A etapa do plano de ação é a fase de conceber um plano com soluções para eliminar as causas fundamentais. Nesta etapa é realizada o planejamento e implementação das soluções, melhorias
Utilize o Brainstorming, na qual todos os participantes podem dar ideias e dica para eliminar a causa raiz.
O grupo deverá estar envolvido na solução e melhorias que serão implementadas através de um cronograma.
Verifique se as ações são tomadas sobre as causas fundamentais e não sobre os efeitos.
Evite utilizar soluções do tipo conscientizar os operadores, fornecer treinamento, etc...
Você poderá fazer isto mas não como solução.
Lembre-se de que operadores treinados de forma adequada e ciente de suas responsabilidades é um requisito básico, para o funcionamento de cada processo.
Evite inspeções em cada etapa do processo, isto apenas transfere a responsabilidade dos operadores para os inspetores e pode gerar mais problemas.
Escolha das soluções
Você deve considerar fatores para implementação de melhorias e soluções, tais como:
- Custo implementação;
- Custo operacional;
- Facilidade da implementação;
- Abrangência;
- Apoio da Gerência.
Ações de contenção
São ações imediatas do tipo “apaga incêndio” utilizadas para evitar o problema, e um tipo de ação para lidar com efeitos e não com o problemas.
- Inspeção 100%;
- Retrabalho;
- Desvio;
- Liberação.
Ação corretiva
Utilizadas para eliminar ou minimizar as causas de uma não-conformidade, defeito, reclamações de cliente ou de outro situação, com objetivo de prevenir sua repetição.
São utilizadas para evitar que o fator causador do resultados ocorra novamente.
- Manutenção corretiva;
- Dispositivos à prova de erros.
Ações preventivas
Aplique para eliminar as causas de um desvio ou uma situação potencial, impedindo a sua ocorrência de maneira antecipada.
- Manutenção corretiva;
- Dispositivos à prova de erros.
Para seguir esta etapa utilizo o 5W2H para estabelecer um plano.
O nome 5W2H desta técnica ou ferramenta foi criado a partir da união das primeiras letras em Inglês de cada uma das perguntas que precisam ser feitas durante a sua aplicação..
What O que será feito (ação, etapas, descrição)
Why Por quê será feito (justificativa, motivo)
Where Onde será feito (local)
When Quando será feito (tempo, datas, prazos)
Who Por quem será feito (responsabilidade pela ação)
How Como será feito (método, processo)
How much Quanto custará fazer (custo ou gastos envolvidos)
No próximo artigo estarei dando continuidade a este tema, espero que tenha gostado do conteúdo de hoje e claro, deixe seu comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário