Em termos simples podemos definir a Administração como a tomada de decisões para cuidar adequadamente de recursos e atingir objetivos, um dos grandes estudiosos e desenvolvedores desta ciência chamada administração, Henri Fayol definiu como funções administrativas os seguintes processos, Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar, mas de que forma podemos aplicar estes processos ao dia-a-dia de um pequeno negócio?
Os conceitos da Administração profissional parecem distantes de uma micro empresa e difíceis para um empreendedor iniciante, porém se pararmos para refletir por alguns instantes perceberemos que as "tais funções administrativas" estão presentes nas questões mais simples de nossa rotina, desde o planejamento de um passeio, o controle de um orçamento doméstico ou a liderança de nossos filhos...etc.
Por tanto, faz-se necessários entender urgentemente como aplicar o POCCC (sigla usada no curso de Administração) em nossos empreendimentos de forma que possamos "administrar" bem os recursos e realizar objetivos.
- A primeira função administrativa significa antever o futuro e traçar um programa de ação, isto é, "Planejar" quais são os objetivos que queremos atingir com o nosso empreendimento e de que forma devemos agir para alcançá-los.
- "Organizar" significa dispor os recursos em uma estrutura de forma a possibilitar a execução de tarefas que possam levar ao alcance dos objetivos,
- a terceira função administrativa é "Comandar" esta função também pode ser definida como "Liderança" e é bastante complexa, pois, trata-se de dirigir, motivar e orientar pessoas ao contrário do que se pensa nós gerenciamos coisas, pessoas agente lidera!
- A função administrativa da sequência é "Coordenar" trata-se de harmonizar e sincronizar ações em medidas e sequências certas e adaptar os meios aos fins, na literatura da ciência Administrativa alguns autores referem-se a está função como "Execução" o que cabe perfeitamente já que faz referência à ações que objetivam metas.
- Por fim, temos a função "Controlar", o controle tem importância singular quando estamos a frente de um empreendimento ele é o instrumento que vai nos possibilitar identificar possíveis fraquezas ou erros na condução de nossos planos e consiste na verificação se o plano adotado, as instruções passadas e os princípios estabelecidos estão sendo seguidos.
Por: Denilson Moura - http://www.administradores.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário