Gestão Estratégica?
Controle Rígido?
Não !
O futuro da administração de empresas está na capacidade de criação e adaptação das companhias.
Em um mundo em que a capacitação técnica das pessoas se tornou uniforme ( hoje em dia está muito mais simples cursar uma faculdade e adquirir o conhecimento ) e o aspecto humano que está sendo o grande diferencial, as empresas também estão tendo que se adaptar.
Estão surgindo novos conceitos na Administração de Empresas.
Enquanto no século 19, a capacidade técnica básica ( quem conseguia fabricar, conseguia vender ) garantia o crescimento das empresas e no século 20 avanços na administração de empresas e planejamento estratégico garantiam que grandes empresas atingissem novos patamares de desenvolvimento, agora no século 21 produzir e administrar bem já não é garantia de sucesso: entramos na era da criatividade.
A grande maioria das empresas não se preocupa com a inovação. É nesse ponto que mora o perigo: uma empresa pode até se estabilizar e conseguir um mercado estável para seus produtos e serviços, mas se ela não se preocupar em inovar e criar, se esse não for um dos focos da sua política de administração, com certeza virá uma empresa mais dinâmica e inovadora para tomar o seu mercado.
Antes de mais nada é preciso aceitar as novas verdades da administração de empresas do século XXI:
- Não existe mais mercado estável, não existe mais mercado cativo, grandes empresas de uma hora para outra, podem apresentar prejuízos bilhonários, enquanto outras empresas menores tomam seu mercado.
- A Internet populariza e distribui a informação de um modo que nunca foi visto antes pela humanidade. Não levar em conta essa ferramenta na administração de empresas hoje em dia, é um grande erro.
- É preciso cultivar a cultura da mudança, reformular produtos, traçar novas estratégias, extinguir e criar novos serviços devem ser práticas constantes.
Muita gente deve estar ser perguntando, então segundo a administração de empresas moderna quer dizer que não existe mais estabilidade ?
A resposta é sim, a estabilidade existe e pode ser conquistada, mas é preciso inovar muito mais, é preciso ter um negócio criativo e bem diversificado para atingir a estabilidade.
A resposta é sim, a estabilidade existe e pode ser conquistada, mas é preciso inovar muito mais, é preciso ter um negócio criativo e bem diversificado para atingir a estabilidade.
Vejamos abaixo o exemplo de uma das empresas mais estáveis e também uma das mais inovadoras do mundo:
O Google e os Novos Paradigmas da Administração de Empresas Moderna
O Google é um grande exemplo de grande empresa do século XXI: é estável, inovador e todos os seus serviços são de excelente qualidade.
É um novo paradigma a ser perseguido pela administração de empresas.
- Mas de onde vem todo esse sucesso do Google ?
- Quais são as suas políticas de administração ?
O escritor e consultor empresarial Gary Hamel em seu livro recente O Futuro da Administração de Empresas buscou identificar essas razões e separou algumas delas, para que sejam seguidas por outras empresas:
- Antes de mais nada, segundo Hamel, uma das principais políticas de administração de empresas do Google é valorizar seus funcionários.
- Há uma grande política de remuneração e reconhecimento dos funcionários, quanto mais o funcionário agrega a empresa, mais ele aumenta seu salário.
- Deste modo os grandes talentos ficam retidos na empresa.
- Outra política de administração de empresas interessante do Google é o ambiente informal. No Google não há padrões rígidos de trabalho, os empregados podendo desenvolver seus próprios métodos e culturas.
- Este ambiente favorece a inovação.
- Outra estratégia de sucesso do Google, é construir a sua marca. Oferecendo dezenas de serviços gratuitos e de alta qualidade, a empresa cativa os possíveis clientes. O Gmail por exemplo, é um sistema de e-mail de alta qualidade e gratuito oferecido pelo Google, por outro lado ele também possui um sistema de e-mail pago para empresas.
- O proprio buscador do Google é gratuito, no entanto, junto com as buscas ele também oferece propagandas.
Mas valorização dos empregados, ambiente informal e construção da marca já não eram velhas políticas conhecidas de administração de empresas?
Eram sim, justamente aí que está a jogada: o Google realmente aplica estas medidas e de um modo verdadeiro e sistemático.
Cobrança e bônus, benefícios e responsabilidades, é deste modo surpreendentemente simples que o Google vai conquistando o seu mercado.
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