segunda-feira, 1 de setembro de 2014

10 Inovações que Devem Transformar o Mundo até 2025

Mapeamento genético, medicamentos sob medida, prevenção da DIABETES e o fim da escassez de alimentos. Parece um enredo de filme de ficção científica, mas esse será o panorama mundial em 2025, de acordo com estudo realizado pela Thomson Reuters, multinacional da área de mídia e informação.
Especialistas da companhia analisaram publicações científicas e solicitações de patentes para identificar dez setores em que a tecnologia irá transformar radicalmente a vida na Terra nos próximos 11 anos. 
A partir do resultado, eles também se arriscaram a fazer suas PREVISÕES para 2025. Confira o que deve fazer parte da nossa realidade na metade da próxima década.
  • Combate à insanidade

Apesar da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimar que os casos de insanidade tripliquem até 2050, o relatório da Thomson Reuters é bem mais positivo. A empresa acredita que o foco de estudos a respeito de cromossomos patogênicos que causam doenças neurodegenerativas resultarão em um diagnósticos e tratamentos precoces.

  • Energia solar em todos os lugares

O sol deverá se tornar a maior fonte única de energia do mundo. Ela será utilizada para o aquecimento de edifícios e água, além de prover bateria para nossos dispositivos em casa e no escritório.


Esse tipo da doença se apresenta ainda na infância, fazendo com que as crianças desde cedo precisem tomar injeções de insulina. Apesar do número de pacientes com a doença estar crescendo inexplicavelmente, o relatório acredita que o quadro irá se inverter. A engenharia genética deverá permitir a modificação de genes que causam doenças em humanos, tornando possível a prevenção da DIABETES tipo 1 e outras condições.

  • Alimentos para todos

Para alcançarmos um estágio em que não há mais escassez de comida e nem pessoas em risco de desnutrição, a humanidade deverá produzir plantações geneticamente modificadas. Esses alimentos irão se desenvolver rapidamente e em ambientes internos com o apoio de LEDs de baixo consumo energético que irão emitir ondas de comprimentos específicos que aumentam o crescimento.

  • Aviões movidos a energia elétrica

Avanços em baterias de íons de lítio e em relação ao armazenamento de hidrogênio farão com que o transporte elétrico se torne realidade. As novas aeronaves também farão uso de materiais que diminuirão o peso da estrutura e motores com tecnologia de supercondutores. Com essas transformações, pequenos aviões comerciais irão COMEÇAR a realizar viagens de curta distância.

  • Internet ubíqua

Em 2025, todos estaremos interligados pela INTERNET. Tudo estará conectado, desde a geladeira da sua cozinha até o mais remoto fazendeiro da África. Segundo a Thomson Reuters, isso será possível devido às melhorias em semicondutores, condensadores de nanotubos de grafeno de carbono, tecnologia 5G, dentre outras inovações. As comunicações sem fio irão dominar tudo e em todos os lugares.

  • Derrocada do plástico

Esqueça a sacola plástica do supermercado, ela estará próxima à extinção em 2025. No futuro, as embalagens plásticas serão substituídas por produtos feitos à base de celulose. Esses nano materiais biológicos são biodegradáveis e devem fazer com que as embalagens produzidas a partir de derivados do petróleo se tornem história.

  • Medicina sob medida

Em 2025, a medicina terá se tornado personalizada. Os medicamentos em desenvolvimento já estão se tornando tão direcionados que conseguem se atrelar a proteínas específicas e usar anticorpos para permitir mecanismos de ações mais precisos. O conhecimento de mutações de genes específicos será ainda maior e cientistas poderão ameaçar essas alterações.

  • Mapeamento genético

A geração que nascer em 2025 já participará de testes recorrentes de DNA, com a utilização de nano-sondas inseridas no corpo. Todos terão o DNA mapeado ao nascer e passarão por checagem anual para identificar mudanças que podem indicar o início de doenças autoimunes.

  • Adeus, trânsito?

Ok, 2025 talvez ainda seja cedo para a implementação de tecnologias de teletransporte, mas o estudo indica que elas estarão bem encaminhadas. De acordo com a Thomson Reuters, essa área de estudo estará avançada e permitirá o teste de um teletransporte quântico já em 2025.

Muitas dessas invenções parecem improváveis para o futuro próximo e podem nem ocorrer, dependendo de codições sociais, econômicas, políticas e culturais. Apesar disso, os estudiosos garantem que é possível manter o otimismo. 
Para eles, os cientistas já estão trabalhando para resolver problemas e desafios que a humanidade enfrenta hoje em dia e que obstáculos poderão surgir, mas que a ciência e a inovação poderá continuar nos dando esperanças.
Copiado: http://pme.estadao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário