O que é o Pinterest?
É uma rede social que permite a partilha de fotos e vídeos em diferentes murais, de acordo com os gostos de cada utilizador. Aliás, o próprio nome pin + interest remete-nos para isso mesmo, uma parede virtual onde cada pessoa pode pendurar aquilo que mais lhe interessa.
Muitas vezes ignorada e deixada de
fora das estratégias de muitas marcas e até mesmo confundida com o Instragram
de Mark Zukenberg, a rede social dos "pins" tem se fortalecido e
ganhado "um lugar ao sol" nas estratégias digitais. E não em
vão.
Segundo o Comscore o Pinterest chegou aos 100 milhões de usuários ao redor
do globo e o Brasil é um dos 10 maiores mercados do serviço. O que resultou na
abertura de um escritório do site no país.
E o que isso significa para a sua marca? bem...a
maior oportunidade que o Pinterest oferece para marcas e empresas, é de
humanizar a sua identidade, aproximando a marca/empresa do seu público. Através
da exposição e partilha de conteúdos, a marca tem no Pinterest um excelente
veículo para fazer circular os seus conteúdos num universo criado para o
efeito, Mas isso vai muito mais além!
Você já ouviu falar em Big
Data? - O Big data é o termo utilizado para descrever uma grande
quantidade de dados complexos que estão a todo o momento se multiplicando.
Especialistas utilizam softwares extremamente eficientes que são responsáveis
por analisar, separar e cruzar estes dados para auxiliar na tomada de
decisões.
Quando um usuário cria uma conta no
Pinterest o aplicativo solicita que ele escolha pins de seu interesse que estão
dispostos em diversas categorias: design, publicidade, arquitetura, moda, life
style, entre outros.
Ao final de sua escolha o app cruza os dados referentes as
preferencias do usuário e cria um mural personalizado com os pins que estão em
alta na rede social com os temas escolhidos.
"And now Pinteres is
taking big data to another level." Bernard Marr
Ex: https://br.pinterest.com/jorgenca
Cut and Search: Uma
nova função anunciada mostra a importância do Pinterest. Chamada de Guided
Search a ferramenta possibilita que o usuário seleciona uma parte da imagem e
pesquise por ela dentro dos milhares de pins relacionados, exemplo se você
encontrou um sofá e gostou muito dele, você pode selecioná-lo e fazer uma busca
especifica pelo modelo.
E como isso é possível?
Graças aos algorítimos extremamente
complexos que estão a todo o momento aprendendo a analisar e comparar
imagens para um resultado o mais fiel possível com o termo pesquisado. Em
resumo funciona como a ferramenta de reconhecimento facial do Facebook.
Agora suponha que você é uma loja de
roupas e tem um painel para cada tipo de roupas que comercializa. Uma usuária
que está buscando por uma calça casual pode selecionar a peça e automaticamente
será apresentado a ela inúmeras calças parecidas.
Está aqui a sua chance de
aparecer nas buscas e acessar a jornada de compras desta consumidora,
consequentemente tornando a experiencia de busca muito mais personalizada e com
altas chances de leva-la ao seu site.
Se você ainda acha que o Pinterest não funciona
para a sua estratégia digital, está na hora de rever este conceito.
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