Além do óbvio, que é ouvir as sugestões e ter uma forma de medir a satisfação dos clientes, precisa de investir em comunicação. Sabe aquela ditado de que quem não é visto, não é lembrado? Pois, é necessário estar presente na vida da pessoa não apenas com um produto ou serviço, mas com a sua marca.
O objetivo é criar um relacionamento verdadeiro, pois essa troca entre ambas as partes faz com que o cliente se afeiçoe. Assim, ele torna-se próximo e passa a admirar as suas propostas, as condições especiais fornecidas, o bom atendimento e o seu estilo de trabalho.
Use o e-mail marketing
Uma das formas de personalizar e humanizar o atendimento, mesmo quando tem muitos contatos para gerir, é usar o e-mail marketing. Esta ferramenta tem um bom índice de abertura e serve para nutrir a relação entre ambas as partes, mantendo a marca próxima e acessível ao seu público-alvo.
Apoie a comunicação na estratégia
Através do envio de e-mails, pode enviar uma seleção especial de produtos em datas comemorativas, convidar o cliente a conhecer uma nova linha, dar descontos e até encaminhar conteúdos relevantes, que possam ajudá-lo em algo. Daí vem também a importância de segmentar a sua carteira e conhecer o perfil dos consumidores.
Quando as mensagens são enviadas de forma automatizada e com uma boa estratégia de suporte, o sucesso é garantido. O importante é que tenha um plano para cada “categoria” e siga um calendário de envios pertinente aos seus objetivos. Veja os resultados enquanto usa a tecnologia para o auxiliar.
Seja multicanal
Embora o e-mail marketing seja uma opção tradicional e entregue resultados bastante consistentes a quem quer encantar clientes ou fidelizá-los atarvés de um bom relacionamento, há outros canais de comunicação que podem ser tão eficazes quanto este. O uso do SMS é um bom exemplo.
Um cliente encantado e fiel torna-se promotor da sua marca: além de fazer sempre negócio consigo, ele fala bem e recomenda os seus produtos ou serviços. Para que isso aconteça, porém, é preciso ter uma relação próxima com o público-alvo.
Quando o contato se dá de forma mais pessoal (tal como acontece quando se utiliza o telemóvel), com mensagens personalizadas, essa sensação sobressai-se. Assim, a sua preocupação sobre como encantar clientes converte-se numa relação chegada, com benefícios para o negócio.
Não complique
É fundamental que não procure um programa muito complicado para fazer a gestão de clientes e aplicar estratégias de fidelização. Opte por uma plataforma no seu idioma, que seja de fácil entendimento e manuseio, além de contar com uma equipa expert pronta para simplificar tudo para si.
Copiado: https://blog.e-goi.com/
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