O
ruído na comunicação pode acontecer com pequenas situações, mas também em
graves ocorrências quando existe um tipo de interferência entre o emissor de
uma mensagem e os seus receptores. No ambiente corporativo, resolver o problema
ajuda tornar a rotina mais produtiva e livre de imprevistos.
Ruído
na comunicação pode ser definido como o antigo
jogo “telefone sem fio”, mas sem a parte divertida da brincadeira.
Isso
porque o seu conceito está atrelado a qualquer tipo de interferência
entre o emissor de uma mensagem e os seus receptores.
No
ambiente corporativo, por exemplo, isso pode acontecer quando um anúncio é
feito de maneira apressada, fazendo com que cada colaborador entenda
algo diferente.
A
consequência imediata disso é o fato de dificultar a compreensão dos
envolvidos. Só que o ruído na comunicação também escancara uma série de
outros desafios — o que torna necessária a sua resolução.
Vamos
ver, ao longo deste post, justamente os problemas decorrentes desses ruídos e
algumas medidas propositivas para eliminar tais obstáculos para a boa
comunicação corporativa. Confira!
Definindo o ruído na comunicação
A
princípio, você pode achar que a sua empresa está livre de ruídos. Acontece que
muitas situações cotidianas possibilitam a interferência mencionada
anteriormente. Quer alguns exemplos?
- comunicados emitidos com informações
equivocadas — como a data ou um local;
- prazos incorretos repassados a outros membros
da equipe;
- ausência de um e-mail para alinhar os
objetivos, metas e/ou responsabilidades e prazos de cada colaborador;
- orçamentos enviados com informações faltantes.
Portanto,
isso pode acontecer com pequenas situações cotidianas, mas também em graves
ocorrências.
Um processo seletivo desalinhado pode culminar
na contratação da pessoa errada ou, em outro exemplo, o candidato
pode comparecer a uma entrevista que deveria ter sido cancelada.
Não
é difícil prever as consequências disso. O ruído na comunicação prejudica
a reputação da empresa — interna e externamente —, tem um aumento exponencial
em retrabalhos e prejuízos (materiais ou não) e pode até mesmo estimular
a desmotivação e o
elevado índice de rotatividade na empresa.
Como esse problema é nutrido no ambiente
corporativo
Para
evitar os casos acima citados no seu dia a dia, o setor de RH e os líderes de cada área
têm um grande e incessante trabalho pela frente.
E
o primeiro passo para reduzir o ruído na comunicação é por
meio do diagnóstico de suas origens. Abaixo, reunimos alguns dos principais
fatores que geram esses ruídos:
Clima organizacional conturbado
Empresas
desorganizadas causam, por si só, ruído na comunicação. É a
disposição equivocada de setores, que necessitam de silêncio, colados às
equipes mais comunicativas, por exemplo.
Ou,
ainda, a ausência de paredes que proporciona um tráfego contínuo de pessoas e
pode prejudicar todo tipo de compreensão de mensagens.
Canais de comunicação inadequados
Mensagens
por e-mail incompletas — ou com informações equivocadas — são grandes problemas
para as empresas. E, isso, independentemente do porte ou segmento de atuação
delas.
Isso
porque parece não haver uma padronização no envio e recebimento de
mensagens. Não apenas por e-mail, mas de todo tipo.
Um
exemplo: avisos de reuniões são
encaminhados por chat, individualmente, e alguns colaboradores não visualizam,
enquanto outros podem esquecer-se etc.
Por
sua vez, um convite formal, em que todos respondem ao convite, pode ser uma
alternativa mais produtiva para evitar o ruído na comunicação, não
é mesmo?
O
mesmo vale para os murais espalhados pela organização. Sem um padrão, todo tipo
de mensagem é disposto nesses locais, prejudicando a visualização de todos a respeito
de um assunto de interesse coletivo.
Falta de um tom de voz identificável
Abordar
e interagir são preocupações que devem cercar, também, a sua comunicação empresarial interna. É por
meio dela que gera-se identificação, com o público-alvo,
facilitando a adesão e absorção da mensagem, bem como o engajamento à
ação desejada.
Se
não é possível gerar essa familiaridade, há um ruído na comunicação que
pode ser ocasionado pela contratação sem padrão algum, do seu quadro de
funcionários, ou uma ausência de planejamento para criar a cultura da marca e
explorá-la em todos os meios de maneira eficiente.
Entendendo os danos do ruído na comunicação para a
empresa
Vamos
entender o que acontece, internamente, quando um ou mais desses ruídos
na comunicação são diagnosticados?
- queda de rendimento nas equipes;
- falta de adesão aos projetos;
- metas confundidas;
- retrabalho constante — desvalorizando, assim,
a hora de trabalho dos seus profissionais;
- impacto negativo no bem-estar e
na qualidade de vida dos colaboradores;
- desentendimentos, o que também leva a uma
série de conflitos que prejudicam o relacionamento interpessoal.
Para
resolver a questão, que tal conferir as nossas dicas para reduzir o ruído na
comunicação?
As alternativas para acabar com os problemas de
comunicação
Para
garantir que não exista mais ruído na comunicação — ou que o
problema seja significativamente reduzido —, nós apontamos algumas das
principais soluções a seguir. Confira!
Documente as mensagens e solicite respostas
Quer
acabar com o problema de alguém que “não viu ou recebeu” um
comunicado? Peça que respondam as mensagens, dizendo que receberam e
compreenderam o que foi solicitado.
Assim,
a padronização ocorre gradualmente, e as pessoas passam a dar mais importância a
todo tipo de comunicado, tornando-se um reflexo natural de suas atividades
cotidianas.
Promova dinâmicas e treinamentos
Existem
muitas alternativas, nesse contexto, que ajudam a diminuir o ruído na
comunicação. Promova dinâmicas em grupo, treinamentos e
workshops — uma vez identificado os problemas comunicativos.
Com
o tempo, os problemas são contornados e o setor de RH pode focar em novos
treinamentos para potencializar os meios e os planos de comunicação da
empresa posteriormente.
Padronize a comunicação
A
gestão tem participação ativa na condução de uma boa comunicação
interna. E isso começa com a padronização dos meios utilizados.
Reúna-se
com os líderes, portanto, e avalie quais são os motivos pelos quais eles
informam e orientam os colaboradores, e ofereça um repertório de soluções para
cada caso. Por exemplo:
- reuniões;
- murais;
- e-mails;
- chats.
Para
cada necessidade, um meio pode ser padronizado e, assim, garantir mais
eficiência à mensagem transmitida.
Organize a identidade da empresa
É
importante, também, saber quem é a empresa. Qual é o seu tom de
voz, o meio de abordar os receptores da mensagem e a linguagem adotada.
Lembrando
que, da mesma maneira que as organizações buscam se aproximar do perfil do
público-alvo, a comunicação interna deve gerar familiaridade
com as pessoas.
Por
isso, construa — ou exteriorize — o DNA da empresa nos meios de
comunicação. Dialogue efetivamente, sem que exista ruído na
comunicação, e torne as mensagens mais objetivas, eficientes e produtivas
para todos os envolvidos.
Consequentemente,
o dia a dia na empresa vai gerar mais qualidade de vida e bem-estar.
E tudo isso por meio da resolução de conflitos pequenos, mas que podem crescer
gradativamente, como o ruído na comunicação.
Copiado: https://www.xerpa.com.br/blog
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