Marketing Digital para idosos: Segundo a OMS (Organização mundial da Saúde) a faixa etária da terceira idade se inicia aos 60 anos. Falando sobre os estágios do envelhecimento populacional, temos:
- Meia-idade: 45 a 59 anos
- Idoso: 60 a 74 anos
- Ancião: 75 a 90 anos
- Velhice extrema: acima de 90 anos
Pela predominância do público mais jovem nas
redes digitais (internet), por muito tempo o público mais idoso foi deixado em
segundo plano pela publicidade digital.
As alterações na rotina das pessoas durante a
pandemia mundial nos trás a oportunidade de reparar esse erro com as pessoas
mais velhas.
O setor de Marketing das empresas deve olhar
com mais cautela para esse público que se comunica de uma forma diferente.
Segundo estudos, somente em 2020, tivemos 85% dos
idosos conectados na internet e pesquisando por produtos e serviços de seu
interesse. Ainda 75% desse montante efetivaram compras pelos canais digitais.
Em sua grande maioria, graças as restrições
impostas em relação à circulação de pessoas e estabelecimentos fechados durante
a pandemia.
A solução foi efetuar suas compras no modo
on-line – Digital.
Continue a leitura desse PostBlog para
entender um pouco mais o que os profissionais devem se atentar, o que será
tendência daqui pra frente no Marketing Digital para idosos.
Qual
a importância do Marketing Digital para os Idosos?
Com o crescimento e envelhecimento da
população mundial, além das pessoas que entram nessa categoria (idosos) a cada
ano, é muito importante que direcionemos esforços para se comunicar melhor com
esse público.
A pandemia acentuou muito mais essa
tendência, não é mesmo? Já mostramos o tamanho desse público em números. Dessa
forma, o marketing digital não deve focar apenas nos mais jovens.
No primeiro semestre de 2021, o público entre 45 e
65 anos cresceu mais de 20% e isso representa uma grande mudança de
comportamento nos meios digitais.
Se as empresas ignorarem esse movimento, estarão
nos mostrando que falta estratégia em seu portfólio e que estão deixando muitas
oportunidades em cima da mesa.
Vamos ver a seguir o que pode ser feito para atrair
a atenção do público mais velho com o Marketing Digital.
Por que fazer Marketing para idosos
Vamos analisar um pouco dos números antes, ok? A
previsão da OMS é que até 2050, a fatia desse mercado seja de aproximadamente 2
bilhões de pessoas no mundo todo.
A população idosa mundial avança à medida que
o aumento da expectativa de vida cresce ao mesmo tempo. Sem falar da redução
das taxas de fecundidade que crescem a todo vapor.
Segundo pesquisas da Bloomberg,
mais de 70% da receita disponível está concentrada nas mãos dessa fatia de
mercado (pessoas acima dos 50 anos) e até o final dessa década, é previsto que
esse montante chegue à aproximadamente 15 trilhões de dólares (valor do
mercado).
Dito isto, temos um potencial mercado
comprador com renda elevada e que faz brilhar os olhos de qualquer gestor de
Marketing.
Sem falar que as pessoas mais velhas são as
que mais aderem as redes sociais atualmente.
72% dos novos idosos já realizaram pelo menos uma
compra no âmbito digital e 83% deles fizeram ao menos uma pesquisa antes de
comprar um produto, seja online ou em uma loja física.
Com a popularização da internet, os idosos
conseguiram ficar mais próximos dos familiares, mantendo contato ativo e também
com pesquisas e descobertas de boas promoções.
Resumindo: Eles possuem renda,
vão representar cada vez mais a população e estão cada vez mais ativos no
âmbito digital.
Por tanto, é imprescindível ter ações
de Marketing digital para os idosos daqui pra frente nas
estratégias de Marketing
Digital da sua empresa.
Como
as empresas podem atrair a atenção do público mais velho?
Primeiramente, as empresas devem observar o
melhor canal para se comunicar com o público da terceira idade.
Traçar o perfil ideal do cliente (ICP) e
desenhar sua persona para entender melhor suas dores, anseios, costumes e todas
as características peculiares aos costumes dos idosos, deve ser seu ponto de
partida.
Segundo pesquisas recentes, esse público se
encontra majoritariamente no Facebook e WhatsApp para se comunicar com amigos e
familiares.
Pesquisam e consomem produtos de Saúde,
Higiene e Alimentação de forma mais constante na internet através dos
e-commerces.
Em relação à serviços eles pesquisam e
consomem notícias de forma variada (Jornais), Bancos e instituições financeiras
e sites ligados ao turismo.
E as coisas que eles mais sentem falta:
Roupas adequadas, celulares com números e letras maiores, turismo exclusivo,
locais com público da mesma idade, produtos de beleza focados na terceira
idade, entre outros.
Portanto, se você quer fazer marketing para a terceira idade, estude com carinho os canais de aquisição, os melhores dias e horários para impactá-los.
Vamos listar agora algumas características
importantes para nos comunicarmos com o público da terceira idade, vejamos:
Ganhe
a confiança do seu público-alvo (terceira idade)
Com uma característica interessante, os mais
velhos costumam ser um público muito fiel a uma determinada marca.
Não gostam de muita mudança e preferem a
cautela na aquisição de produtos e serviços.
Por isso, é preciso criar e gerar confiança durante
toda a jornada de compra e mostrar que vale a pena acreditar na sua empresa.
Mantenha seu foco nos benefícios que a sua
solução oferece, não no preço ou qualquer outro dado com pouca relevância.
O foco deve ser no benefício, o que realmente
sua solução vai trazer para solucionar a dor principal dele.
Uma boa ideia é investir em conhecimento da
marca. Contar sua história, mostrar seus valores e sua missão e visão de
futuro.
Utilize técnicas de Storytelling para alinhar sua marca com o produto e
valores.
Utilize técnicas de prova social. Um bom
depoimento de uma pessoa que caracteriza exatamente o perfil do seu cliente
fará bastante diferença na decisão de compra. Gere identificação entre o
problema e como seu produto solucionou aquilo.
- Mostre como é seguro comprar com a sua empresa e como ela é comprometida com o cliente.
- Seja direto, se comunique com clareza e seja objetivo no MKT para terceira idade
- Tenha atenção com o excesso de criatividade e brincadeiras na hora de pensar sua estratégia de marketing para os idosos.
- Seguramente eles não estão por dentro de
todos os memes que existem na internet, diferentemente dos
jovens, certo?
- Aposte em uma comunicação para a terceira idade que seja leve e criativa, direta e clara, sem entrelinhas e gírias que não façam parte do seu cotidiano.
- Esse público quer reconhecer e entender do que se trata a sua comunicação em poucos segundos.
- Tenha
muito cuidado com a experiência e usabilidade para esse público mais sênior
- Pense
em uma criação das peças publicitárias e conteúdos de forma que eles sejam
intuitivos, onde o consumidor tenha liberdade para agir sozinho.
- Esse tipo de público gosta de ser independente e navegar na internet por conta própria, mesmo que às vezes, tenham o auxílio de familiares mais jovens.
- Um exemplo disso, é utilizar letras maiores, focadas em quem já possui certa dificuldade para enxergar as informações por conta da idade.
- Pense em todos os detalhes que fariam diferença para um público que exige uma atenção especial.
- Tenha conhecimento do melhor dispositivo para impactá-lo e mapeie também dia e horário da sua audiência.
Coloque
foco no atendimento e Contato com seu público
Esse perfil de público demanda mais atenção “one to one”.
Disponibilize sempre um telefone de contato para que eles possam resolver um
problema ou retirar uma dúvida antes de adquirir algo.
Coloque sempre a informação em evidência para
que eles não precisem ficar procurando. A terceira idade gosta e tem costume de
um contato humanizado e prezam por um bom atendimento.
Diferentemente do público mais jovem que
prefere o formato self-service, a terceira idade não gosta de ficar procurando
as coisas e preferem que alguém os guie para obter confiança e avançar na
compra.
Um erro comum dentro das estratégias é quando
a empresa foca somente na venda. Para o público mais antigo isso não vai
funcionar muito bem.
Conclusão sobre o Marketing digital para idosos
Em resumo, temos uma oportunidade muito
grande de inclusão e estratégias para o mercado de Marketing Digital.
Com o aumento exponencial dos idosos na
internet, as oportunidades de vendas trazem uma enorme possibilidade de ganhos
para diversas empresas.
É indispensável que as marcas olhem com
carinho para os mais velhos e tracem estratégias de marketing mais adequadas
para esse público-alvo (focada neles).
Ajude o público a converter nas suas
campanhas. Forneça informações claras e dê opções de contatos fáceis para que
eles se sintam mais confiantes em sua empresa.
A melhor forma de fazer Marketing
para idoso é pensar em um caminho curto e intuitivo para as campanhas.
Copiado: https://www.next4.com.br/
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