Posteriormente,
em agosto de 2019, o Business Roundtable , grupo
empresarial que reúne os líderes das maiores companhias norte-americanas,
divulgou uma carta rompendo com a ideia de que os negócios existem apenas para
dar retorno aos acionistas.
Em 2020, com a pandemia de Covid-19, ficou
ainda mais evidente a necessidade de uma agenda de desenvolvimento consciente.
Para reforçar este contexto, o Fórum Econômico Mundial lançou na Reunião Anual
de 2020 em Davos, um guia de métricas com bases no valores de
ESG . Prática novamente reforçada no encontro de janeiro de 2021.
Os três pilares de ESG
#1 Ambiental
(Environmental)
São as ações da empresa voltadas para o
meio ambiente, que envolvem comportamentos relacionados ao consumo dos recursos
naturais do planeta, emissão de carbono e outros gases poluentes, eficiência
energética, gestão de resíduos, poluição do ar e da água etc.
Pode parecer um pilar distante para
empresas que não estão ligadas diretamente à emissão de gases poluentes, por
exemplo, no entanto, ao ignorar pontos importantes como reciclagem ou descarte
de resíduos danosos ao meio ambiente, como aparelhos tecnológicos, a sua
empresa está falhando neste pilar.
#2 Social (Social)
Leva em conta como a organização lida com
fatores sociais como: inclusão e diversidade, relações de trabalho com
colaboradores, clientes, fornecedores, direitos humanos, relações com as
comunidades, entre outros.
Este pilar do ESG tem se tornado cada vez
mais importante, tanto na nossa sociedade como também dentro das organizações,
já que, cada vez mais, investidores estão apoiando empresas que estão prezando
pelo bem – mental e físico – dos colaboradores.
Dessa forma, contar com ferramentas e
metodologias capazes de gerar uma gestão de talentos mais conectada se
faz necessário e fundamental para empresas de todos os portes.
#3
Governança (Governance)
Este pilar do ESG avalia as esferas
administrativas e de gestão da empresa, considerando a independência e
diversidade do conselho, política de remuneração dos altos cargos,
transparência e ética da instituição.
Além disso, esse pilar também é responsável
por trabalhar na proteção de dados e privacidade das informações dos
colaboradores, garantindo segurança e integridade aos dados deles.
Dessa forma, este pilar busca atender
diferentes esferas da empresa – colaboradores, acionistas e clientes –
garantindo as melhores práticas para que nenhuma das partes seja prejudicada.
ESG
para a sua empresa: importância das práticas e seus benefícios
A pandemia escancarou o que muitos de nós
já imaginávamos: é preciso repensar a forma como lidamos com o mundo ao nosso
redor. Os nossos recursos naturais são limitados, pessoas são o que movem a
engrenagem do sistema e bons valores perduram.
Com isso, as relações de consumo, que já
estão há bastante tempo em constante mudança, dão mais uma volta. O cidadão
moderno está mais do que nunca preocupado com os impactos no planeta, o uso de
recursos naturais, a igualdade de gênero, a inclusão , a diversidade,
entre diversos outros pontos.
Não levar as normas de ESG em consideração
causa um reflexo negativo aos negócios, gerando uma insatisfação dos clientes,
parceiros e colaboradores, que cada vez mais consideram e exigem das empresas
um compromisso com esses valores.
Dessa forma, é essencial entender a
importância das práticas de ESG e de cada pilar que a sustenta para gerar mais
valor aos negócios.
1. Impacto nos
investimentos
Uma pesquisa da Deloitte mostrou
que 75% dos investidores globais aplicaram os indicadores ESG em pelo menos um
quarto dos seus investimentos totais. A lista é crescente e os investidores
estão cientes de que todas essas questões influenciam no valor de mercado e na
avaliação de uma empresa.
2. Impacto nos
consumidores
E os consumidores do varejo também parecem
concordar. De acordo com o Centro para Negócios Sustentáveis da Universidade de
Nova York, a preferência do consumidor é por
produtos mais sustentáveis em todas as categorias.
Ou seja, na hora de escolher um chocolate,
por exemplo, o consumidor moderno vai muito além do sabor. Ele leva em
consideração toda a fabricação do chocolate, desde a agricultura do cacau,
passando pela qualidade de vida do produtor, o impacto ambiental da produção e
se há ou não trabalho escravo ou infantil no processo.
3. Impacto nos
trabalhadores
Os trabalhadores também querem que suas
companhias tenham responsabilidade social em suas decisões a curto e longo
prazo. Além disso, colaboradores satisfeitos possuem o dobro de chances de permanecer em uma empresa por
pelo menos cinco anos, comparados àqueles que trabalham apenas pelo
pagamento.
