A pós-modernidade é definida por muitos autores como a época das incertezas, das fragmentações, da troca de valores. É possível ser otimista na era da pós-modernidade?
Às vezes parece que o mundo esta de pernas para o ar. Ligamos a televisão deparamos com dezenas, centenas, ou até milhares informações ao mesmo tempo, e real. São canais de TV, Jornais, Internet, Smat-fone, etc.
A violência, a corrupção, os sequestros, os crimes com requintes de crueldades ganham cada vez mais destaques. A educação recebida pelos país e das escolas, os valores como ética, moral e caráter, a religião, a solidez do casamento e da família, estão perdendo espaço para novas formas de comportamento regidas pelas leis do mercado do consumo e do espetáculo.
Vivemos em uma época de grandes turbulência e pouca solidariedade. São tempos de alta competitividade guiados e regidos pelo dinheiro e pela aparência.
Em nome de uma ideologia, as pessoas se permitem agir passando por cima de valores morais e éticos. O que importa é ser reconhecido, ser admirados e ter acesso a infinidade de produtos e serviços e usufruir o máximo de prazer.
E para isso, tudo é valido. Age-se de acordo com o momento e com a conveniência. “Pegar o Atalho, como se diz na linguagem da informática, tornou-se uma prática comum.
Nesse contexto, os indivíduos, não há por que esperar se sacrificar para adquirir bens e ter sucesso, se existe meios mais rápidos para conseguir o que se pretende.
Mas, afinal, que tempos são esses em que as pessoas passam umas por cima das outras, sem qualquer constrangimento ou culpa, em busca de dinheiro e poder? Será que é possível encontrar uma luz no fim do Túnel e ter otimismo nesse cenário?”
Para muitos teóricos, filósofos e sociólogos, a época atual é marcada por fenômenos que representam um divisor de águas com a Modernidade.
Chamada a estudada com Pós-modernidade cauterizada mudanças significativas provocadas e vividas pelo homem. Entre as mais evidentes, e que desencadearam muitas outras, pode-se apontar a globalização, unificadora das sociedades do planeta, um novo modo de cultura e as novas condições que põem em perigo a continuidade da espécie humana.
A Pós-Modernidade surgiu com a desconstrução de princípios, conceitos e sistemas construídos na modernidade, desfazendo todas as amarras da rigidez que foi imposta ao homem moderno.
Com isso os três valores supremos, o Fim, representado por Deus, a Unidade simbolizada pelo conhecimento científico e a Verdade, como os conceitos universais e eternos, já estudados por Nitzsche no fim do século XIX, entraram em decadência acelerada na Pós-modernidade.
Copiado: https://www.dm.jor.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário