Durante
muito tempo se afirmou categoricamente: Informação é poder. Algo que muitos
acreditam sem questionar.
Ocorre que hoje em dia temos pontos
críticos em relação a informação:
O que é,
verdadeiramente, informação?
Qual é a
relevância de determinada informação?
O que
realmente se quer com determinada informação?
Para responder estas perguntas, temos
que primeiramente compreender o contexto de hoje.
Estamos numa sociedade que brota
informações por todos seus poros. Temos sites, jornais televisivos e na
internet, temos rádio, temos boca a boca, temos redes sociais, temos blogs,
enfim, todos parecem BERRAR informações o tempo todo.
O ponto onde penso ser o cerne desta
gritaria é a fonte. A fonte da informação deve ser confiável. Se a fonte é
confiável, geramos uma informação em cadeia, pois republicamos esta informação
nas redes sociais, em blogs, etc.
Se a dita fonte confiável errar, muitas
pessoas erram e pior, como na internet as coisas publicadas se perpetuam, podemos
ter erros publicados como verdades.
Vamos analisar então os pontos
críticos:
O que é,
verdadeiramente, informação?
Informação pode ser um emaranhado de
coisas, mas se direcionada é algo dito sobre algo ou alguém, não é mesmo?
Através das informações é que geramos nossos conceitos de certo e errado,
opinamos sobre determinados assuntos, criamos nossas verdades.
Se é assim, é mais do que fundamental
sabermos as fontes desta informação e principalmente termos um senso crítico
daquilo que estamos recebendo como verdade. Lembre-se, a verdade para um pode
não ser para outro.
Se você receber alguns dados
informativos, processar perante suas verdades e concluir algo, ao retransmitir
a sua conclusão você estará retransmitindo mais do que apenas informação,
estará distribuindo opinião.
Fica a pergunta: Você gera
informação ou opinião?
Neste ponto, se você gera opinião,
você tem seguidores, certo? Se você gera informação, tem no máximo leitores,
não é mesmo?
Qual é a
relevância de determinada informação?
A relevância está intimamente ligada a
quem recebe a informação. Para ser ou não relevante, necessita o interesse de
quem busca a informação.
Uma informação sobre prazos suspensos num determinado tribunal será
utilíssima para advogados, mas inútil ou desprezível para um pedreiro, por
exemplo.
Se a relevância depende de quem recebe
a informação, qual o papel de quem retransmite ou cria opinião sobre
informações?
O de fazê-lo sob o prisma de um
determinado assunto/tema/nicho, para que pessoas daquele tipo de interesse sejam
seguidores ou leitores.
Você quer ter relevância? Opinie,
expresse suas verdades em primeiro lugar. Tenha foco nas publicações e na
informação prestada. Já é um excelente início.
O que
realmente se quer com determinada informação?
Talvez a mais difícil das perguntas,
não pela resposta em si, mas porque muitas pessoas não estão acostumadas a
pensar no porque das coisas.
Vamos dar um exemplo hipotético: Uma
informação dita pelo Willian Bonner no Jornal Nacional dizendo que determinado
tipo de produto está esgotado ou em escassez.
Temos uma mídia forte, com alta
credibilidade entre a maioria da população dando uma informação que pode gerar
corre corre em lojas para estocar um produto, frente a possível escassez… Uma
informação bem colocada numa mídia de credibilidade gera mais mídia.
Neste mesmo exemplo dado, muitos
retransmitirão esta notícia como sendo verdadeira, pois foi dada num canal com
alta credibilidade. Ao fazerem isto, darão mais eco ainda a notícia.
Percebem o poder disto?
Enfim: Informação
é poder?
Depende. Se a informação tem
relevância, vem por canais de credibilidade e tem fins certos e determinados,
mais do que poder, informação pode ser usada como manobra de massas.
Cuidado com o que escreve, diz, afirma
ou conclui. Sua opinião com as informações erradas podem gerar um perfil de
alguém fraco, fadado ao insucesso.
Quer o poder que a informação traz?
Associe-se a credibilidade de informações precisas, com foco e opiniões suas e
diretas.
Pense nisto e opine a respeito!
Por Gustavo Rocha –
Sócio da Consultoria GestaoAdvBr - http://www.artigonal.com/
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