mundiais que inspiram os empreendedores

Alguns líderes são reconhecidos mundialmente – por sua visão sistêmica, coragem, persistência ou pela paixão.E por isso, são exemplos para novos empreendedores.Dentre os mais famosos e admirados, estão:

Bill Gates - Com 21 anos já era um dos empreendedores mais bem-sucedidos da história. Ao lado de seu amigo e parceiro empresarial, Paul Allen, fundou a Microsoft — a mais importante empresa desenvolvedora de softwares de todo o planeta.

Bill Gates construiu um império e modificou definitivamente, a forma como a sociedade se comunica e relaciona.Como líder, Gates recomenda que todos os empresários exercitem suas ideias e o pensamento criativo, diariamente – evitando rotinas, de modo a aguçar a percepção sobre detalhes, alternativas e possibilidades.

Jorge Paulo Lemann - Dono de uma das maiores fortunas do país, Lemann é um dos controladores da AB InBev, a maior cervejaria do mundo, além da Burger King, ALL e Lojas Americanas, apenas para citar as principais.

Foi o precursor na introdução da meritocracia na gestão de suas empresas – através de metas agressivas de crescimento e redução de custos, atreladas a altos bônus em dinheiro e ascensão profissional.É conhecido por sua determinação, disciplina e capacidade de inovar.

Walt Disney - Walt Disney faleceu antes mesmo de inaugurar seu famoso parque.

Criou uma empresa que é referência mundial e que tem como foco, buscar a perfeição e conquistar resultados cada vez maiores e melhores – através de clientes satisfeitos e fidelizados.A Disney tem como premissa, valorizar a cultura organizacional voltada para o sucesso, com líderes de alta performance, que estimulam um ambiente colaborativo.Entre os ensinamentos deixados por esse líder, está a valorização do indivíduo e adoção de práticas que garantam o engajamento e motivação dos liderados.

Steve Jobs - Falecido em 2011, foi responsável pela fundação da Apple. Com sua criatividade, perfeccionismo e espírito de liderança, Jobs conquistou não apenas consumidores, mas também, fãs da marca.

Provou que uma cultura organizacional bem definida é um elemento indispensável para a competitividade de uma empresa.Como líder, Jobs procurava compartilhar sua visão com seus colaboradores, de forma a reforçar o comprometimento de todos com o negócio, com a missão e com os valores corporativos.

Bernardo Rezende - Um dos técnicos mais vitoriosos do mundo, é conhecido por ter conquistado muitos títulos para o vôlei no Brasil.

Bernadinho valoriza, acima de tudo, a motivação de seus jogadores, com uma liderança impecável.Determinado, firme e passional, é um apaixonado pelo esporte e possui diversas características de um líder, como autenticidade, transparência e capacidade de realização.
By  - http://saiadolugar.com.br/

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