quarta-feira, 28 de julho de 2021

Código Brasileiro da Ocupação de Administradores - CBO 2521-05 -

 


CBO 2521-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de administradores que pertence ao grupo dos profissionais de organização e administração de empresas, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Administradores CBO 2521-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Descrição dos cargos da categoria Administradores

Os Administradores CBO 2521-05 planejam, organizam, controlam e assessoram as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras, implementam programas e projetos, elaboram planejamento organizacional, promovem estudos de racionalização e controlam o desempenho organizacional. Prestam consultoria administrativa a organizações e pessoas.

Condições de trabalho

Administradores trabalham em qualquer ramo de atividade econômica, serviços, comércio e indústria, incluindo-se a administração pública. São assalariados celetistas, estatutários ou autônomos. Geralmente, trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Estão sujeitos a pressão por cumprimento de prazos e metas.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessa ocupação requer-se curso superior completo em Administração de empresas ou Administração pública, com registro no Conselho Regional de Administração (CRA).

Funções dos Administradores CBO 2521-05

Administradores devem:

·  realizar controle do desempenho organizacional;

·  prestar consultoria Às organizações e pessoas;

·  elaborar planejamento organizacional;

·  promover estudos de racionalização;

·  implementar programas e projetos;

·  demonstrar competências pessoais;

·  administrar organizações;

Atividades dos cargos CBO 2521-05

Entre as principais atribuições dos Administradores CBO 2521-05 estão as de:

·        estabelecer metas gerais e específicas;

·        diagnosticar métodos e processos;

·        demonstrar visão crítica;

·        analisar a organização no contexto externo;

·        definir indicadores e padrões de desempenho;

·        emitir pareceres e laudos;

·        demonstrar raciocínio abstrato;

·        administrar materiais;

·        demonstrar capacidade de análise;

·        facilitar processos de transformação;

·        demonstrar capacidade de síntese;


·        administrar sistemas, processos, organização e métodos;

·        estabelecer rotinas de trabalho;

·        administrar recursos humanos;

·        demonstrar capacidade de decisão;

·        monitorar programas e projetos;

·        administrar recursos financeiros e orçamentários no setor privado;

·        descrever métodos e rotinas de simplificação e racionalização de serviços;

·        estabelecer metodologia de avaliação;

·        arbitrar em decisões administrativas e organizacionais;

·        atuar na mediação e arbitragem;

·        agir com iniciativa;

·        demonstrar liderança;

·        analisar resultados de pesquisa;

·        avaliar resultados;

·        realizar perícias;

·        avaliar viabilidade de projetos;

·        elaborar normas e procedimentos;

·        demonstrar raciocínio lógico;

·        levantar dados para o estudo dos sistemas administrativos;

·        administrar patrimônio;

·        dimensionar amplitude de programas e projetos;

·        demonstrar espírito empreendedor;

·        administrar recursos financeiros e orçamentários no setor público;

·        apresentar proposta de programas e projetos;

·        reestruturar atividades administrativas;

·        traçar estratégias de implementação;

·        administrar informações;

·        analisar estrutura organizacional;

·        demonstrar capacidade de comunicação;


·        demonstrar capacidade de negociação;

·        participar na definição da visão e missão da instituição;

·        identificar oportunidades e problemas;

·        identificar fontes de recursos;

·        analisar a organização no contexto interno;

·        definir estratégias;

·        elaborar diagnóstico;

·        administrar conflitos;

·        trabalhar em equipe;

·        apresentar alternativas;

·        gerir recursos tecnológicos;

·        preparar relatórios;

·        reavaliar indicadores;

·        coordenar programas, planos e projetos;

·        revisar normas e procedimentos;

Copiado: https://www.salario.com.br/

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