EMPRESA - FORD MOTOR COMPANY
A Ford Motor Company é uma produtora de automóveis considerada uma das maiores do mundo,foi fundada em1903 por Henry Ford. Sediada em Dearborn, subúrbio deDetroit, no estado de Michigan nos Estados Unidos.
A Ford do Brasil começou seus primeiros investimentos em 1919, sendo a primeira produtora de automóveis a se instalar no Brasil. Possui atualmente fábricas nas cidades paulistas deSão Bernardo do Campo, Taubaté e sede na cidade baiana Camaçari (BA), além de um campo de provas na cidade de Tatuí - SP.
Razão Social/Nome: FORD MOTOR COMPANY BRASIL LTDA
Segmento: Automotivo
Porte: Multinacional
· Produção de Carros;
· Manutenção;
· Venda Direta;
· Recall;
· Garantia Estendida;
· Serviços Rápidos;
· Assistência 24 horas;
· Revisão Preço Fixo;
· Peças Genuínas;
· Ford Credit;
· Seguros Ford;
· Consórcio Nacional Ford.
Missão
Somos uma família global e diversificada, com um legado histórico do qual nos orgulhamos e estamos verdadeiramente comprometidos em oferecer produtos e serviços excepcionais, que melhorem a vida das pessoas.
Visão
Ser a empresa líder mundial na avaliação do consumidor em produtos e serviços automotivos.
Ser a empresa líder mundial na avaliação do consumidor em produtos e serviços automotivos.
Política de Qualidade
Atingir continuamente resultados consistentemente melhores em termos de Satisfação do Consumidor com nossos produtos e serviços. Processos e pessoas têm sido e sempre serão a chave para conseguirmos estes resultados.
Atingir continuamente resultados consistentemente melhores em termos de Satisfação do Consumidor com nossos produtos e serviços. Processos e pessoas têm sido e sempre serão a chave para conseguirmos estes resultados.
Política Ambiental
“A Ford tem como objetivo ser não apenas uma empresa que produz veículos de qualidade, mas uma organização socialmente responsável que contribui para a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da comunidade. A preservação ambiental é uma prioridade dentro desse compromisso, documentado na Carta Política nº 17 da empresa.
A política de responsabilidade da Ford na proteção da saúde e do meio ambiente é baseada nos seguintes princípios:
"A proteção da saúde e do meio ambiente é um fator importante nas decisões de negócios. A consideração de consequências em potencial para a saúde e o meio ambiente, bem como os requisitos regulatórios presentes e futuros, constituem parte integral e primária do processo de planejamento. Os produtos, serviços, processo e fábricas da Companhia são planejados e operados para incorporar objetivos e metas que são periodicamente revisados, de forma a minimizar os resíduos, a poluição e qualquer impacto adverso na saúde ou no meio ambiente, atendendo a limites de ordem prática." "A proteção da saúde e do meio ambiente é responsabilidade de toda a Companhia. Espera-se que a gerência de cada atividade aceite esta responsabilidade como uma prioridade importante e empenhe os recursos necessários. Espera-se que os funcionários em todos os níveis assumam esta responsabilidade no contexto de suas tarefas individuais e cooperem dessa forma com os esforços da Companhia."
Fonte: Trecho extraído do site: www.ford.com.br
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Mudanças Climáticas
“A Ford foi a primeira empresa automobilística no Brasil a fazer parte do GHG Protocol (Green House Gas Protocol). O grupo, formado em função do Protocolo de Kyoto, tem como objetivo criar uma forma de inventariar o grau de gases de efeito estufa gerado nos processos produtivos e traçar metas para a sua redução”Fonte: Trecho extraído do site: www.ford.com.br
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Relatório Ambiental
“Uma grande empresa oferece excelentes produtos e serviços para os clientes. Uma excelente empresa, além de fornecer produtos e serviços de qualidade, se esforça para tornar o mundo um lugar melhor. Essa é a visão que tem orientado a Ford na busca da melhoria constante, não só com o desenvolvimento de tecnologias de ponta que abrem novos horizontes para a engenharia da mobilidade, incluindo o avanço da reciclagem e de fontes alternativas de energia veicular, mas principalmente com ações que contribuem para o progresso e o bem-estar da comunidade.
