terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Com prefeitos eleitos, população quer saber: quem será o Secretário de Administração?

 


Prefeitos de todas as cidades, eleitos nas últimas semanas, já estão articulando a formação da sua equipe de gestão.

O QUE MAIS INTRIGA OS PROFISSIONAIS DE GESTÃO É A DÚVIDA SOBRE “QUEM SERÁ O SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO?”.

A pergunta é uma das difíceis de ser respondida, mesmo porque a visão de muitos políticos é de não reconhecer a importância do profissional de Administração. Na foto principal, a sede do CFA, o Conselho Federal de Administração, autarquia federal que regulamenta e fiscaliza a atuação dos administradores e tecnólogos nas áreas da Administração.

Geralmente, os políticos, prefeitos, governador e presidentes de câmaras municipais acabam nomeando aliados políticos sem nenhuma formação para comandar a gestão das prefeituras, governos e câmaras municipais. Raramente essa receita da amizade e parceria dá certo.

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O recomendado é que os eleitos possam nomear profissionais de administração para ocupar os cargos estratégicos da gestão pública e priorizem uma administração de qualidade, de resultados e com foco no desenvolvimento.


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São poucas as capitais que possuem administradores no comando das secretarias de administração ou de gestão. Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, tem um administrador como Secretário de Gestão, por exemplo.

O que precisa ficar bem claro para os prefeitos, é que um administrador só está apto a desenvolver suas habilidades de gestão se ele tiver o registro profissional no conselho de classe, assim como o médico precisa ter o CRM, o advogado ter a OAB, o corretor de imóveis ter o CRECI, o engenheiro ter o CREA, entre outras profissões regulamentadas.

Um dos grandes desafios do mercado brasileiro é fazer com que os administradores tenham a devida qualificação para assumir uma secretaria municipal, ainda mais em período de pandemia onde as contas públicas e a administração como um todo podem estar a beira de um colapso.

Outro desafio que parece não ser favorável à população é a visão dos tribunais de contas nos Estados. Não há indicadores de que os TCEs pressionem os prefeitos para implantarem uma eficiência administrativa com a contratação e alocação de mão de obra especializada.

Em algumas regiões, a cobrança é feita apenas com resultados, mas não há a pressão para que prefeitos coloquem nos cargos pessoas estratégicas e com formação adequada.

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Nos grupos de WhatsApp, há muitos comparativos bastante populares para mostrar na prática que “administrar é para profissional de administração”. Uma das mensagens diz que “não se contrata um médico para desenhar a planta de uma casa”, ou que “não se contrata um engenheiro para defender um cliente no tribunal de justiça”, ou seja, cada profissional da sua área. Então, porque colocar médicos para cuidar da gestão da saúde? porque colocar advogados para administrar? engenheiro para planejar equipes?

São reflexões como essas que os prefeitos precisam se atentar. Prefeito que não nomear técnicos nas áreas da gestão e preferir colocar “apadrinhados políticos”, terão inúmeros problemas com implicações na justiça, lei de responsabilidade fiscal, tribunal de contas da união, controladoria geral da união, adquirir recursos federais e não conseguir prestar contas, contratação de mão de obra errada sem resultados benéficos para a população, e ampliação da dívida pública levando o município à falência.

OUTRO PROBLEMA QUE OS PREFEITOS ENCONTRAM COM ERROS DE GESTÃO É O FRACASSO NA REELEIÇÃO E DIFICULDADES DE FAZER UM SUCESSOR POLÍTICO.

Prefeitos precisam se reunir com os profissionais de administração e com os conselhos regionais de administração, e traçar uma estratégia em conjunto para salvar a gestão pública.

FICA A DICA DO PORTAL DF INFORMA AOS NOVOS PREFEITOS DO BRASIL.

Copiado:  https://dfinforma.com.br/

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