sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Quanto um profissional de Administração ganha em média?


 Ansiedade, angústia e incertezas. Essa é uma realidade enfrentada por muitos jovens na hora de decidir por um curso de graduação. Escolher a profissão é uma decisão séria que deve ser tomada depois de muita pesquisa.

É comum, nesse momento, que surjam dúvidas, mas é possível eliminá-las buscando a maior carga de informações que puder encontrar e refletindo sobre as respostas encontradas.

Para te ajudar, nosso post de hoje vai falar sobre um dos cursos mais concorridos do mercado: a Administração. 

  • Qual a média salarial de um profissional da área? 
  • Em quais setores ele pode atuar? 
  • É difícil a colação no mercado?

Essas são algumas perguntas que responderemos para te ajudar a fazer uma escolha consciente e a buscar o melhor para você e para sua carreira!

Quanto um profissional de Administração ganha em média?

No Brasil, não há legislação sobre o piso salarial mínimo para profissionais de Administração. Porém, o CFA — Conselho Federal de Administração — estabelece a média salarial em cerca de R$ 2.500 para quem acabou de formar e de R$ 6.000 para quem já possui, pelo menos, dois anos de experiência no mercado.

Em São Paulo, por exemplo, o salário de recém-formado varia de R$ 1.800 a R$ 2.800 nas pequenas e médias empresas, enquanto, nas maiores, esse valor sobe para uma faixa entre R$ 2.800 e R$ 3.700.

No entanto, um profissional formado em Administração pode atuar em diversos setores e áreas do mercado, tornando sua remuneração salarial bastante variável, de acordo com o cargo e com as atividades desenvolvidas.

Para você ter uma noção melhor, o salário de um analista econômico financeiro, que realiza o planejamento financeiro de uma empresa a fim de garantir o lucro do negócio, pode chegar até R$ 4.000, enquanto um analista de logística, que cuida dos trâmites relacionados ao transporte e fornecimento de mercadoria de uma empresa, gira em torno de R$ 2.400.

Qual é o perfil do estudante de Administração?

Você gosta de empreender? Tem facilidade em se adaptar a ambientes e a estilos das pessoas? Gosta de trabalhar em equipe? Então, seu lugar pode ser na Administração, sem dúvidas! Para se tornar um bom profissional dessa área, é preciso ser uma pessoa flexível, estar sempre se reinventando e, principalmente, gostar de imaginar, desenvolver e realizar visões estratégicas.

Também, quem busca essa área de estudo precisa ter certo gosto (e domínio!) pela matemática, pois cálculo e estatística são algumas das matérias da grade do curso. Além disso, o curso exige muitos conhecimentos de Humanas, já que foca bastante no comportamento humano, no marketing e na sociologia. Então, ter facilidade com aspectos geopolíticos e históricos é essencial!

O estudante em dúvida

Muitos estudantes, ao terminarem o ensino médio, ainda não têm certeza de que área vão escolher, o que é natural. Porém, no geral, todo jovem fará parte do mercado de trabalho, mais cedo ou mais tarde. Quando não se sabe ainda o que fazer, esse aspecto pode ter grande peso na hora de escolher uma profissão.

O curso de Administração tem a capacidade de oferecer diferentes caminhos, facilitando a realização dos alunos em determinadas áreas, mesmo aqueles mais indecisos. Alguns percebem ao longo do curso uma vocação para o marketing, gostando de criar campanhas e produtos, outros preferem desenvolver pessoas.

O que vai de fato direcionar a carreira serão as experiências e as formações posteriores à faculdade. Por isso, não se pode dizer que é uma escolha para a vida toda. Os conhecimentos, sim, são para a vida toda e serão utilizados nos mais variados contextos. 

Quais são as áreas de atuação possíveis para um administrador?

Seu sonho é administrar o próprio negócio? Com certeza, um curso de graduação em Administração vai te ajudar a ir no caminho certo. Porém, se sua ideia com o curso é entrar no mercado de trabalho, sem dúvidas essa é uma opção que te dá um bom leque de escolhas.

As funções de um profissional dessa área estão ligadas a planejar, negociar e alocar recursos, portanto, suas possibilidades de atuação são muitas, podendo trabalhar com a área de Recursos Humanos de uma empresa — gerenciando planos de carreiras, admissões, demissões e benefícios — ou com a área de vendas — negociando com clientes e controlando ações de marketing e de publicidade.

Independentemente da área escolhida, o profissional vai ter contato, geralmente, com números e planilhas, sendo necessário estar atualizado e antenado com a economia do Brasil e do mundo e com todas as tendências de consumo!

Quais as dicas de quem já se deu bem na área?

Erimar Bergamo, que trabalha como diretor de uma loja da rede Leroy Merlin, é um dos exemplos de sucesso de pessoas que se formaram em Administração. Graduado há 18 anos, tendo feito pós-graduação em Marketing, Bergamo administra atualmente uma equipe de 200 pessoas, sendo 12 gerentes ligados diretamente a ele.

O diretor afirma que um dos pontos fortes de quem quer se dar bem com esse curso deve ser o trabalho em equipe, para saber manter o clima organizacional de motivação e respeito entre os membros do time.

Erimar destaca, ainda, que ele mesmo, como administrador, não dá resultado nenhum. Mas que o gerenciamento do seu time é o diferencial para que eles gerem os melhores rendimentos para a empresa e para o negócio. Portanto, antes de ser um bom administrador de negócios, quem busca essa graduação deve buscar se tornar um bom administrador de pessoas!

Como orientar sua formação após a conclusão do curso?

Como o mercado de trabalho do curso é bem amplo, os cinco primeiros anos após a formação são cruciais para orientar a carreira e se especializar. O trabalho, nesse caso, serve para complementar o que foi aprendido durante a faculdade.

Outra alternativa buscada por quem já concluiu a graduação é procurar um curso de pós-graduação. Geralmente, as mais procuradas são MBAs (Master in Business Administration), que são especializações voltadas para a administração de negócios, e a pós em Marketing, para aqueles que procuram trabalhar em uma empresa estimulando a venda de produtos e de serviços.

E lembre-se: para gerir um negócio próprio ou de um empregador, um bom administrador deve saber elaborar um planejamento estratégico do negócio de qualidade, buscando torná-lo crescente e lucrativo! Para isso, não basta só entender da área, mas é preciso estar sempre atento ao que é tendência no mercado e o que a empresa tem buscado como objetivo.

Um bom administrador deve saber gerir materiais, pessoas e processos com o objetivo de alcançar as metas traçadas durante o planejamento estratégico. Por ser um profissional necessário em diversos segmentos de mercado, a média salarial costuma variar bastante de empresa para empresa, de segmento para segmento e de função para função.


Como inovar na área de Administração?

Independentemente da relevância da profissão, mudanças sempre vão acontecer quanto à maneira de atuar e de se posicionar no mercado. Isso ocorre porque novas necessidades surgem com o tempo e soluções mais eficientes são descobertas constantemente.

Portanto, se você não possui um perfil muito tradicional e gosta de inovar, conheça algumas novidades que podem ser somadas à formação de um(a) administrador(a).

Sabe-se que um profissional de Administração pode atuar em praticamente todos os setores de uma organização. Diante disso, a escolha para uma determinada área deverá ser feita de acordo com o interesse, conhecimento, perfil e experiência de cada um.

Hoje, existem novas tendências no mundo corporativo que demandam o trabalho de administradores. São elas:

RH estratégico

O que é? 

Muitas empresas perceberam a necessidade de modificar a posição do setor de Recursos Humanos na organização. Parte dessa mudança se deve ao avanço tecnológico, que trouxe a automatização de procedimentos, e à necessidade de alinhar gestão de pessoas com uma gestão estratégica dos negócios.

Portanto, hoje se trabalha com o conceito de RH estratégico, que contempla essa otimização do capital humano, incluindo sua valorização enquanto força principal na empresa, e a modernização de processos, agregando assim conceitos do marketing e da comunicação para a rotina do RH.

Por que fazer?

Muitas das correntes teóricas da Administração enxergam como principal desafio as pessoas que compõem a dinâmica empresarial: colaboradores, líderes, gestores, executivos etc. Logo, o setor de Recursos Humanos é uma referência para muitos profissionais que acreditam que capital humano e negócios andam juntos. O resultado de uma organização depende do sucesso dessa equação.

Quem pode fazer?

Profissionais com grandes habilidades sociais, que pretendam fazer carreira em organizações ou alcançar lideranças, que tenham interesse em compreender profundamente o mercado, bem como a atração e a retenção de talentos, e campanhas motivacionais.

Marketing digital

O que é? 

O marketing digital é uma vertente do marketing que já existe há aproximadamente 20 anos. Atualmente, é responsável por transformar completamente a comunicação entre empresas e clientes. Sua principal característica é a utilização de instrumentos e mídias digitais para promover produtos e marcas.

Por que fazer? 

É a maneira mais econômica de criar uma estratégia de marketing, além de ter se tornado, de fato, uma necessidade do mercado, uma vez que a maior parte das pessoas acessa a internet diariamente e para diferentes objetivos. Profissionais de outras áreas têm buscado formações complementares em marketing digital, tamanha é a sua relevância nos dias de hoje.

Dentro dessa forma de publicidade, existe também o endomarketing digital, que consiste em ações de marketing internas, ou seja, para os próprios membros da organização. Assim, além de promover produtos, o marketing digital pode se tornar uma estratégia motivacional para empreendedores. 

Quem pode fazer?

Pessoas que gostam de trabalhar pelos meios digitais, criativas, dinâmicas, que prefiram rotinas incomuns, que gostem de escrever, experimentar novidades no meio digital etc.

Coaching 

O que é? 

De maneira resumida, o coaching consiste em equipar pessoas e empresas de recursos e instrumentos para alcançarem determinados objetivos. É um mercado que cresceu nos últimos anos e têm atraído profissionais de diversas áreas, desde psicólogos até administradores. O coach pode prestar consultoria para empresas, realizar treinamentos e pode, também, fazer atendimentos individuais.

A partir de uma área de conhecimento, ele oferece seu trabalho a fim de melhorar o desempenho do seu contratante. Existe o coach de carreira, educacional, de finanças, empresarial e, até mesmo, para ensinar a administrar relacionamentos. 

Por que fazer?

É um método que oferece liberdade de atuação, recomendado para quem é altamente comunicativo e antenado, bem como pessoas que gostariam de trabalhar buscando soluções e resolvendo desafios.

Possui total relação com a área de Administração, principalmente, para quem busca desenvolver sua própria capacidade de liderança, produzir materiais como livros e realizar palestras. 


Quem pode fazer?

Perfis com boa capacidade de comunicação, gosto pelas Ciências Humanas e áreas afins, vontade de desenvolver pessoas e melhorar desempenhos. 

E a relação entre Administração e empreendedorismo?

Quem já sabe desde novo que quer ter o seu próprio negócio pode ficar tranquilo ao escolher o curso de Administração. Entre as possibilidades que existem, é a área mais indicada para um jovem empreendedor, pois independentemente do ramo do mercado, a base teórica e prática que ele fornece traz um conhecimento sólido sobre o que envolve um negócio.

Conhecimentos adquiridos no curso de Administração:

  • Teoria Geral da Administração;
  • Cálculo e Matemática Financeira;
  • Economia, Contabilidade e Finanças;
  • Recursos Humanos;
  • Marketing;
  • Comércio Exterior;
  • Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios etc.

Esses são alguns dos conteúdos ofertados em disciplinas do curso de Administração. De uma maneira geral, o aluno tem acesso a uma variedade de assuntos que vão ampliar suas possibilidades de atuação, além de fornecer conhecimento suficiente para inovar no seu negócio. 

Observa-se que o curso transita entre as áreas de Humanas e Exatas. Isso ocorre justamente pelo fato de o objeto da Administração ser multidisciplinar, ou seja, de naturezas distintas e com múltiplos olhares. Por isso, se tem acesso a diferentes correntes teóricas da Administração, as quais defenderão seu ponto de vista de acordo com o objeto que privilegiam, pessoas ou processos.

Copiado: https://www.unibh.br/

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