segunda-feira, 2 de outubro de 2023

As 7 Piores Crenças que Limitam o Sucesso de um Líder


Você que é um líder ou que deseja em breve assumir um cargo de gestão, mais do que ninguém sabe o quanto é observado e avaliado o tempo todo pelos seus clientes mais próximos, incluindo a alta gestão.

Aliás, todo mundo que está no topo de alguma coisa é muito mais visto e inevitavelmente inspira pessoas a sua volta de três formas: como melhor referência, como a pior ou como a figura mais inexpressiva do ambiente. Já parou para pensar?

Quando você pega seu diploma, ninguém te conta o que você vai vivenciar no meio corporativo e muito menos como deve conduzir as relações que vão te desafiar na sua jornada de carreira.

Falando um pouco dos nossos mecanismos, a mente inconsciente é que manda no nosso comportamento e ações, então muitas crenças que te ensinaram desde a infância sobre postura e comunicação só tendem a atrapalhar sua vida profissional se você for conduzido por elas.

Mas então quais são as 7 piores crenças que limitam seu sucesso como líder?

  1. Seja você mesmo

Quem é você?

Pai/mãe, filho, amigo, marido/esposa, colega... ou seja, quantas versões existem de você que não devem ser levadas para o ambiente de trabalho? Naturalmente somos movidos por necessidades emocionais, carências, inseguranças. Se um líder inconscientemente for guiado por estas necessidades de forma tão intensa, vai acabar transportando para estas outras relações profissionais.

Portanto, concorda que quem precisa entrar em ação é o seu eu profissional? E esta figura precisa estar construída de maneira autentica mas elaborada com os sentimentos, conhecimentos e atitudes especificas para este cargo.

Este é o papel do autoconhecimento. Se entender para se construir da melhor maneira que seus papeis funcionem sem sofrer.

2. Você vai parecer um puxa saco se for próximo do seu chefe

A gente escuta essa frase desde muito cedo principalmente por aqueles que não conseguem estabelecer uma boa relação. Essa é a verdade.

O que ocorre é que seu chefe/gestor é o seu principal cliente e você precisa atender as expectativas dele, seja ele um amor de pessoa ou um carrasco. Existe um motivo para ele estar lá, e também um motivo pela qual ele te contratou e confiou em você, portanto, ande super alinhado com essa base, busque feedback se ele não te oferecer espontaneamente.

Seja prático. Tente saber as necessidades dele para que você possa cumprir dentro do seu papel o que é esperado de você, e sabe o que vai conseguir com isso? Re-co-nhe-ci-men-to!

3. Líder é quem manda

Não mais. Na liderança dos tempos modernos o líder direciona, aquece, aproxima, agrega, informa, ensina, conduz, corrige respeitosamente, e principalmente se multiplica.

Significa dizer que ele forma outros líderes para que a autorresponsabilidade seja um ativo forte dentro da área e o time engaje no resultado.

O líder que manda sem ouvir não conquista respeito e admiração, e esse fator é essencial para o sucesso da sua jornada pessoal, porque as pessoas vão construir sua reputação para você.

4. Ande somente com pessoas da sua confiança

Errado. No livro da Arte da Guerra, Sun Tzu comenta que em estratégias de guerra o soldado deve sempre mapear seus inimigos e nunca virar as costas pra ele. E estar sempre perto para que possa prever movimentos e se antecipar ao inesperado.

Obviamente no meio corporativo não há inimigos, mas se podemos assim chamar os inimigos são os comportamentos alheios e os nossos sabotadores internos.

Quero dizer com tudo isso, que você deve ser uma pessoa acessível para que as pessoas possam se aproximar de você sem receio. O habito de construir uma panela e andar com as mesmas pessoas sempre te limita e impede você de construir alianças com pessoas diferentes e aumentar sua rede de conexões e seu networking. Além de adquirir habito dos outros por rapport de maneira inconsciente.

Se espalhe, almoce com pessoas diferentes, se interesse pelos outros, exercite sua popularidade de maneira autentica e profissional. Se provoque nesse sentido.

5. Sobre ter dificuldade em fazer seu marketing pessoal

Seu marketing pessoal você faz de qualquer jeito. Aliás, todo mundo faz bem ou mal, mas faz. Desde a hora que você chega na empresa até a hora que sai, deixa uma impressão sobre quem parece ser na cabeça das pessoas. Leia meu artigo sobre branding que você vai entender mais sobre construir sua marca.


Fazer seu marketing não tem a ver com falar bem de si mesmo, mas deixar que suas atitudes falem por você. Mas com exemplos práticos quais são as coisas que transmitem a sua imagem e construem uma narrativa sobre você?

  • presença, energia
  • tom de voz, firmeza e vocabulário
  • seu jeito de se vestir e de andar
  • sua abordagem com as pessoas (a maneira como aceita e recusa as coisas)
  • sua disponibilidade para ouvir e ajudar
  • a qualidade das suas entregas
  • seu tipo de humor e como administra conflitos
  • sua paciência e tolerância
  • comunicação e posicionamento
  • etc.

PS: Sobre seus resultados, construa seus indicadores e apresente ao seu chefe, ele sim precisa saber o que você tem feito.

6. Sua presença é indispensável

Se você acredita que as coisas caminham bem apenas quando você está de olho, tem coisa errada aí. O líder precisa ter autoconfiança para ensinar o que sabe, treinar as pessoas e construir um ambiente de clareza e comunicação aberta. Entenda uma coisa: quando sua equipe é competente o responsável é você por saber conduzí-la. Todo mundo sabe disso.

Quando você é apegado demais em serviço, parece despreparado para crescer. Vai por mim!

7. Que você pode dar conta de tudo

Nem no trabalho e nem na vida. Se você anda muito sobrecarregado será que está sabendo compartilhar essa pressão toda e pedir ajuda? Talvez você não tenha uma equipe tão bem estruturada e muitos recursos como gostaria, mas conversar com pessoas que confia pode ter bons insights para contornar os excessos de demanda com ferramentas ou métodos mais otimizados.


Tem tarefas que precisam de desapego também. O líder precisa estimular seu lado estratégico e não ser tão operacional. Faz sentido?

Compartilhe sempre seus sentimentos, não abrace o mundo porque ninguém vai te valorizar mais pelo seu autossacrifício.

Se posicione e diga os nãos que você pode dizer. O trabalho se torna muito mais prazeroso quando você vive ele sem medo, com senso de pertencimento e merecimento.

Se você chegou mais longe foi porque mereceu e conquistou, e não é um favor da empresa te manter lá. É uma relação de ganha-ganha e você é peça fundamental.

EXERÇA SEU PAPEL COM PODER E AUTOCONFIANÇA.

Somente através do autoconhecimento deciframos as nossas crenças limitantes, temos o poder de substituí-las por crenças de forças que mudam nossa mentalidade e por consequência nossas ações.

Você não tem que sofrer para ocupar seu lugar. Se isso acontece você tem que mudar isso já.

Copiado: https://www.linkedin.com/in/alessandrakremer/

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