segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Gestão Humanizada e sua importância nas Empresas

Cada vez mais empresas estão adotando um novo modelo de gestão que transfere o foco dos esforços da organização como um todo. É a gestão humanizada.
Enquanto empresas com modelos de gestão extremamente rígidos enfrentam crises, problemas e precisam se desdobrar para vencer obstáculos, as empresas humanizadas estão ganhando o mundo
Mas você sabe o que são empresas humanizadas ou gestão humanizada?
De um modo geral, a gestão humanizada é uma gestão orientada a pessoas, ao invés de lucros. Você deve estar se perguntando “mas como uma empresa que não visa lucros pode prosperar?”. Continue lendo este post e você vai entender que a gestão humanizada se tornou altamente atrativa e bem mais favorável do que a gestão orientada aos lucros.
O conceito de empresa humanizada é amplo e cheio de detalhes. Acompanhe para saber um pouco mais!

A Diferença Entre a Gestão Humanizada e a Gestão Orientada aos Lucros

Todos nós sabemos que o que move este mundo é o dinheiro. Nada se faz, nada se realiza, nada se concretiza sem que haja dinheiro envolvido. Por isso, naturalmente as empresas começaram a se preocupar cada vez mais com os lucros.
Uma empresa orientada aos lucros visa o retorno financeiro acima de tudo. Isso significa que, neste modelo de gestão, não importa quantas horas extras os funcionários terão que fazer, não importa se as condições de trabalho são favoráveis ou não e, não importa nem mesmo, se os fornecedores estão satisfeitos com a própria experiência com a empresa.
Tudo o que os gestores querem é diminuir os custos e aumentar os ganhos. Isso acaba gerando revolta por parte dos funcionários e insatisfação por parte dos clientes, que enfrentam preços absurdamente altos.
Porém, este modelo de gestão vem perdendo força com o passar dos anos e a chegada da internet. Principalmente após a integração das mídias sociais, que abriu um espaço sem fim para que todas as pessoas pudessem expressar suas opiniões livremente.
As pessoas passaram a pesquisar mais, se informar mais, conhecer outros lugares, processos, realidades. A gama de informação acessível é tão grande que isso mudou a forma de o consumidor pensar e agir.
Foi aí que começaram a surgir as empresas humanizadas. A gestão humanizada veio com uma solução indireta a um problema direto. Enquanto outros modelos de gestão enfrentavam perda de clientes, falta de funcionários e recusas de fornecedores, a gestão humanizadacomeçou a crescer.
Como? Simples: é um modelo de gestão orientada a pessoas. Isso quer dizer que o foco da gestão é fazer com que a empresa seja amada,não apenas pelos clientes, mas também pelos funcionários, fornecedores, investidores e todo mundo envolvido.

Ao implantar sentimentos no ambiente empresarial, essas organizações observaram que não lhes faltava lucro, nem clientes, nem fornecedores e muito menos colaboradores.
Altamente rentável, o modelo de gestão humanizada conquistou e conquista cada vez mais empresas a cada dia.

Como Funciona o Modelo de Gestão Humanizada?

As empresas humanizadas encontraram a solução definitiva para nunca mais passarem por grandes crises e problemas financeiros. Quando passam a ser amadas, queridas e bem vistas, as pessoas desenvolvem um carinho natural pela organização como um todo.
Mas como isso funciona? O que é preciso para chegar lá? O que é necessário mudar no modelo de gestão atual para ser considerada uma empresa humanizada?
São diversos pontos a serem abordados. A seguir, vamos expor alguns dos principais e que dão melhor resultado.

Colaborador X Funcionário

A diferença entre ter um colaborador e um funcionário pode parecer abstrata, mas está cada vez mais presente nas grandes empresas.
Um funcionário é alguém que está sendo pago para trabalhar e cumprir sua carga horária e suas tarefas. Nada mais além disso.
Já um colaborador, como o nome já diz, é alguém que colabora com a empresa. Isso quer dizer que o colaborador não apenas trabalha na organização, mas também ajuda a empresa a se desenvolver.
Como? Por meio de ações estratégicas lançadas pela empresa. A organização passa a reconhecer aquele colaborador como uma peça chave para o seu funcionamento e desenvolvimento.
A partir daí, a opinião e experiência deste colaborador passam a ser importantes para a organização. Há sempre um canal pelo qual o colaborador consegue expor suas ideias de melhorias, críticas, elogios e todo pensamento que quiser transmitir para a empresa.
O Colaborador é parte fundamental do processo de crescimento na gestão humanizada.

Ambiente de Trabalho

O ambiente de trabalho é outro ponto importante. Ao construir um ambiente agradável, dinâmico, menos formal e mais atrativo, isso contribui para a qualidade de vida de todos os colaboradores.
Muitas ações podem ser implementadas para tornar isso uma realidade. Temos a exemplo disso o Google. Os colaboradores do Google têm à sua disposição diversos espaços de lazer, que contam com livros, jogos de mesa, videogames, entre outras atividades.
Ambientes como esse servem para descontrair os colaboradores, fazendo-os se sentir em casa. Assim, eles produzem mais e melhor, com mais satisfação e alegria. A energia no ambiente de trabalho se torna positiva em todos os sentidos.

Salários

Na gestão humanizada, os salários dos executivos são relativamente mais modestos. Ao mesmo tempo, os salários dos colaboradores são mais altos do que a média para aquela determinada categoria.
Como o foco da gestão humanizada não é ganhar dinheiro, mas sim, agradar às pessoas, isso se torna um potencial atrativo para quem quer fazer parte da equipe.

Treinamento

Essas empresas investem pesado em treinamentos para seus colaboradores. Mais do que somente um treinamento inicial, existem treinamentos constantes de aperfeiçoamento.
Assim, a empresa contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador. Em troca, o colaborador contribui com o conhecimento adquirido para melhorar os processos da empresa.

Relação Com os Fornecedores

A relação das empresas com os fornecedores tende a ser uma grande amizade na gestão humanizada. Elas ajudam os fornecedores a crescer e progredir, alcançando níveis mais elevados de produtividade, qualidade e rentabilidade.
Isso estreita a relação entre fornecedor e empresa, tornando-os verdadeiros parceiros no mercado de trabalho.

Projetar Paixão no Consumidor

Na gestão humanizada, a organização faz com que sua marca seja amada pelo consumidor. A utilização das mídias sociais está presente neste processo. Ouvir o que o consumidor tem a dizer e, então, atender às suas expectativas, se torna um diferencial.
Como exemplo temos a Elma Chips, que constantemente está perguntando a seus consumidores quais sabores dos seus produtos eles gostariam de encontrar nas prateleiras.

Já a Riachuelo costuma abraçar causas que estão sendo relevantes do meio digital. Um bom exemplo foram as campanhas apoiadoras da comunidade LGBT.
Ao fazer as pessoas se sentirem amadas, a empresa receberá esse amor de volta.

Por Que Adotar o Modelo de Gestão Humanizada?

Se você ainda tem dúvidas quanto a adotar o modelo de gestão humanizada, entenda o seguinte:
Enquanto as demais empresas precisam prospectar seus clientes, correr atrás de funcionários e lutar para conseguir bons fornecedores, as empresas humanizadas recebem propostas de fornecedores todos os dias, além de milhares de currículos de pessoas interessadas em uma vaga. Isso sem falar na satisfação que o consumidor final tem em adquirir os produtos ou serviços daquela marca.
Isso tudo é apenas a ponta do iceberg, mas já dá pra você ter uma ideia de como a gestão humanizada é importante no atual cenário empresarial.

Copiado: http://agenciageld.com.br/

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