segunda-feira, 19 de novembro de 2018

O Que Faz Um Gestor Público?

Administração Publica é um dos assuntos em alta em nosso país. Tendo em vista toda a agitação do cenário político e o crescimento de atividades envolvendo os setores público e privado, a figura do gestor público está cada vez mais evidente no mercado de trabalho. Apesar de ser uma profissão escassa e que requer mão de obra qualificada, muitas pessoas não conhecem o trabalho e o curso de Gestão Pública. Veja quais são as ocupações, capacidades e descubra, afinal, o que faz um gestor público.

Amplo leque de conhecimentos

Em primeiro lugar, esse profissional precisa estar antenado com as tendências da administração de empresas, economia, contabilidade, interpretação de dados e gestão estratégica. Esta ampla gama de assuntos faz com que o profissional esteja capacitado para exercer diversas funções dentro da esfera pública — e também privada — tais como direção e coordenação de projetos, administração de equipes, consultoria e planejamento.
Conhecer as leis também é imprescindível para trabalhar de acordo com as normas e o código de ética.

Análises e consultorias

gestor público pode trabalhar junto com as três esferas do poder executivo (Municipal, Estadual e Federal) com a análise e desenvolvimento de projetos e também com a consultoria.
Por possuir domínio sobre as práticas e processos da gestão pública e execução de projetos governamentais, o profissional da área é capaz de auxiliar equipes na construção de novos planos e no momento de tirar esses projetos do papel.

Atuação em ONGs

Apesar de as organizações não governamentais não possuírem relação direta com os governos, elas desenvolvem inúmeros projetos públicos por meio de editais ou de contratações.
profissional de gestão pública pode atuar junto com essas ONGs no desenvolvimento de projetos e também no relacionamento entre esses representantes do terceiro setor e o governo.

Assessoria

Prefeitos, Governadores, Deputados e Senadores costumam ser acompanhados de uma equipe de assessores, que auxiliam no exercício do mandato, organizando eventos, realizando a comunicação com o público e emitindo informações sobre os projetos e compromissos políticos.
Os formados em gestão pública possuem todas as características essenciais para executarem este tipo de assessoria, inclusive, com o diferencial de conhecimento que eles detêm sobre a máquina pública e seus processos. Um bom assessor político pode fazer toda a diferença na carreira de um governante, sendo seu braço direito em muitas oportunidades.
rea política
Mais do que nunca o Brasil precisa de políticos sérios, comprometidos com a realidade do país e que dominem este universo da administração pública. Um gestor público pode optar por não ser um assessor, mas sim um dos membros do poder executivo.
curso de Gestão Pública oferece todo o conhecimento necessário para que o aluno se torne um bom político. Quem pretende investir neste ramo deve se preparar e ampliar seus conhecimentos sobre sociologia, história, economia e direito.
A gestão pública tem um campo imenso de atividades e estas são apenas algumas formas de atuação do gestor no mercado de trabalho.
Copiado: http://blog.unipe.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário