Você sabe qual a importância de
desenvolver sua inteligência emocional no trabalho?
É através dela que irá conquistar o sucesso com mais facilidade e
consistência. E para quem deseja desenvolver uma boa liderança, também é preciso
desenvolver a inteligência emocional.
Um profissional calmo, com
firmeza na hora de avaliar a situação, resiliência e que sabe gerenciar
imprevistos tem muito mais chances de alcançar o sucesso que um profissional
estressado e impulsivo.
- Inteligência emocional é saber compreender e gerenciar suas próprias emoções e também das pessoas a sua volta. Saber gerir as próprias emoções é muito importante para qualquer profissional, pois assim saberá o que realmente está sentindo, será capaz de entender o significado de cada emoção e como elas podem afetar o seu desempenho e também de outros. Além disso, facilitará a percepção do comportamento de cada pessoa da sua equipe ou com as quais se relaciona.
No ano de 1995, o psicólogo
Daniel Goleman revolucionou e expandiu a forma como nós enxergamos o que é
inteligência. Em seu livro “Inteligência Emocional”, ele mostrou como o nível
intelectual de uma pessoa não pode ser medido apenas por sua capacidade de
completar equações e pensamento racional.
Utilizando-se de embasamento
teóricos, exemplos reais e conhecimento da anatomia do cérebro humano, o autor
conseguiu mostrar como as emoções têm um papel fundamental em todas as decisões que tomamos, das mais simples até
aquelas mais complexas.
Duas mentes
Diferente do que prega o senso
comum, nosso cérebro não é puramente racional, na verdade, essa parte mais
lógica corresponde somente a metade da estrutura que forma o pensamento.
Segundo Daniel Goleman, em nosso corpo habitam duas mentes, normalmente elas
funcionam de forma harmoniosa, porém, em algumas situações há uma clara e
expressa divergência entre as duas. Por exemplo, quando somos tomados por
paixões e agimos por impulso.
Essa separação entre nossas duas
mentes pode ser entendida como a distinção que fazemos entre cabeça e coração,
sendo o primeiro guiado pelas emoções e o segundo por um processo estritamente
racional.
Sentimos antes de agir
A expressão: “fulano agiu sem
pensar”, que nos referimos toda a vez que citamos alguém que foi incapaz de
refrear seus instintos e raciocinar sobre a melhor fora de agir em determinada
situação, exemplifica bem a forma como o nosso cérebro funciona.
De acordo com o Daniel Goleman, a
formação no nosso pensamento passa por duas regiões do cérebro: amigdala e o
hipocampo. A primeira é onde nós “guardamos” as emoções, percepções, já o
segundo é onde acontece o “processo racional”, estritamente falando. O fato de
agirmos sem pensar é explicado porque existe um “atalho” que leva a informação
primeiro a amigdala e só depois ao hipocampo. Por isso, muitas vezes, agimos
antes que os dados possam ser processados de maneira racional.
Importância de trabalhar a inteligência emocional no trabalho
Ter um controle sobre o fluxo das
emoções e a capacidade de refrear impulsos é uma qualidade essencial para
conseguir ter sucesso e um bom relacionamento interpessoal com todos a sua
volta.
Hoje a inteligência emocional
acabou se tornando uma condição indispensável para o planejamento de atividades empresariais no
que se refere à liderança, gestão e organização. Desenvolver Inteligência
emocional pode trazer mudanças radicais para o ambiente de trabalho, pois as
relações interpessoais entre profissionais formam um fator prioritário à
conquista da excelência em todas as áreas.
Dicas para desenvolver a inteligência emocional
Conheça suas emoções
Preste mais atenção em suas
emoções e nos comportamentos gerados por elas, tenha consciência de que elas
existem e procure analisar como esses comportamentos afetam você e também quem
está a sua volta.
Tenha controle de suas emoções
Também é preciso estar no
controle, pois só você é responsável por suas emoções e estando atento a elas é
possível ter domínio sobre suas respostas e decisões, podendo também manter um
estado de espírito otimista e sereno.
Quando você tem controle sobre
suas emoções, passa a ter mais confiança em si mesmo e também na sua equipe,
por saber como transferir esse comportamento a eles, dando mais oportunidade
para que se saiam bem, mesmo em situações de crise.
Tenha empatia
Também é preciso ter empatia,
pois esta é fruto de uma alta inteligência emocional. Estabelece-se um nível
mais alto de comunicação quando passamos a enxergar com os olhos dos outros,
quando você literalmente se coloca no lugar do outro e passa a sentir as mesmas
emoções.
É dessa forma que você vai proporcionar um melhor entendimento e uma
liderança natural.
Emoções dominadas
Quanto mais você aprimora sua
inteligência emocional, mais seguro e confortável para resolução de problemas
você se sentirá. Com maior autocontrole e empatia, o profissional não precisará
mais medir suas palavras e pesar suas decisões diante de cada situação.
E lembre-se sempre de tratar a
todos com respeito, esse é um sinal aparente de alta inteligência emocional.
Isso também demonstra que você não está somente preocupado com o próprio
sucesso, mas que também tem prazer em ajudar os outros, com respeito às suas
limitações e sabendo como valorizar seus pontos fortes. Lembre-se, você recebe
aquilo que dá.
Ter inteligência emocional é ter
um elevado conhecimento de si mesmo, sendo capaz de se sentir bem e viver a
vida com muito mais facilidade e entusiasmo. Qualquer pessoa pode desenvolver a
inteligência emocional. Uma boa sugestão é através do curso de Coaching.
Construir uma forte inteligência
emocional traz impacto não só sobre a sua vida, mas também sobre a vida das
pessoas ao seu redor.
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Copiado: http://www.ibccoaching.com.br
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