A lealdade de um funcionário é um grande
benefício para empresa, já que reduz os custos de contratação, mantém
colaboradores mais alinhados às estratégias do negócio e fortalece a memória
institucional.
Ou seja, o ESG altera fundamentalmente a
maneira como as empresas trabalham com clientes, funcionários, fornecedores,
comunidades e governos locais. É uma via de mão dupla na qual todas as partes
envolvidas ganham.
Como aplicar ESG ao seu negócio?
Já vimos até aqui, percebemos que é
imprescindível adotar práticas de ESG no seu negócio. Porém, não é uma tarefa
simples incorporá-las no cotidiano da empresa. Para te ajudar a iniciar este
processo, confira algumas dicas que separamos para você.
1. Defina uma estratégia
de ESG
O primeiro passo é definir uma estratégia
sólida para colocar em prática. Como qualquer metodologia de gestão, ESG
envolve um processo de melhoria contínua.
Para desenvolver um bom planejamento de ESG
é possível utilizar alguma ferramenta como PDCA , 5W2H , Análise SWOT para listar
as estratégias e como elas serão aplicadas.
Confira
algumas das boas práticas de ESG com base nos seus três pilares:
Boas Práticas Ambientais
Investir no uso de energias renováveis, como solar,
eólica etc.
Reduzir significativamente ou zerar emissões de
gases de efeito estufa;
Diminuir a geração de resíduos sólidos;
Criar um plano de gerenciamento de resíduos
(reciclagem, descarte adequado);
Evitar a poluição das águas pelo descarte de
substâncias tóxicas;
Respeito à biodiversidade;
Adoção de medidas de prevenção a desastres e gestão
de riscos.
Boas Práticas Sociais
Tenha políticas de inclusão e diversidade;
Promova o bem-estar no ambiente de trabalho;
Execute ações positivas para a comunidade
local;
Contribua para projetos sociais desenvolvidos por
esta comunidade;
Auxilie no desenvolvimento intelectual dos
funcionários e colaboradores;
Boas Práticas de
Governança
A empresa deve atuar com ética e transparência em
todas as relações;
Garanta que os Conselhos e cargos de gestão sejam
diversos e inclusivos;
Esteja em consonância com a legislação em todas as
esferas do seu negócio;
Elabore ações de combate à corrupção.
Cuidado com
Greenwashing!
A prática de Greenwashing quando a empresa
diz estar adotando políticas sustentáveis, porém, na realidade, não está. É
ter um discurso diferente da prática . Algo incompatível com os
princípios de ESG. Já que alguns dos principais pontos é a transparência da
gestão, mostrando as ações da empresa para este contexto.
Além de questionar os impactos ambientais e
uma possível campanha de boicote à empresa, o consumidor está resguardado pelo
Código de Defesa do consumidor, que prevê a prática como propaganda enganosa.
2. Defina a estruturação
dos Dados
Há uma grande variedade de estruturas de
relatórios, padrões e diretrizes para avaliar as ações e impactos da sua
empresa relacionadas às métricas de ESG. Ou seja, não existe uma abordagem
única para todos os tipos de negócio. E é preciso que seu planejamento e
estruturação de dados sejam feitos de acordo com as necessidades da sua
organização.
3. Análise e
aprimoramento contínuo
A implementação das práticas de ESG no seu
negócio não é algo pontual, a ser realizado apenas uma vez. É preciso um
esforço contínuo para manter a atividade empresarial pautada dentro de tais
princípios.
Dessa forma, é preciso manter sempre ativa
a pauta, com análises constantes e aprimoramentos das ações para alcançar a
excelência neste modelo de gestão.
4.Tenha a
sustentabilidade como modelo de negócio
A sustentabilidade nos pilares de ESG não
deve ser algo independente da sua estratégia de negócio. Ela deve ser a sua
estratégia de negócio. É muito importante que todos os passos futuros da
empresa sejam pensados com base neste cenário.
5.Forme um conselho de
ESG
Por fim, mas bem menos importante, crie
internamente uma área especializada para debater, planejar, executar e analisar
todos os processos de ESG na sua empresa.
A inserção de um modelo de gestão mais
sustentável é uma tarefa árdua, mas extremamente compensatória às empresas que
optam por incorporá-lo. Um futuro sustentável é o único futuro possível para os
negócios.
Por isso, comece a implementar as práticas
de ESG o quanto antes. Não há mais volta para o antigo modelo de negócios.
Comece a plantar boas ações para colher seus bons resultados.
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