A educação corporativa, ou educação empresarial, tem como objetivo adquirir, fornecer e divulgar conhecimento dentro da empresa para desenvolver habilidades e competências dos colaboradores, com programas ou projetos alinhados às metas do negócio para impulsionar seus resultados.
Capacitar
o time de colaboradores é uma das atitudes mais inteligentes para a manutenção
da vantagem competitiva. A capacitação contínua aprimora as competências dos
profissionais e, consequentemente, a qualidade dos serviços.
Mas se
a capacitação é feita
alinhada com os objetivos da empresa, os resultados podem ser ainda melhores.
Se a sua
empresa ainda não aderiu a essa prática ou já investe em treinamentos, mas quer
aperfeiçoar os programas, este material pode ajudar.
O que é educação corporativa?
Em
síntese, a educação corporativa pode ser definida como
uma estratégia voltada para a gestão de pessoas de uma empresa, em que
habilidades devem ser desenvolvidas em favor do contexto organizacional. Isso
significa que a prática vai muito além de oferecer treinamentos ou simplesmente
qualificar a mão de obra.
A promoção de cursos de capacitação tem como principal objetivo aperfeiçoar as
competências de cada colaborador, de acordo com os interesses e necessidades da
empresa.
Quando uma organização identifica as skills de um profissional e trabalha no seu
aperfeiçoamento, ela se torna muito mais competitiva — tanto por ter um time
altamente qualificado quanto pela qualidade dos produtos e serviços prestados.
Quais são
os objetivos da educação corporativa?
A educação corporativa, ou educação empresarial,
tem o objetivo de fazer a gestão de conhecimento dentro das organizações
alinhada às metas do negócio. Ou seja, ela visa colocar os colaboradores em um
processo de aprendizagem e desenvolvimento de acordo com competências e habilidades que serão
importantes para a empresa.
Contudo, ela não é apenas uma capacitação tradicional, pois tem a finalidade de
contribuir ativamente na estratégia da empresa. Portanto, os temas abordados
podem ser os mais diversos, basta identificar quais são os pontos a serem
melhorados.
Qual a
importância da educação empresarial?
A
qualificação e atualização constante dos funcionários é indispensável para a
construção de uma empresa inovadora e em crescimento contínuo.
Tendo isso em vista, é fácil perceber onde a educação empresarial se encaixa.
Ela é o elo perfeito entre o crescimento dos colaboradores e das organizações,
pois seu foco é justamente em identificar necessidades da empresa, enquanto
contribui para o aprimoramento profissional dos funcionários.
Além de ajudar a manter funcionários e empresas alinhados, a educação corporativa também tem o papel de
trazer outras pessoas de fora para dentro da estratégia da organização. Por
olhar para dentro e fora do ambiente de trabalho, pode incorporar clientes,
fornecedores e outros pares envolvidos com os negócios.
Logo, esse processo pode ser a chave para um crescimento empresarial
sustentável a longo prazo.
Qual a
diferença entre treinamento e educação corporativa?
A
princípio podem parecer sinônimos, mas na verdade existem diversas diferenças
entre a educação corporativa e o treinamento tradicional. As principais são:
público-alvo, objetivos, duração e modelo de aprendizagem.
A primeira diferença está relacionada ao público para o qual cada um se
direciona. Enquanto o treinamento é voltado exclusivamente para os
funcionários, a educação corporativa pode abarcar, além dos
colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores.
A educação empresarial é uma estratégia de capacitação voltada para o
crescimento da empresa alinhado ao desenvolvimento dos funcionários. Isto é,
esse tipo de treinamento é feito analisando, primeiramente, os pontos de
atenção da empresa, para que a partir da identificação dessas dificuldades,
possam ser elaboradas capacitações para o desenvolvimento de habilidades e
competências.
Já o treinamento é voltado para o desenvolvimento de skills individuais,
importantes para cada colaborador, que não necessariamente terão um grande
impacto para a estratégia macro da empresa.
Além disso, a educação corporativa é pensada a longo
prazo, para que tanto a organização quanto os funcionários estejam alinhados
aos mesmos objetivos. Em contrapartida, a capacitação tradicional é feita a
curto prazo, visando o desenvolvimento imediato de habilidades para áreas,
funções e atividades específicas.
Por último, tem-se divergências no modelo de aprendizagem. O treinamento padrão
possui um modelo de aprendizagem mais passiva, no qual o aluno assimila a
informação transmitida pelo emissor, com pouca participação. Já na educação corporativa, o papel do aluno é ativo no
processo de aprendizagem, pois ele deve ser atuante na construção de seu
conhecimento.
Como
fazer a gestão do conhecimento e a educação corporativa?
Conhecimento
é um termo complexo, que pode ser interpretado de diversas formas. Uma
definição geral é que o conhecimento é o entendimento e interpretação de
informações, isto é, o conhecimento é a etapa posterior à obtenção de
informações.
Diante de um cenário de excesso de informações, a sua gestão é de extrema
importância para que haja a construção de conhecimento. Caso contrário, o
processo de aprendizagem torna-se mais trabalhoso e complexo.
A gestão de conhecimento é, portanto, uma facilitadora na construção do
conhecimento dentro das organizações. É a disposição de informações que
constrói uma linha de raciocínio para a resolução de problemas.
A educação corporativa faz uso da gestão de
conhecimento dentro do seu processo, pois para que haja uma capacitação
alinhada com os objetivos da empresa, as informações, tanto estratégicas quanto
de conhecimentos específicos, devem estar organizadas para facilitar sua
compreensão.
Sendo assim, ambas andam juntas e podem ser complementares.
Quais são
os benefícios da educação empresarial para as organizações?
A educação corporativa possui inúmeras
vantagens, pois, diferentemente dos treinamentos tradicionais, ela é mais abrangente.
Em outras palavras, os impactos são tanto internos quanto externos, porque ela
abarca funcionários que estão envolvidos no dia a dia da empresa, assim como
clientes, fornecedores, parceiros e demais envolvidos direta ou indiretamente.
Desse modo, esse tipo de processo é mais benéfico a longo prazo, pois se trata
de uma capacitação muito mais completa e alinhada com os objetivos
corporativos.
Como
implementá-la a educação corporativa na empresa?
Em um
primeiro momento, é importante identificar quais são os principais problemas e
dificuldades da empresa para depois entender os objetivos a longo prazo. A
partir disso, é possível estabelecer um plano de ação que resolva os problemas
levantados e que, ao mesmo tempo, estejam alinhados com as metas da organização.
Depois que levantados os problemas a serem resolvidos, é possível pensar nos
conteúdos, na metodologia mais adequada e nas logísticas de toda a aplicação
desse tipo de solução.
Por fim, é importante acompanhar e analisar os resultados ao longo do processo
e depois de sua aplicação, para que ajustes e mudanças possam ser feitas nos
processos seguintes.
Quais as
principais tendências da educação corporativa?
Com o
passar do tempo, as demandas sociais e individuais se transformam. Ao mesmo
tempo, os processos corporativos também se modificam para atender às novas
demandas. Sendo assim, a educação corporativa ainda sofrerá muitas
mudanças, então confira algumas tendências para o futuro da educação corporativa:
1. Realidade virtual
Você está
passeando no shopping e vê um carrinho de montanha-russa, um acessório parecido
com um óculos e alguém se divertindo mesmo com o carrinho parado. Um monitor ao
lado revela o caminho que a pessoa está percorrendo por meio do óculos 3D —
esse brinquedo é um dos exemplos de presença da realidade virtual no nosso
cotidiano.
Quando
aplicada no contexto corporativo, ela permite que os profissionais sejam
treinados simulando situações reais. Assim, o aprendizado fica mais divertido e
interessante!
2.
Microlearning
Hoje, há
uma necessidade cada vez maior de buscar qualificação de qualidade sem perder
tempo. Por isso, as empresas estão dizendo adeus aos cursos que levam semanas
para serem concluídos e apostando no microlearning.
A técnica
busca dividir um conteúdo em pequenos fragmentos, para que seja estudado de
maneira rápida e frequente por meio de dispositivos móveis, como o celular.
3.
Gamificação
A gamificação é um
complemento do microlearning e da realidade virtual, e ela é muito utilizada
nos processos de recrutamento e seleção, mas ganha espaço também em outros
contextos corporativos.
Como a
técnica busca o engajamento por meio de jogos, missões, recompensas e
ranqueamento, os colaboradores não só ficam engajados com o conteúdo aprendido,
mas também com toda a dinâmica do game.
4.
E-learning
As tendências da educação corporativa giram em torno de um método: o e-learning. É verdade que há muitos palestrantes e professores competentes capazes de ministrar cursos e treinamentos corporativos bastante eficientes. No entanto, o custo-benefício para deslocar os colaboradores para um programa de capacitação que leva horas, dias ou semanas, pode não ser muito vantajoso.
Nesse
contexto, o e-learning cumpre bem o papel: promove o conhecimento de maneira
interessante, prática e barata. A tendência nada mais é do que a modalidade de
ensino a distância, onde professores e alunos se conectam por meio de um
ambiente virtual.
Já
bastante popular para graduações e pós, também está cada vez mais presente na
esfera empresarial. Conheça algumas vantagens:
·
É
possível personalizar as temáticas de acordo com o perfil da empresa e dos
colaboradores;
·
Há
diversos programas que podem ser implementados e reutilizados, como o
treinamento de novos colaboradores;
·
Pode ser
integrado a outras técnicas aqui apresentadas, como o microlearning e a
gamificação;
·
Melhor
custo-benefício;
·
Não há
necessidade de deslocar departamentos inteiros ou pausar as atividades para que
esses profissionais possam fazer os cursos.
O que
esperar para o futuro?
Como você
pôde conferir anteriormente, muitas empresas que ainda não investem em educação corporativa têm interesse em
implementar a prática. Isso significa que as organizações que não pensam em
adotar a estratégia podem perder espaço para a concorrência.
COPIADO: https://www.gupy.io/blog/educacao-corporativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário