Uma característica comum dos empreendedores é a motivação. Todos querem fazer, realizar e conquistar. Por isso, projetam seu empreendimento, se animam, trabalham duro e transformam ideia em prática.
Mas empreender sabe ter suas dificuldades. As vezes os desafios são grandes e o empreendedor precisa estar preparado. Aí que entra uma característica pessoal importante, a resiliência.
Resiliência é a nossa capacidade de se recobrar frente à uma adversidade que enfrentamos. Saber ultrapassar as barreiras e continuar lutando para conquistar o objetivo.
Lembro de uma empresa multinacional que trabalhei. Essa empresa terceirizava uma boa parte da mão de obra na área de desenvolvimento de software para uma outra empresa local. Para a empresa local, esse cliente multinacional representava a maior parte do seu faturamento.
Certo dia a empresa multinacional decidiu mudar a estratégia e contratar toda a área de desenvolvimento de software como seus funcionários.
A empresa local foi então dispensada dos seus serviços. Lembro de como foi difícil para os donos dessa empresa que da noite para o dia perdeu a imensa maioria dos seus funcionários e maior parte do seu faturamento.
Esse é um exemplo em que os empreendedores donos dessa empresa local precisaram ser resilientes para assimilarem o golpe, se reerguerem e tocarem em frente na busca de seus novos desafios.
Empreender é assim.
- Tem horas que o negócio pode estar vivendo um grande momento mas tem horas que as coisas estão complicadas.
- Pode ser uma questão financeira, de equipe ou com os clientes.
Seja como for o empreendedor à frente do negócio precisa aprendera ser resiliente e enfrentar o que passar pela frente sem se entregar.
Isso é especialmente importante para o empreendedor que está iniciando.
Logo no início as dificuldades são muitas pois o negócio ainda não chegou num nível estável que forneça um certo fôlego para o empreendedor continuar trabalhando com tranquilidade.
Empreender não é simplesmente fazer o trabalho e ir para casa descansar tranquilo como se fosse num emprego.
O empreendedor respira seu negócio o tempo todo. Trabalha finais de semana muitas vezes.
Nesse caminho existem muitas incertezas e riscos.
Quando não dá certo, o empreendedor não pode se desesperar e achar que não tem solução.
Ele precisa estar confortável com as possibilidades de falha nos projetos que tem no seu negócio. Então encarar a falha como um aprendizado, não como algo catastrófico para o seu empreendimento.
Um negócio é feito de vitórias e conquistas, mas também passa por revezes. E a forma como o empreendedor lida com esses momentos é crucial em como o negócio vai se desenrolar dali pra frente.
Assim, aquele que souber ser mais resiliente tem melhores chances de vencer seus obstáculos e alcançar conquistas almejadas fazendo o seu negócio prosperar.
Copiado: https://blog.ambra.education/
Nenhum comentário:
Postar um comentário