A comunicação ficou ainda mais comum e mais difícil digitalmente, e considerando que voltamos à era dos hieróglifos, através da utilização dos emojis 😳, fica a pergunta, podemos usar na vida profissional?🤔⠀
Segundo o consórcio Unicode, 92% da população utiliza emojis, e anunciaram uma lista com 31 novos emojis, e a principal rede profissional lançou a possibilidade de reação com carinhas engraçadas, e foi criticada por muitos conservadores corporativos que temem que logo seja possivel as dancinhas por lá também. 😂🙄⠀
⠀
Uma pesquisa da Wayne State University nos EUA com 299 jovens classificando 70 emojis populares nas categorias “positivo”, “negativo”, “neutro” ou “ambíguo” mostrou que as mulheres são mais propensas a classificar emojis que os homens consideram positivos, como expressões de sentimentos negativos. 👍👎⠀
⠀
Essa pesquisa deixou claro que as pessoas interpretam uma mesma imagem de formas diferentes. 😠😊🤪⠀
Quando uma pessoa envia um emoji com o objetivo de transmitir uma mensagem positiva, quem recebe pode interpretar de forma negativa.🤬⠀
⠀
Como essa diferença de interpretação pode gerar conflitos e ruídos na comunicação, é preciso avaliar "com quem" e "em que contexto" deseja se comunicar utilizando emojis, e evitar utiliza-los em comunicações mais formais.😱⠀
⠀
Aconselho a meus clientes que possuem equipes de vendas interagindo com os clientes através do wapp, que desenvolvam um manual com regras claras de comunicação, direcionando o que pode ou não ser utilizado, criando uma identidade na comunicação que represente o perfil ou lifestyle da empresa.📕⠀
⠀
Lembre-se que o colaborador está "representando" a marca nessa comunicação, portanto é preciso fiscalizar diariamente a linguagem, português correto, gírias, intimidade, veracidade das informações, etc.📍⠀
⠀
Isso pode ser mais difícil quando ele utiliza seu próprio smartphone, o qual não pode ser fiscalizado, portanto aconselho que a empresa forneça um smartphone corporativo, e o mesmo seja disponibilizado somente durante no horário comercial.🚫⛔⠀
Copiado: https://www.linkedin.com/in/estermorgan/
Nenhum comentário:
Postar um comentário