Quando o assunto é a produtividade de um time, pode ter certeza de que a maioria dos problemas começa na comunicação.
- Como um líder dialoga com seu time?
- Como delega tarefas?
- Quais são as ferramentas que utiliza para analisar o desempenho de cada profissional?
- Como ajuda cada liderado a organizar o seu dia a dia?
São questões diversas, é verdade, mas todas
envolvem, de alguma forma, a relação entre líder e liderado.
Por mais que pareça algo simples e, para alguns,
insignificante, resolver as questões de comunicação pode ser bem mais complexo
do que se imagina. São poucas as empresas que enxergam o problema e estão
dispostas a resolvê-lo.
Diante desse contexto, o questionamento que fica é
o seguinte:
Como os
líderes podem assumir tal desafio se a própria organização não trata a questão
como uma prioridade?
Não tenho todas as respostas, mas garanto que posso
ajudar você a enxergar alguns caminhos possíveis para melhorar a comunicação e
aumentar a produtividade da sua equipe.
Quer saber mais? A primeira dica, então, é
continuar a leitura deste artigo!
1. Separe reuniões de tarefas
É muito importante ter em mente que, no universo do
trabalho, existe uma diferença entre participar de reuniões e realizar atividades.
Não se pode esperar que o seu time seja super produtivo se as pessoas passam
boa parte do dia (ou o dia inteiro!) presas em reuniões.
É necessário que o líder tenha clareza sobre quais
presenças são realmente primordiais nos encontros da semana para que todos
tenham tempo de executar as suas tarefas.
Lembre-se: todos os convidados de uma reunião devem
estar presentes naquele compromisso por um motivo claro, ou seja, precisam
ter um papel a desempenhar. Caso contrário, serão muito mais úteis em
outras funções.
2. Delegue adequadamente
Um bom líder é aquele que sabe delegar.
Isso significa saber quem realmente precisa estar
presente em cada compromisso, ser capaz de tomar decisões e, a partir disso,
conseguir distribuir as funções e responsabilidades para cada membro do time.
Um chefe que leva o time inteiro para todas as
reuniões, não consegue definir prioridades, se comunica com pouca eficiência e
não é capaz de distribuir tarefas com certeza não está cumprindo o seu papel.
3. Tenha uma estratégia de planejamento diária e semanal (e saiba medir
a produtividade)
Um grande problema nas organizações é o fato de que as pessoas não têm métodos para medir a produtividade. Normalmente, fazem esse cálculo a partir de quanto tempo cada funcionário passa “sentado na cadeira”, o que é um grande equívoco.
Um dos ensinamentos ao longo dos meus treinamentos
é justamente esse: aprender a fazer um planejamento diário e semanal para ser
capaz de medir a sua produtividade.
Esse tipo de planejamento é essencial para conseguir
organizar os seus dias e ter clareza sobre o que precisa ser executado. Posteriormente,
fica muito mais fácil saber o quão produtivo cada um foi na semana.
4. Entenda que as pessoas têm uma vida pessoal além da profissional
As lideranças não podem ignorar o fato de que
profissionais são, antes de tudo, seres humanos. Isso significa que eles não
têm apenas uma carreira, mas uma vida também.
A questão do equilíbrio entre a esfera pessoal e
profissional é fundamental para garantir a harmonia e, é claro, a
produtividade. É simplesmente impossível que uma pessoa desempenhe bem no
trabalho se a sua vida pessoal vai mal.
E o mais legal é ver que muitos líderes já estão
cultivando esse tipo de mentalidade porque nos últimos anos houve um movimento
muito grande em prol de tal equilíbrio.
Recentemente, em um treinamento, recebi um feedback
do gerente do time de EHS, Bruno Rocha Cardoso , da Mosaic Fertilizantes, que
reflete bem essa postura:
“Entendi muito cedo que se vocês não estiverem bem fora, não estarão bem aqui dentro da empresa.”
É isso: as duas esferas estão interligadas e os
colaboradores precisam ser analisados de maneira holística, caso
contrário, a produtividade nunca atingirá os níveis ideais.
5. Leve os meus treinamentos para a sua empresa
Nos meus treinamentos corporativos, podemos
personalizar o processo de acordo com as necessidades de cada time. Contar com
um especialista em gestão de tempo e equilíbrio de vida é uma ótima forma de
aumentar a produtividade.
Por meio da união entre teoria e prática, os
mentorados sentem a mudança de mentalidade ao longo das sessões, além da
capacitação para organizar e planejar o dia a dia com muito mais
sabedoria.
Nas primeiras sessões, costumamos trabalhar as
questões de curto prazo, ou seja, aquelas dores imediatas que estão
atrapalhando de alguma forma o dia a dia dos profissionais: cultura, conflitos,
horários, como delegar etc.
Em um segundo momento, nos aprofundamos em longo
prazo, quando chega a hora de cada um olhar para si mesmo de maneira muito mais
holística, contemplando também questões de vida pessoal.
Trata-se, portanto, de um processo bem completo,
capaz de provocar transformações reais em líderes e liderados com o objetivo de
tornar o dia a dia de trabalho muito mais eficaz e produtivo.
Copiado: Rodrigo Barreto -Mentor de Produtividade
& Gestão do Tempo | Autor do livro Equilíbrio | Palestrante | Engenheiro
nos EUA | LinkedIn Creator
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