quarta-feira, 19 de abril de 2023

O Grande Vilão Corporativo chamado EGO


A definição de EGO de acordo o site https://www.dicio.com.br/ego/ é a seguinte, substantivo masculino Parte central ou nuclear da personalidade de uma pessoa. [Psicanálise] Segundo Freud, a personalidade que, no âmbito psíquico, influencia o comportamento de alguém, partindo de suas próprias experiências e controlando suas vontades e impulsos. Conceito que alguém tem acerca de si mesmo.

Pois bem, essa criaturinha chamada EGO vive dentro de nós, todos temos uma dessas dentro de nós, não acredita? 

Vamos lá, você já se pegou em uma discussão e pensou coisas desse tipo, quem é esse cara para me falar isso, ele entrou ontem na empresa, como assim eu estou errado, eu sei mais deveria ser minha a promoção, eu não estou errado. Então esse é o seu monstrinho chamado EGO, nos meus 14 anos de mercado de trabalho vi muitas manifestações dele, é impressionante como grandes ideias, grandes talentos são destruídos antes mesmo de surgirem, consumidos pelos EGOs enormes de profissionais que acreditam serem os donos da verdade, que acreditam que devem ser sempre o centro de todas as ações.

Nessa minha jornada tive grandes líderes para me orientar, mas também tive péssimos, líderes que não aceitavam críticas, que não aceitavam ideias do menino de 17 anos que entrou a um mês na empresa. 

O primeiro contato marcante que tive com esse monstro chamado EGO foi quando eu tinha acabado de assumir a gerência da minha primeira loja. Eu tinha na época 19 anos, (sim isso mesmo 19 anos) se já não fosse um baita desafio para minha idade ainda tinha que enfrentar o EGO. Eu tive um líder (gerente de loja) que me ensinou muito, grande pessoa ele sempre foi gentil, solicito, um paizão, porém quando assumi a gerência ele foi para uma loja e eu fui para outra, as lojas no caso eram na mesma calçada. 

O seguinte ocorreu, tivemos uma reunião com todos os gerentes onde o nosso regional informou que havia recebido reclamações de clientes pois a o horário da loja divulgado nos tabloides de promoção ia até às 20:00 horas, porém os clientes reportavam que a loja estava fechada às 19:50. Não preciso dizer que o regional estava totalmente indignado com essa situação, e informou que se isso ocorresse novamente ele ia tomar as devidas providencias.

Estava eu em um dia normal de trabalho organizando a loja para o fechamento, conferindo as vendas, planejando as vendas e ações para o dia seguinte, quando uma cliente me perguntou se a loja ao lado tinha um horário diferenciado, eu perguntei porque, realmente naquele momento não tinha entendido o porquê do questionamento, foi quando ela disse que a loja ao lado já estava fechada e que ela queria um produto que vendia exclusivamente naquela unidade. Olhei para o meu relógio e era ainda 19:55. Perguntei a cliente se ela esperaria eu pedir o produto para ela e solicitar à alguém para busca-lo, mas ela disse que voltaria amanhã, ela queria escolher o produto pessoalmente. Após a cliente ir embora liguei para o gerente da loja, sim aquele que era um paizão para mim, e inocentemente questionei ele se por acaso ele teria se confundido e fechado a loja mais cedo, sei lá de repente o relógio dele estava adiantado, e ele disse que não, que havia feito o fechamento antes mesmo, então eu o alertei e disse que isso era grave havíamos sido fortemente orientados a não fazer isso. 

Nesse momento ele se transformou, o EGO dele assumiu o poder, o EGO dele jamais poderia permitir que um garoto de 19 anos ensinasse a ele como trabalhar, em resumo ele disse que seu quisesse que falasse para o gerente regional, e que fosse plantar batata. É, pois, é, eu queria somente protege-lo, gostava muito dele, conversei com ele nas melhores das intenções. 

Meu EGO nessa hora falou, vai lá mostra quem você é também fala que você vai avisar o Gerente Regional, e avisa mesmo. Respirei fundo, tranquei meu EGO, e respondi para o gerente que só queria ajuda-lo e pedi desculpas para ele se passei a ideia errada, não adiantou muito desse dia em diante senti que ele me olhava diferente, deve ter pensado algo do tipo, o poder subiu a cabeça dele, agora ele quer mandar em mim.

Impressionante não? Difícil de ocorrer? Acredito que não, certeza que o leitor desse artigo já passou por algo assim. Analisando a situação tivemos até clientes lesados nessa história, o EGO atrapalhou as vendas inclusive.

Por essa minha caminhada encontrei várias vezes o bichinho chamado EGO, mas teve outra que situação que me marcou. 

Trabalhei junto com um colega de trabalho e fomos crescendo na empresa, em um determinado momento seguimos caminhos diferentes eu me direcionei para a T.I, ele se direcionou para outra área. Um dia após alguns anos sem conversar direito perguntei a ele como estavam os estudos, nessa altura eu já tinha minha faculdade, alguns cursos e já estava matriculado na MBA. 

Meu colega respondeu que estava sem fazer nada, aí perguntei para ele, mas você terminou a faculdade? O mesmo disse que não, novamente eu na mais boa das intenções falei que ele deveria tomar cuidado, era importante estudar além do diploma era importante o conhecimento e experiencias, então ele simplesmente sacou o EGO dele e disse, eu já sei de tudo na minha área não, preciso estudar. Uau! Fiquei alguns segundos paralisado e simplesmente respondi que bom pra você.

Quem estuda sabe, quanto mais a gente sabe mais a gente descobre que achava que sabia e que na verdade não sabia é nada, tem aquela frase famosa de Platão só sei que nada sei. Costumo brincar e dizer que sou burro, pois de fato sou, comparado a imensidão de conhecimento que existe disponível por aí não sei nada. Tenho 14 anos de carreira, e dai? Significa que sei mais que alguém que tem 3 anos de carreira? Eu sei tudo que essa pessoa sabe? Logico que não! 

Mas nossos EGOs gritam, urram, eles querem ser melhores e saber mais que os outros, não pela motivação de melhorar e sim para se firmarem como superiores.

Na minha jornada de liderança cometi vários erros, é pessoal eu erro também, e erro muito, mas quando erramos com nossos liderados não são números em jogo, são pessoas, são sentimentos. 

Um dia desses estava com muita coisa acumulada, prazos em cima, cobrança da diretoria, em um certo momento estava em uma reunião e me acionaram, pois, uma operação crítica para setor de logística havia parado. Sai da reunião inflado de raiva, não acredito que estou saindo da reunião para resolver isso, abri a porta do departamento de T.I, e questionei o responsável, falei que era um absurdo o que estava ocorrendo, o mesmo me olhava com cara de espanto, totalmente perdido e me perguntou, o que estava acontecendo, pois ele não tinha sido informado de nada. Pronto xeque-mate, tomei um xeque-mate, tinha esbravejado, tinha falado um monte de coisa e o responsável não tinha sido acionado, tinha ocorrido uma falha de fluxo, a logística não tinha passado o problema para T.I. 

Nesse momento acuado o meu EGO falou, não posso tomar esse xeque-mate e simplesmente falei, você tinha que saber você está aqui para isso, como não sabia, agora procure saber e resolva.( que vergonha).

Nesse dia quando estava indo para casa lembrei do ocorrido, senti um nojo de mim e me questionei, por que fiz isso? A resposta era evidente, meu EGO havia assumido o controle, fiquei a pensar em como esse profissional estava agora. 

No dia seguinte procurei-o e chamei-o para minha mesa, levantei, estendi a mão e disse, desculpa ontem eu fui totalmente injusto com você, você não tinha como saber o que estava acontecendo, e eu errei na forma que te tratei. Meu EGO foi lá para toca dele, lá no fundo, nada mais ele não gosta disso, o EGO não se alimenta de desculpas. Esse profissional olhou para mim, deu um sorriso sincero, e então me deu um abraço e disse, você é demais Denis, obrigado. 

Fiquei refletindo após isso entendi, a surpresa e felicidade dele, na nossa sociedade de EGO, um líder não pede desculpas ao seu liderado, não importa o que aconteça, por isso ele estava admirado com minha atitude. Pois é a que ponto chegamos? 

Um líder não pode pedir desculpas o líder é dono da razão, o inverso é estranho é errado. Líderes são pessoas! Líderes eram sim! Quem nunca erra é porque não faz nada.

Esse danado desse EGO, agora mesmo o meu está se escondendo, pois estou escrevendo esse artigo que vou deixar público para quem quiser ler, onde assumo que erro, e ainda descrevi um erro vergonhoso meu, ei EGO você está ai? Acho que não... só silencio. Disso o EGO não gosta.

Em uma outra ocasião recente mandei um e-mail cobrando uma colaboradora de algo que havia pedido e ela não tinha feito (mas ela tinha), ela respondeu o e-mail e sinalizou que eu estava olhando no lugar errado, respondi o e-mail dela assim, realmente olhei no lugar errado o erro foi meu

Ela senta em duas mesas na minha frente, quando ela viu o e-mail ela disse brincando, vou tirar uma foto, fiquei preocupado pois eu costumo assumir os meus erros (pelo menos acho assumo), então disse a ela, o que foi eu não sempre assumo quando erro, pra vocês? 

E ela respondeu, você sim, mas chefe admitir que tá errado é impossível, temos que registar esses momentos, e deu risada.

Olha aí de novo a cultura do EGO, a nossa sociedade já se condicionou a isso, ter um cargo maior, ter mais dinheiro, ter status é ser mais que os outros, é ser dono da verdade, é não poder errar, jamais.

Minha intenção em compartilhar um pouco das minhas experencias com o monstrinho chamado EGO por esse artigo, é fazer você leitor refletir sobre seu EGO, ele está prejudicando que uma grande ideia surja da sua equipe, Gestor? E você Diretor errou, mas não admite, para não mostrar fraqueza? Você profissional de T.I. está sendo um babaca com o seu usuário? 

Afinal como está o seu EGO?

Não tenho referências para colocar nesse artigo pois compartilhei experiências próprias, espero do fundo do meu coração que elas possam ajudar você a refletir.

Copiado: https://www.linkedin.com/in/denis-diakov-22098bb6/

Nenhum comentário:

Postar um comentário