Um dos objetivos prioritários das fábricas no Brasil é a minimização do consumo de utilidades - água, energia elétrica e gás natural -, área em que tem alcançado sucessivos progressos.
Nos últimos cinco anos, a Ford conseguiu uma redução média de 25% no consumo de energia elétrica, 29% no consumo de água e 24% no consumo de gás natural por cada veículo produzido nos complexos industriais de São Bernardo do Campo (SP) e Camaçari (BA)."
Fonte: Trecho extraído do site: www.ford.com.br
Reflexão do Grupo
O grupo optou por escolher a Ford em seus estudos de reflexão da teoria geral da administração por esta ser uma empresa competente, de grande porte, conhecida mundialmente e consolidada no mercado automobilístico.
De acordo com os conceitos estudados o grupo identifica na organização (Ford Motor Company) os seguintes preceitos:
- Taylorismo
A Ford busca atender seus objetivos e expectativas por meio do seu controle empresarial que consiste:
ü Preparo;
ü Planejamento de metas;
ü Execução de serviços exigidos pela concorrência.
- Fordismo
Sua preocupação em satisfazer seus consumidores, se dá por excelente experiência adotada durante seu crescimento.
Produção, Intensificação e Economicidade são fatores que de uma certa forma é agregada á realização e construção de produtos da empresa, resultado esse que por através de todas as partes envolvidas tem-se a consolidação mundial da Ford.
Função Administrativa:
ü Técnica (Produção dos carros) ;
ü Comercial (Compra, Venda e Troca);
ü Financeira (Utilização do Capital);
ü Segurança (Zelo pelo seu Patrimônio e Funcionários);
ü Contabilidade (Registros dos estoques, Balanços);
ü Administração (Prever, Organizar, Coordenar, Comandar, Controlar).
Alguns princípios de Fayol como:
ü Divisão do trabalho;
ü Remuneração do pessoal;
ü Ordem;
ü Autoridade e Responsabilidade.
- Teoria das Relações Humanas
Para a Ford a proteção da saúde é responsabilidade de toda a Companhia.
Correlacionando com a TRH podemos ver que existe uma similaridade onde:
ü O operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social;
ü Grupos Informais;
ü Relações Humanas;
ü Motivação;
ü Liderança.
- Teoria Comportamental
Aqui podemos citar os Fatores Higiênicos (Condições que são decididos pela empresa)
ü Salários;
ü Benefícios sociais;
ü Tipo de chefia ou supervisão;
ü Condições físicas e ambientais de trabalho.
- Teoria dos Sistemas
Baseado nos conceitos desta teoria a empresa Ford se baseia em:
ü Automação;
ü Informática.
- Desenvolvimento Organizacional - DO
Importância da gestão da cultura na organização da Empresa Ford
Para que uma organização cresça e se desenvolva ela deverá ficar atenta a diversos fatores. Entre eles existe um de extrema importância - o fator humano.
As organizações deverão investir nas pessoas para que recebam de seus colaboradores resultados satisfatórios.
- Administração por Objetivos - APO
A Ford é uma empresa consolidada, de muitos anos de atuação no mercado de trabalho, e seria praticamente impossível que ela não realizasse as atividades de APO. Talvez essa seja a razão, da empresa ser o que é hoje em dia, por realizar APO. Para que pudesse ver isso com mais clareza seria necessário separar a Organização por sessões departamentais.
- Benchmarking
Talvez a Empresa estudada não pratique o Benchmarking, e sim seja uma empresa benchmark, ou seja, ela é a empresa referência no setor. Por outro lado é fácil dizer que, a Ford deve inovar constantemente, e estudar a movimentação de mercado para assim poder atuar antes que seus concorrentes e obter assim vantagem em suas vendas.
- Imagens da Organização
E por último a Ford já por ela ser de tal porte, e com grandes benefícios a seus operários, ela já atua como várias formas de metáforas. Ninguém gostará de perder seu posto de trabalho. Portanto direta o indiretamente ela também atua como metáforas.
Copiado: http://admgroup.blogspot.com.br/
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