quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Técnica Japonesa SHISA KANKO - Apontar e Falar


É uma técnica que surgiu no começo do século XX, nas linhas férreas japonesas, para checar se tudo estava em ordem com a sinalização. Training On The Train (Treinamento no trem).

Os funcionários ferroviários japoneses utilizam-se dessa técnica há mais de 100 anos, mas a origem exata é um pouco incerta. Relatos remontam para o início de 1900 sobre um engenheiro de locomotivas chamado Yasoichi Hori, que supostamente estava começando a perder sua visão. 

Preocupado em fazer um sinal por engano, Hori começou a sinalizar verbalmente para o bombeiro que estava trabalhando com ele. O bombeiro iria confirmar o entendimento do sinal chamando-o de volta. 

Um observador entendeu que esta poderia ser uma excelente maneira de reduzir erros e, em 1913, foi codificado em um manual ferroviário como ‘kanko oto’ ("chamada e resposta"). O apontador veio mais tarde, provavelmente depois de 1925.




Para dar um exemplo de como isso funciona, digamos que a sua tarefa é ter certeza de que uma válvula está aberta. Você olha diretamente para a válvula e confirma que ela está aberta. Você fala para si mesmo em voz clara, "válvula aberta!" Então, ainda olhando para a válvula, você aponta com a sua mão direita para para a válvula de forma exagerada e fala, "OK!" 

A teoria é que, ao ouvir a sua própria voz e envolver os músculos da boca e do braço, você estimula seu cérebro a ficar mais alerta.

Ao apontar, voltamos nosso foco para a tarefa que está sendo feita, nos concentramos mais. 

Falar ajuda na memorização e a detectar mais facilmente problemas.

E tem gente que acredita que se pode levar a técnica além da rotina de trabalho. Se no Brasil apontar é falta de educação, no Japão é remédio pra evitar esquecimento, essa técnica REDUZ 70% DE ERROS.



Hoje essa técnica vai além das ferrovias japonesas, podendo ser usada no dia-a-dia para ajudar você a memorizar e se concentrar com mais eficiência.

Desafio você a testar essa técnica por 30 dias, compartilhe com amigos essa técnica simples e de grade ajuda.

Copiado: http://historiadevalor.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário