O administrador é um profissional de grau superior que atua no planejamento, gerenciamento e acompanhamento das atividades de uma empresa.
Seja na gestão de seu próprio negócio, como empregado em uma organização ou como consultor independente, o administrador tem um vasto campo de trabalho, dispõe de áreas de atuação na Administração que você pode escolher e pode exercer inúmeras atividades em todos os setores da economia.
Comércio, indústria, serviços, organizações não governamentais, setor público, instituições financeiras, hotelaria e saúde são alguns exemplos de instituições onde um administrador pode trabalhar.
As 14 áreas de atuação na Administração que você pode escolher:
Dentro de uma organização, o Administrador pode exercer funções como:
• Administração financeira
• Gestão de recursos humanos
• Controladoria
• Planejamento estratégico
• Comércio exterior
• Controle de custos
• Gestão de informações
• Marketing
• Logística
• Gestão ambiental
• Controle de produção
• Gestão de processos
• Pesquisa de mercado
• Elaboração de plano de negócios
• Administração financeira
• Gestão de recursos humanos
• Controladoria
• Planejamento estratégico
• Comércio exterior
• Controle de custos
• Gestão de informações
• Marketing
• Logística
• Gestão ambiental
• Controle de produção
• Gestão de processos
• Pesquisa de mercado
• Elaboração de plano de negócios
Sobre a carreira e áreas de atuação na Administração que você pode escolher
Por ser uma formação de caráter generalista, o curso superior de administração dá ao egresso a oportunidade de atuar nos mais variados setores da economia e oferece diversas possibilidades de especialização e áreas de atuação na Administração, tanto pela experiência de trabalho adquirida como por meio de cursos de pós-graduação. Além de atuar como empreendedor e autônomo, o administrador pode exercer suas atividades em departamentos de:
Por ser uma formação de caráter generalista, o curso superior de administração dá ao egresso a oportunidade de atuar nos mais variados setores da economia e oferece diversas possibilidades de especialização e áreas de atuação na Administração, tanto pela experiência de trabalho adquirida como por meio de cursos de pós-graduação. Além de atuar como empreendedor e autônomo, o administrador pode exercer suas atividades em departamentos de:
• Marketing
• Recursos Humanos
• Finanças
• Compras
• Produção
• Logística
• Comércio exterior
• Controladoria
• Planejamento estratégico e outros
• Recursos Humanos
• Finanças
• Compras
• Produção
• Logística
• Comércio exterior
• Controladoria
• Planejamento estratégico e outros
Entre as organizações em que o administrador pode trabalhar, estão:
• Empresa própria
• Consultoria
• Agronegócio
• Indústria
• Telecomunicações
• Serviços
• Instituições financeiras
• Escolas
• Universidades
• Institutos de pesquisa
• Organizações Não Governamentais (ONGs)
• Hotelaria
• Hospitais
• Clubes esportivos e recreativos
• Cooperativas
• Fundações
• Órgãos públicos (acesse aqui concursos para administradores)
• Empresa própria
• Consultoria
• Agronegócio
• Indústria
• Telecomunicações
• Serviços
• Instituições financeiras
• Escolas
• Universidades
• Institutos de pesquisa
• Organizações Não Governamentais (ONGs)
• Hotelaria
• Hospitais
• Clubes esportivos e recreativos
• Cooperativas
• Fundações
• Órgãos públicos (acesse aqui concursos para administradores)
O que se estuda em Administração?
Nas áreas de Administração, estudam-se muitos temas, como por exemplo: Gerenciar organizações, lançar novos produtos no mercado, organizar a produção de uma fábrica e liderar equipes. Essas são algumas das ações desempenhadas pelo administrador.
Nas áreas de Administração, estudam-se muitos temas, como por exemplo: Gerenciar organizações, lançar novos produtos no mercado, organizar a produção de uma fábrica e liderar equipes. Essas são algumas das ações desempenhadas pelo administrador.
Para capacitar o profissional para atuar em áreas da administração tão diversas, o curso de Administração oferece uma formação que combina conteúdos da área de Humanas e Exatas.
Visão geral do curso de Administração
O curso de Administração é uma habilitação do tipo Bacharelado, que forma um profissional com conhecimento generalista.
Ao longo de 4 anos o estudante desenvolve conhecimento nas grandes áreas da Administração:
• Recursos Humanos: definição de perfis de trabalho, processo de seleção, planos de carreira, ações de treinamento e motivação, desligamento.
• Finanças: contas a pagar e a receber, tributos e impostos, contas correntes e investimentos.
• Produção: compra de insumos, seleção de fornecedores, estoque, processo produtivo, qualidade e entrega.
• Marketing: conceito e identidade de novos produtos, formas de promoção, mercados e pontos de venda.
• Finanças: contas a pagar e a receber, tributos e impostos, contas correntes e investimentos.
• Produção: compra de insumos, seleção de fornecedores, estoque, processo produtivo, qualidade e entrega.
• Marketing: conceito e identidade de novos produtos, formas de promoção, mercados e pontos de venda.
Para todos os cursos de graduação, o Conselho Nacional de Educação, do Ministério da Educação, estabelece as diretrizes curriculares. Elas dão as linhas gerais para o tipo de profissional a ser formado e o que as universidades devem levar em conta na hora de criar os currículos de seus cursos.
No caso de Administração, a recomendação é que os currículos ofereçam disciplinas em quatro campos:
1. Formação básica
As disciplinas voltadas para a formação básica em Administração são oferecidas geralmente nos anos iniciais. São matérias como por exemplo:
As disciplinas voltadas para a formação básica em Administração são oferecidas geralmente nos anos iniciais. São matérias como por exemplo:
• Antropologia
• Contabilidade
• Direito
• Estatística
• Ética
• Filosofia
• Matemática
• Política
• Psicologia
• Sociologia
• Contabilidade
• Direito
• Estatística
• Ética
• Filosofia
• Matemática
• Política
• Psicologia
• Sociologia
2. Formação profissional
Nas primeiras fases do curso os alunos já têm contato com conteúdos específicos da Administração. Entre as matérias específicas estão:
Nas primeiras fases do curso os alunos já têm contato com conteúdos específicos da Administração. Entre as matérias específicas estão:
• Finanças e Orçamentos
• Materiais, Produção e Logística
• Mercado e Marketing
• Planejamento Estratégica
• Recursos Humanos
• Responsabilidade Social e Terceiro Setor
• Serviços
• Sistemas de Informações
• Teoria da Administração e das Organizações
• Materiais, Produção e Logística
• Mercado e Marketing
• Planejamento Estratégica
• Recursos Humanos
• Responsabilidade Social e Terceiro Setor
• Serviços
• Sistemas de Informações
• Teoria da Administração e das Organizações
3. Estudos Qualitativos e suas Tecnologias
As disciplinas deste campo do currículo visam colocar em prática estratégias e procedimentos da Administração. Veja alguns exemplos:
• Contabilidade e Análise de Custos
• Metodologia da Pesquisa Científica
• Métodos Quantitativos e Qualitativos
• Modelos Matemáticos e estatísticos
• Pesquisa de Mercado
• Tecnologia e Inovação
• Teoria dos Jogos
As disciplinas deste campo do currículo visam colocar em prática estratégias e procedimentos da Administração. Veja alguns exemplos:
• Contabilidade e Análise de Custos
• Metodologia da Pesquisa Científica
• Métodos Quantitativos e Qualitativos
• Modelos Matemáticos e estatísticos
• Pesquisa de Mercado
• Tecnologia e Inovação
• Teoria dos Jogos
Para simular o dia a dia do administrador nas áreas de atuação na Administração que você pode escolher, e os processos de tomada de decisão , algumas universidades oferecem atividades como Jogos de Empresas. É uma forma de ver na prática o que se estuda na faculdade, desenvolver a capacidade de analisar o ambiente, de trabalhar em equipe e exercitar o poder de decisão.
4. Formação Complementar
Uma parte da carga horária do curso é destinada a disciplinas optativas, que o estudante pode escolher para direcionar sua formação nas áreas de atuação na Administração. O objetivo é enriquecer o perfil profissional com matérias de diferentes áreas, como por exemplo:
Uma parte da carga horária do curso é destinada a disciplinas optativas, que o estudante pode escolher para direcionar sua formação nas áreas de atuação na Administração. O objetivo é enriquecer o perfil profissional com matérias de diferentes áreas, como por exemplo:
• Administração de Cooperativas
• Antropologia Organizacional
• Educação Corporativa
• Empreendedorismo
• Gestão de Comércio Exterior
• Gestão e Sustentabilidade
• Gestão Pública (veja aqui concursos para Administradores)
• Língua Brasileira de Sinais
• Organização de Serviços de Saúde
• Antropologia Organizacional
• Educação Corporativa
• Empreendedorismo
• Gestão de Comércio Exterior
• Gestão e Sustentabilidade
• Gestão Pública (veja aqui concursos para Administradores)
• Língua Brasileira de Sinais
• Organização de Serviços de Saúde
No curso de Administração, o estágio supervisionado é obrigatório. Para se formar, o estudante deve também elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Outras atividades na área de Administração
Uma das principais características de quem na área da Administração é estar atento às mudanças na sociedade. Para isso, muitos cursos oferecem atividades em que o estudante pode ampliar seu repertório de experiências:
• Projetos Sociais: são disciplinas nas quais os estudantes vão até comunidades de baixa renda e instituições sociais para desenvolver projetos em conjunto.
• Disciplinas em Inglês – são cada vez mais oferecidas a fim de preparar o estudante para um mercado cada vez mais internacionalizado.
• Intercâmbio – algumas universidades oferecem oportunidade de fazer intercâmbio em instituições estrangeiras. Embora muitas vezes o custo seja pago pelo estudante, a vantagem é conseguir validar as disciplinas cursadas no exterior.
• Empresas Júnior: como atividade à parte da grade curricular, os estudantes organizam-se em projetos e ações de empresas júnior, que oferecem consultorias para pequenas e médias empresas.
• Atividades Complementares: em muitas instituições o estudante pode participar de pesquisas científicas, cursos de extensão e monitoria. Os próprios alunos lideram atividades de integração, como semana acadêmica, recepção aos calouros, trote solidário, seminários e debates.
Copiado: http://seradministrador.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário