Como fazer com que uma empresa perdure e consiga se manter no mercado ao longo de gerações?
Como uma empresa se ajusta aos novos tempos?
O primeiro ponto é compreender a diferença entre empresa,
negócio e produto.
A empresa é uma organização que opera um negócio (ou vários) que
oferta produtos demandados pelo mercado.
A empresa, como estrutura organizacional, é concebida para ser perene.
Mas isso depende de como ela administra o ciclo de vida de seus negócios.
Por exemplo: empresas de transportes de passageiros existem a muito
tempo. Os seus negócios já utilizaram carruagens, trens, automóveis, navios e
aviões e, em cada um deste tipo de negócio existem ofertas de produtos
diferentes, conforme as exigências do mercado.
Então, dizemos que organizações possuem um ciclo de nascimento e
morte, mas é possível fazer o seu empreendimento perdurar e transpor diferentes
gerações apesar de quaisquer acontecimentos ou crises.
E não, não é somente por alto capital ou liderança de mercado.
Vamos te explicar o que realmente está por trás da longevidade empresarial e
que muitos empresários ignoram.
Porém, antes de saber como uma empresa realmente pode ser
longeva, é preciso entender como funciona o ciclo de vida de uma empresa. Então
vamos lá?
O ciclo de vida das empresas
Como explicamos acima, independentemente do mercado em que
atua, toda empresa possui um ciclo de vida que está diretamente ligado ao ciclo
dos seus negócios e pode ser dividido por fases.
Saber a fase atual do seu negócio é essencial para que as
melhores decisões sejam tomadas em função da continuidade da empresa.
As fases do ciclo de vida de um negócio é dividido em:
Introdução: o início no qual todo estudo, pesquisa e planejamento são colocados em prática para a inicialização do negócio.
A operação será testada, ainda não há muito conhecimento real do mercado e a conta ainda não fecha, é preciso uma reserva e/ou investimento externo para sustentá-lo até que ele chegue ao ponto de equilíbrio.
O desafio aqui é persistência para não deixar o peso das contas
minar o crescimento.
Crescimento: o negócio já alcançou o ponto de equilíbrio e começa a dar lucro, no entanto ainda tem uma fatia pequena de mercado e a concorrência é acirrada.
Seu desafio
é crescer “sem meter os pés pelas mãos”, investindo sem comprometer o fluxo de
caixa.
Maturidade: aqui o negócio já se sustenta bem, tem público fidelizado, entende bem a dinâmica do mercado e a empresa já é reconhecida.
Ela está bem estruturada e devidamente
estabelecida, mas deve-se ficar atento para não se acomodar, estando sempre
alerta às tendências e movimentações do mercado.
Declínio: todos os negócios, em algum momento, entram na fase de declínio.
Pode ser por produtos ou serviços ultrapassados, um novo concorrente mais forte, má administração ou inúmeras outras causas.
É o momento em que a empresa precisa reagir com
inteligência e rapidez, senão poderá morrer juntamente com o negócio.
Quando falamos em longevidade organizacional, então, você
precisa estar ciente de que o negócio em algum momento entrará em declínio, mas
essa pode ser uma oportunidade para se reinventar a empresa, propondo novos
negócios ou novos modelos de negócios mais efetivos.
Qual o segredo para a longevidade de uma empresa
Como falamos, toda empresa passa por um ou mais momentos de
declínio, e são justamente as lições desse ponto que usamos para entender os
fatores que levam uma organização a perdurar.
No contexto empresarial, é válida a máxima de Friedrich
Nietzsche: “Aquilo que não me mata, só me fortalece”.
Porém, felizmente, também podemos aprender com diversos casos de
inúmeras empresas centenárias para minimizar nossas perdas e riscos, não é
mesmo?
Aqui na Ninho temos um ditado que nos orienta: A estratégia faz a empresa crescer, mas é a inovação que traz a sustentabilidade.
Ao longo de
muitos anos de estudo e experiência, criamos um conceito para o desenvolvimento
e longevidade empresarial que chamamos de MEI.
Esse conceito abarca os pilares essenciais para o crescimento e
sustentabilidade de qualquer empresa, sendo eles maturidade, estratégia e
inovação.
Maturidade
Uma empresa madura compreende a necessidade de se manter sempre numa condição ótima de operação.
Quanto mais bem estruturada, mais controle a organização tem sobre suas operações.
Dessa forma, o risco de ser pego de
surpresa por um contratempo e se encontrar em um momento de declínio
irreparável é muito menor.
Estratégia
Uma empresa madura para conduzir seus negócios deverá ser
estratégica nas suas ações de crescimento e adaptação, sabendo aproveitar
oportunidades e se prevenir habilmente de ameaças em um mercado em constante
transformação.
Compreender as tendências que influenciam seus negócios e
produtos e manter uma avaliação de cenários futuros sempre atualizada, permite
que as oportunidades sejam percebidas de forma prematura e a decisões de
ajustes na estratégia mantenha a empresa em constante desenvolvimento.
Inovação
A melhor forma de manter uma empresa sustentável é promover
inovações constantes, que permitam estar sempre um passo à frente do
mercado.
A cultura de inovação deve estar no cerne das estratégias da
empresa, somando um esforço coletivo de desenvolvimento que, afinal, favorece a
todos os stakeholders: investidores, colaboradores, fornecedores, parceiros,
clientes e a sociedade.
Modelos de gestão da inovação ainda são incomuns na maioria das
empresas, mas são essenciais para mantê-las alinhadas com os negócios do
futuro.
Se você quer ter uma empresa sustentável e longeva, fale com a
gente! Estamos à disposição para te ajudar.
Copiado: https://ninho.biz/blog/estrategias
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