Outsourcing nada mais é do que terceirização. Trata-se de uma maneira das organizações reduzirem seus custos contratando empresas terceirizadas para realizar determinadas atividades ou comandar áreas específicas do meio corporativo.
Este processo está relacionando a uma parceria de negócios, em que uma determinada empresa contrata outra para ajudá-la e apoiá-la em seus processos de gestão do capital humano.
Antes de implantar um processo de outsourcing, é preciso fazer um planejamento bastante cuidadoso e cauteloso. Isso porque, apesar da terceirização oferecer redução de custos, ela também pode gerar impactos negativos para a empresa contratante.
VANTAGENS DO OUTSOURCING PARA EMPRESAS
- Redução substancial de custos;
- Acesso a recursos e tecnologias que, muitas vezes, não estão presentes na realidade da empresa;
- Desenvolvimento assertivo e efetivo de atividades ou áreas de gestão delicadas ou complexas;
- Oportunidade de desenvolvimento de uma nova estrutura corporativa;
- Maior controle de gastos.
DESVANTAGENS DO OUTSOURCING PARA EMPRESAS
- Perda de controle das atividades terceirizadas;
- Geração de conflitos de interesse, quando a empresa terceirizada oferece o mesmo serviço a empresas que são concorrentes;
- Risco de vazar informações privadas e sigilosas;
- Possibilidade de encontrar baixa qualidade nos serviços prestados pela terceirização;
- Redução do nível de satisfação pelas atividades recebidas;
- Mau alinhamento das estratégias da empresa terceirizada com a cultura e os valores da organização contratante;
- Dependência da empresa terceirizada.
IMPLEMENTANDO O OUTSOURCING
Confira como funciona o passo a passo dos processos de implantação do outsourcing em uma empresa:
1- RECONHECENDO OPORTUNIDADES
Nesta primeira fase, é feita a identificação das estratégias e vantagens competitivas da organização que implementará o Outsourcing.
2- ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES
Análise e avaliação de todas as oportunidades reconhecidas no primeiro passo, e estabelecimento dos objetivos almejados com a terceirização. Esta etapa também contempla a descrição dos serviços e dos desempenhos almejados com a contratação, definindo recursos e instrumentos que serão utilizados.
3- TRIAGEM DOS FORNECEDORES
Seleção das potenciais empresas que serão terceirizadas.
4- TRANSIÇÃO
Estabelecimento da terceirização e integralização com os processos da organização contratante.
5- CONDUÇÃO E ACOMPANHAMENTO
Por fim, é feito um acompanhamento para avaliar o desempenho do outsourcing, identificando possíveis correções para que o objetivo almejado pela organização seja atingido.
Por:José Roberto Marques - http://www.jrmcoaching.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário